O que é Animal de Poder?
Conceito do Xamanismo ensina quais características você precisa trabalhar
Por Personare
Você já ouviu falar em Animal de Poder? Um dos conceitos mais antigos e primordiais do Xamanismo – filosofia de vida que ensina a lidar com situações a partir dos ensinamentos da natureza – ele pode ser um aliado no seu caminho de desenvolvimento pessoal e espiritual.
De acordo com a mestra em Xamanismo norteamericano e ascensa responsável pelo ashram de Gaya e 9º raio, Joanita Molina, o Animal é uma forma energética que representa o que a pessoa precisa trabalhar em um momento específico de sua vida.
O que é Xamanismo?
O Xamanismo é uma filosofia de vida muito antiga, que visa o reencontro do homem com os ensinamentos, fluxos da natureza e seu próprio mundo interior.
Ao observarem os ciclos da natureza e suas manifestações, os antigos xamãs conseguiram perceber sua conexão com o todo e assim se abriram para o aprendizado daquilo que realmente somos.
A ideia de aplicar os conhecimentos do Xamanismo no dia a dia é buscar elevar a consciência e alcançar novamente o equilíbrio na vida.
O que é Animal de Poder?
“O Animal de Poder pode ser compreendido como se fosse um arquétipo, um símbolo de energias que existem e que podemos encontrar e manifestar dentro de nós, uma reunião de forças interiores que trazem ensinamentos para nossa evolução em todos os níveis”, explica Joanita.
Segundo o Xamanismo, cada pessoa tem três totens de poder: Pedra, Planta e Animal. Nesse sentido, cada um representa um dos reinos da natureza e serve para direcionar, clarificar e auxiliar no que a pessoa está vivendo no momento, e/ou para alertar sobre mudanças necessárias que devem ser realizadas.
Qual a importância de descobrir seu Animal de Poder?
A descoberta do Animal de Poder é uma das sete iniciações mais importantes dentro do Xamanismo, pois, segundo Joanita, abre uma conexão profunda da pessoa com os aspectos sobre si mesma, de forma integrada.
“Descobrir seu Animal de Poder ajuda no despertar, no desenvolvimento e no aprofundamento espiritual, além de auxiliar cada um a ter maior consciência de si mesmo e de suas interações. O Animal também melhora o poder pessoal, a autoconfiança e o poder psíquico das pessoas”, pontua Joanita.
Como descobrir seu animal de poder
Para descobrir seu Animal de Poder, é necessário o auxílio de um mestre xamã, porque ele facilita e confirma o encontro da pessoa com esse toten e a guia em toda a jornada de descobrimento.
“A confirmação de seu Animal de Poder é muito importante, pois na maioria das vezes a pessoa deixa o ego interferir na sua escolha, buscando um Animal com o qual tenha maior afinidade, ao invés do verdadeiro para seu momento. Por esse motivo, não é adequado ou aconselhável trabalhar com o Animal de Poder sem ter tido a confirmação e a iniciação desse toten, pois isso pode envolver um processo de ilusão e levar a pessoa a trabalhar com um Animal que, na realidade, não é o dela”, alerta Joanita.
Além disso, a mestra em Xamanismo reforça que não necessariamente o Animal de Poder terá alguma afinidade com a personalidade da pessoa. Segundo ela, este toten traz os ensinamentos que cada um necessita e as qualidades a serem desenvolvidas no momento atual de sua vida.
Joanita Molina lembra que, depois de ser iniciada, a pessoa aprende como utilizar seu Animal, dependendo das características específicas de cada um. “O Animal de Poder pode ser invocado no dia a dia para trabalhar a cura, a proteção e o poder pessoal, além de ajudar a lidar com situações difíceis e fortalecer qualidades em circunstâncias diversas”, ensina a mestra em Xamanismo.
Simbologias dos Animais
Cada Animal tem uma simbologia própria, além de qualidades, mensagens e ensinamentos específicos. Joanita Molina reforça que no conceito do Xamanismo todos os Animais têm igual importância, então não existem totens mais importantes que os outros. Abaixo, a mestra cita alguns exemplos de animais e seus significados.
- Águia – traz ensinamentos sobre iluminação, visão interior e global, elevação do espírito, força, independência e mobilidade.
- Borboleta – simboliza a autotransformação. Ensina a cura através da transmutação e renascimento. Traz a sabedoria da clareza mental, novas etapas, liberdade.
- Aranha – simboliza a teia da vida. Ensina sobre criatividade, manifestação da magia, sabedoria de tecer os próprios sonhos.
- Cachorro – simboliza a lealdade. Ensina sobre a habilidade para amar incondicionalmente, ser leal e estar a serviço.
- Baleia – simboliza os registros profundos da Mãe Terra e o som. Traz os ensinamentos sobre a utilização dos sons e ritmos, além de ensinar sobre a voz interior e o equilíbrio emocional.
- Beija-flor – simboliza alegria e pureza. Ensina sobre a cura, amor, clareza, graça, sorte, suavidade.
- Castor – simboliza a construção. Ensina a trabalhar em cooperação para construir, criar com alegria e satisfação. Também fala de trabalho organizado e direcionado.
- Lobo – simboliza a partilha. Ensina a dividir e partilhar o conhecimento, utilizar a força grupal da família, atuar em unidade.
A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.
Saiba mais sobre mim- Contato: conteudo@personare.com.br
- Site: http://personare.com.br