Nós Testamos: Frugivorismo
Pesquisadora conta como se alimenta apenas de frutas e vegetais crus
Por Malu Paes Leme
Tudo começou em maio de 2006, quando assisti ao documentário chamado “A Carne é Fraca”, que mudou a minha vida. Este filme mostra como funciona a indústria da carne, dos matadouros e como é agressiva e desumana a forma como tratam os animais. E mais do que isso, destaca o impacto ambiental que é gerado pelo consumo de carne. As cenas me tocaram muito e serviram de início para minha descoberta como vegetariana. Três meses depois já estava vegana. A partir daí, comecei a buscar mais, fazer cursos de culinária e praticar um estilo de vida realmente saudável. Depois de dois anos e meio, me tornei frugívora.
Chamo o frugivorismo de alimentação inteligente e o considero mais do que uma dieta alimentar, é um estilo de vida que se baseia em consumirmos soomente alimentos naturais que foram biologicamente feitos para nós e ter um dia a dia de muita atividade física, sol, descanso e alegria de viver.
Eu descobri esta alimentação, que denomino alimentação inteligente, através do livro “The 80/10/10 Diet”, no qual o autor Dr. Douglas Graham, também preparador físico de atletas de ponta e frugívoro há mais de 30 anos resolveu compartilhar seu sucesso com seus pupilos e com ele mesmo neste anos todos. Trata-se de uma mudança na alimentação e, principalmente, de estilo de vida. Sua linha é higienista, e mais do que isso, é a linha do ser humano. Como qualquer outro animal, nós fomos desenhados para consumir certos alimentos. Quando respeitamos isso temos sucesso, é simples assim.
Por dentro da alimentação inteligente
Como alimentação considero não apenas o alimento que ingerimos,como também o ar que respiramos, os sons que ouvimos, a energia do meio ambiente que vivemos e muito mais. Tudo isso nos alimenta de alguma forma, e é em todos esses aspectos que temos que nos conectar e procurar a harmonia para uma saúde realmente integral e próspera.
E por que inteligente? Porque coloca nossa cabeça para pensar e nosso corpo para sentir todos os benefícios de respeitarmos a nossa biologia e, com isso, percebermos o mínimo de impacto que teremos no planeta.
Acredito que somos seres frugívoros e vegetarianos, fomos “desenhados” para consumir muitas frutas e alguns vegetais, e poucas nozes e castanhas crus como complemento. Nos alimentando desta forma, iremos nos nutrir, nos hidratar e sentir muito prazer, pois estes alimentos quando maduros, frescos e na época são incrivelmente deliciosos e nos fornecem todos os nutrientes que precisamos.
Benefícios
Um dos benefícios que acho mais incríveis e que pude experimentar mesmo vivendo em uma cidade grande (Rio de Janeiro), foi parar de utilizar qualquer cosmético. Substituí shampoo, condicionador, pasta de dente e desodorante tradicionais por alternativas 100% naturais e feitas em casa, me tornando assim, uma pessoa muito mais ecológica. Por me alimentar de muitas frutas e vegetais crus e me exercitar muito, tenho uma digestão, assimilação e, principalmente, eliminação perfeita. Desta forma, meu corpo entra em um estado de limpeza tão grande que o mau cheiro não acontece e a pele e cabelos ficam lindos e hidratados.
Deixo aqui duas receitas deliciosas com abacate – uma das frutas da época!
Repolho roxo recheado com Guacamole
Ingredientes
- 4 folhas inteiras de repolho roxo
- 1/2 abacate pequeno bem maduro
- 1 tomate grande ou 4 tomates cerejas bem maduros
- 1/2 pepino
- 2 colheres de chá de suco de limão
- 3 filetes de cebolinha
- Algumas folhinhas de salsinha
- 1/2 mamão papaya pequeno bem maduro
Modo de Preparo
Separe 4 folhas de repolho em um prato bem bonito.Em um pote retire a polpa do abacate e amasse com um garfo. Depois junte 1 tomate bem picado, 1/2 pepino bem picado, o sumo de limão e cebolinha e salsinha picados e amasse mais um pouco com um garfo para soltar os sabores.Amasse 1/2 mamão papaya com um garfo, mas deixe alguns pedaçinhos.Recheie as folhas de repolho com o guacamole e depois acrescente por cima o “molho” de mamão.
Creme Corporal Refrescante
Ingredientes
- 1/4 de abacate bem maduro
- 3 gotas de óleo essencial de menta
- 1 colher de chá de água
Modo de preparo
Primeiramente, dissolva o óleo essencial com um pouquinho de água. Em seguida bata no liquidificador ou num mixer com o abacate. Depois é só passar no corpo como um hidratante.
Malu Paes Leme é Analista Corporal, Mentora, formada em Terapia Menstrual e Sexóloga. Realiza atendimentos online e individuais, e oferece mentoria em seus cursos e Jornadas no autoconhecimento do corpo feminino que é cíclico e orgástico, e que empoderam mulheres para viver com mais autoconfiança, autonomia e poder pessoal.
Saiba mais sobre mim- Contato: malupaesleme@gmail.com
- Site: http://www.malupaesleme.com.br