Marte em Capricórnio: ambição e trabalho
Trânsito de 12/08 a 10/09 combina força e estratégia para alcançar objetivos
Por Vanessa Tuleski
Marte, o planeta da ação e iniciativa, retorna a Capricórnio em 12 de agosto de 2018, transitando neste signo até dia 10 de setembro. Marte tem grande afinidade com Capricórnio, posicionamento que é chamado em Astrologia de “exaltação”, isto é, uma combinação entre planeta e signo que é especialmente produtiva. Entenda a seguir porque Marte e Capricórnio formam uma boa parceria e quais potenciais podem ser aproveitados no período.
Vale ressaltar que este trânsito vai acontecer em duas fases: com Marte retrógrado, até 27/08, e com ele direto.
O potencial de Marte em Capricórnio
Quando Marte está em Capricórnio no céu, temos uma ajuda para que sejamos mais focados em nossas ações. No seu melhor, Marte em Capricórnio é capaz de se planejar, persistir, trabalhar incansavelmente e se aprimorar para alcançar objetivos. Além disso, combina impulso e competitividade (Marte) com avaliação do quadro todo e estratégia (Capricórnio).
Há, assim, um perfil que poderia ser associado a figuras como executivos de alto nível ou atletas de alta performance e profissionalização. Capricórnio é o signo da cabra montanhesa que almeja o topo da montanha, e Marte neste signo foca sua energia para alcançar tal objetivo.
Marte em Capricórnio: Época de trabalho e foco em objetivos
Somos mesmo convidados a produzir mais quando Marte está em Capricórnio no céu – e temos de aproveitar isto. Se, por exemplo, estamos envolvidos com estudos ou trabalhos de pesquisa, teremos mergulhar para dar conta disso. Marte em Aquário (10/09 a 15/11) poderá ter mais momentos de dispersão, com se precisasse alternar produção (Marte) e liberdade (Aquário), enquanto que Marte em Peixes (15/11 até o final de 2018) pode ter fases produtivas combinadas com outras de inércia, com o emocional influindo na ação.
Marte rege, igualmente, como se luta por algo, e em Capricórnio, se briga com mais maturidade ou noção das consequências. Quando este posicionamento assume uma postura, qualquer que seja, é como se dissesse “eu banco”. Os heróis das histórias em quadrinhos ou de filmes de ação, quando pegam pesadas responsabilidades para si, e dão conta delas, estão dentro do arquétipo do que seria esse posicionamento.
E uma outra faceta de Marte em Capricórnio, como já ficou implícito, é a disciplina. Goste ou não goste, “eu tenho que” fazer, concluir, avançar, etc. Assim, o trânsito dele é benéfico para quem precisa dessa qualidade, como atletas ou até mesmo em coisas simples, como melhorar o seu rendimento na sua atividade física.
Marte retrógrado e direto durante trânsito de Marte em Capricórnio
E como fica a distinção entre Marte retrógrado e direto? A retrogradação de Marte, até quase o final de agosto, é mais adequada para trabalhos de bastidores e preparos. Os lançamentos devem ser deixados para Marte direto (a partir de 28/08). , e qualquer lançamento feito com a energia com Marte em Capricórnio (exemplo: a abertura de um negócio) vai indicar muita vontade de se sair bem e atingir objetivos. Haverá disposição em pagar o preço para caminhar rumo ao topo, o que é muito bom. Por isto que não é à toa que o planeta da ação fique tão bem em um signo resistente e disciplinado como Capricórnio, pois é como se fosse o casamento do impulso e da energia com a persistência e resistência do signo da cabra montanhesa.
Fora do âmbito de lançamentos, Marte retrógrado também pode ter problemas maiores com imunidade e energia. Com ele direto, há mais energia física. Isto significa que, durante a retrogradação, é necessário ter mais cautela, pois é mais fácil ter consequências depois de excessos.
Imprevistos e desejo de mudanças
Por fim, há que se considerar que Marte, até o final de setembro, estará formando quadratura com Urano. Isto indica um aumento de imprevistos, pequenos (como uma reunião que demora muito mais do que o esperado) ou grandes, pedindo jogo de cintura, e uma energia mais nervosa e rebelde no ar. A combinação pode estar por detrás de extremos climáticos, além de acontecimentos como terremotos, acidentes (em especial, os aéreos), greves, protestos, etc. O aspecto inspira, também, um forte anseio por mudanças e renovação. Mas, com Marte em Capricórnio, o signo do esforço, vale se perguntar: se quero que as coisas mudem, estou fazendo algum esforço para isto ou querendo que caia do céu? É tempo de mãos à obra.
Vanessa Tuleski dá consultas astrológico-terapêuticas e foi pioneira na Astrologia brasileira ao falar do Céu geral, ao invés do tradicional horóscopo signo a signo. É idealizadora do curso "Alimentação e seu Mapa Astral" no Personare. Participa dos programas semanais de previsões astrológicas no canal do YouTube do Personare.
Saiba mais sobre mim- Contato: vanessatuleski@gmail.com
- Site: http://www.vanessatuleski.com.br