Como funciona a relação entre florais e emagrecimento
Será que os florais ajudam a emagrecer? Saiba tudo sobre o assunto neste artigo
Comer é muito mais do que uma necessidade fisiológica. A alimentação também está associada a registros emocionais e afetivos que, quando olhados, podem trazer uma série de conteúdos que nos permitem entender e sanar questões relacionadas ao processo de emagrecimento. Para isso, os Florais de Bach podem ser grandes aliados.
A seguir, entenderemos mais sobre a relação entre florais e emagrecimento e como usar essa terapia para enfrentar os desafios alimentares.
Comer em excesso pode esconder uma falta
Primeiramente, é preciso entender que, em se tratando de alimentação e emagrecimento, os desafios são muitos, entre eles:
- dificuldade para emagrecer devido a alguma questão de saúde
- compulsão alimentar
- alcance do peso desejado seguido da frustração de não conseguir mantê-lo
- efeito sanfona
- e, principalmente, o fato de que muitos já sabem o que fazer e até possuem acompanhamento médico e nutricional, porém não encontram motivação para colocar as orientações em prática e estabelecer de forma definitiva bons hábitos de saúde.
O estresse, a ansiedade e a baixa autoestima possuem forte influência nessas questões. Entretanto, conforme vamos aprofundando no processo de autoconhecimento, nos deparamos com conteúdos mais profundos.
Todo excesso esconde uma falta, e a alimentação é comumente utilizada como forma de preencher um vazio.
Por exemplo, tentando compensar um sentimento de rejeição, se punindo, refletindo traumas e registros negativos, entre outros. O excesso (comer além do necessário) acaba encobrindo a falta que está reverberando internamente e que não está conscientizada.
Como funciona a relação entre florais e emagrecimento
Como é possível observar, todos esses desafios são sinalizadores que há conteúdos que precisam ser trabalhados além dos sintomas físicos: o corpo, a mente e o emocional fazem parte de um sistema único. E os Florais de Bach podem ser ótimos aliados nesse processo.
Eles atuam no corpo de forma sutil, agindo na causa e não apenas no sintoma, gerando mais equilíbrio emocional, clareza e fortalecimento para que seja possível olhar a fundo essas questões.
São ao todo 38 florais que possuem diferentes tipos de atuação, o que nos permite a criação de um buquê com uma combinação de florais escolhidos de forma individualizada.
É um recurso acessível, de fácil administração (o mais comum é 4 gotas 4 vezes ao dia embaixo da língua). Não possui contraindicação, não provoca interação medicamentosa e pode ser utilizado por crianças e adultos.
O floral não é como um medicamento alopático, que faz efeito no sintoma dentro de algumas horas após a administração. Mas é a constância no uso que reverbera sua atuação no dia a dia, fazendo com que ocorra a mudança de estados mentais negativos para positivos.
5 Florais de Bach para ajudar no emagrecimento
Para que os resultados sejam consistentes, o ideal é que a formulação seja realizada por um terapeuta com formação em florais de Bach e que seja associada a um processo de autoconhecimento, para que os conteúdos aflorados sejam absorvidos e ressignificados de forma gradativa.
Durante a anamnese, o terapeuta floral observará os aspectos atuantes mais profundos no seu processo de emagrecimento. É indicado que a recomendação de florais seja revisada mensalmente para que seja possível ajustar o tipo de floral de acordo com o seu momento atual.
Abaixo, veja cinco exemplos de florais que podem atuar em causas profundas nas dificuldades no processo de emagrecimento:
- Chicory: indicado para os que se sentem carentes, buscam por atenção e se sentem abandonados quando não a têm, tendem a ser possessivos e controladores. Auxilia no desapego, no cuidado genuíno do outro sem esperar algo em troca, na autoconfiança e segurança em si mesmo.
- Star of Bethlehem: indicado para os que possuem traumas e registros negativos adquiridos desde a vida intrauterina e a infância até a idade mais avançada. Traz conforto e acalanto, auxilia na superação dos traumas para que seja possível o resgate do fortalecimento emocional.
- Chestnut bud: indicado para os que vivem repetindo os mesmos erros, já sabem o quê e como fazer, porém, não conseguem colocar em prática. Auxilia no amadurecimento, a enxergar o presente com calma para conseguir absorver os aprendizados e seguir em frente.
- Gentian: indicado para pessoas que desanimam com facilidade diante dos desafios e tendem a olhar para o lado negativo das situações. Auxilia na confiança e na fé para ultrapassar qualquer obstáculo, traz otimismo e perseverança.
- Crab apple: indicado para pessoas que sentem vergonha ou aversão ao próprio corpo, são perfeccionistas, olham para os mínimos detalhes em si mesmas e tendem a ter uma preocupação excessiva com a aparência. Traz aceitação, sensação de purificação e melhora a autoestima.
Os desafios, sintomas e dificuldades não são inimigos, mas sim sinalizadores que surgem para nos mostrar o que precisa ser conscientizado e ressignificado. Busque auxílio para encarar tudo isso com mais leveza e suporte.
Psicanalista, Psicoembrióloga e Nutricionista que escolheu atuar na nutrição do corpo físico, mental e emocional. Atua na assistência a pessoas de todas as idades, desde o ventre até a fase adulta, usando como base a Psicanálise, a Psicoembriologia e o olhar integrativo das terapias energéticas.
Saiba mais sobre mim- Contato: contato@diariosemlactose.com
- Site: http://www.monaterapias.com