Pesquisar
Loading...

8 áudios para você descobrir o que precisa mudar na vida

Exercícios de visualização ajudam a promover transformações no amor, trabalho e mais

Atualizado em

Está com vontade de transformar sua vida, mas não sabe o que precisa mudar, tampouco por onde deve começar? Para descobrir essa resposta, é preciso olhar para dentro de si e identificar o que mais vem ocupando seus pensamentos e emoções – o que muitas vezes acontece de forma inconsciente, ou seja, sem que perceba.

Sendo assim, proponho que faça o exercício de visualização, que encontra abaixo, no intuito de finalmente descobrir quais mudanças deve colocar em prática na sua vida. Para facilitar, os exercícios estão divididos por tema e podem ser consumidos por meio de áudio ou texto, fica a seu critério.

Importante: para decidir por qual tema deve começar ou em qual(is) deles precisa promover melhorias, tenha em mãos um papel e uma caneta e atribua – em uma escala de 1 a 5 – a importância que o assunto em questão tem para você. Sendo 1 para pouca importância e 5 para muita importância. Sugiro começar o exercício pelos assuntos de maior importância, ou seja, pelos que você atribuiu 5 nesta escala, continuando em ordem decrescente, entendo que:

  • Importância 5 ou 4 – reflete assuntos que estão ocupando sua mente e seu coração com mais intensidade e que demandam uma solução criativa mais urgente. Um bom exemplo é alguém que está desenvolvendo um projeto de mestrado ou outro qualquer na área profissional e não consegue direcionar com clareza o caminho a tomar. Ou alguém que gostaria de encontrar mais prazer no sexo e não entende bem porque anda desinteressado. Pensar numa questão com insistência, chegando a gerar uma certa angústia que interfere em outros setores da vida, demonstra urgência na solução.
  • Importância 3 – mostra que a urgência não é tão grande, mas que não deve ser negligenciada. Por exemplo, você pode estar num trabalho que lhe garante o sustento, mas não se sente realizado. Ou pode praticar uma religião sem ter convicção de que ela lhe dá as respostas de que precisa. Embora esteja confortável com o que tem, também pode querer encontrar mais motivação dentro do tema.
  • Importância 2 ou 1 – fala de assuntos que estão tranquilos em sua vida, mas que podem ter uma pitada de criatividade. Por exemplo, seu relacionamento afetivo vai indo muito bem, mas você gostaria de mais movimento. Ou você sabe que é generoso no dia a dia, mas talvez queira se engajar num projeto humanitário mais abrangente.

Agora que já sabe por qual tema vai começar, o ideal é sentar-se confortavelmente, fechar os olhos (caso opte por fazer o exercício por meio de áudios) e apenas deixar fluir as respostas dentro de si. Não tente controlar ou direcionar sua mente, permita simplesmente que sua emoção fale com você através das imagens e sentimentos que surgirão.

O ideal é fazer um exercício a cada 3 ou 4 dias, ou mesmo um a cada semana, para que as informações possam reverberar dentro de você. Não é produtivo querer fazer mais de um exercício por dia, por exemplo.

Após esse exercício de visualização, procure entender o que é preciso fazer para transformar sua vida. Está pronto? Então, comece a ouvir as gravações por ordem de importância sobre os vários setores da sua vida.

Quer conhecer todas as previsões e tendências para a sua vida em 2022? É só fazer o seu Mapa do Ano 2022 aqui ou conhecer as Previsões para os Signos em 2022 aqui.

Para quem deseja mudanças na carreira

Respire profundamente por 3 vezes, esvazie sua mente e relaxe a musculatura em torno dos olhos. Visualize seu ambiente de trabalho. Veja o lugar em que você desenvolve suas atividades. Veja as pessoas a sua volta, seus colegas e superiores. Você está satisfeito com o seu desempenho?

Você se considera um profissional dedicado? Gosta do que faz? Você se sente reconhecido? Que cargo gostaria de ocupar? Você vem trabalhando para alcançar seus objetivos? O que o impede de estar onde gostaria? Você está infeliz desempenhando suas funções? Gostaria de recomeçar sua vida profissional em outra área de atuação?

Sinta profundamente e honestamente se essa área de sua vida está abalada, se está equilibrada e o quanto ela precisa de transformação.

Para quem está sem emprego ou buscando mais prosperidade material

Respire profundamente por 3 vezes, esvazie sua mente e relaxe a musculatura em torno dos olhos. Visualize seu início de dia. Como você acorda: tranquilo e sereno, ou agitado e ansioso? Você se enche de energia focando na solução de sua vida material ou fica se martirizando, apenas focando no fato de estar desempregado, imaginando os problemas que pode vir a enfrentar? A solução precisa ser imediata?

Você tem algum tempo para organizar sua vida e recomeçar? Você se sente vítima da vida, do sistema? O que é preciso acontecer, que parta de você mesmo, para sair dessa situação? De alguma forma você acredita que as pessoas têm obrigação de ajudá-lo? O que impede você de acreditar que pode recomeçar? Você acha que só sabe fazer uma única coisa?

Sinta profundamente e honestamente se essa área de sua vida está abalada, se está equilibrada e o quanto ela precisa de transformação.

Para quem vive buscando a aprovação dos outros

Respire profundamente por 3 vezes, esvazie sua mente e relaxe a musculatura em torno dos olhos. Visualize suas ações, a forma como você transita pela vida. Você se sente seguro e tranquilo diante de você mesmo e das pessoas? Ou acredita que nunca é bom o bastante?

Desconfia do afeto que sentem por você? Estabelece relações de troca saudáveis, que o deixam seguro? Sabe que faz seu melhor e tem consciência de que não é possível agradar a todos, ou se esforça para ser agradável, para ser aceito?

Agora imagine-se diante de um espelho, vendo sua imagem refletida. Você se sente seguro com seu corpo? Entende que seu corpo é um invólucro de seu ser essencial? Você vive para atender aos padrões de perfeição como forma de ser aceito? Você cuida de sua saúde física? Está sempre com medo de adoecer? Encontra numa doença uma forma de garantir atenção?

Sinta profundamente e honestamente se essa área de sua vida está abalada, se está equilibrada e o quanto ela precisa de transformação.

Para quem precisa descobrir os próprios talentos

Respire profundamente por 3 vezes, esvazie sua mente e relaxe a musculatura em torno dos olhos. Visualize seus dias, o que faz com o tempo que tem? Você se sente produtivo? Você sente alguma angústia em relação a qual caminho deve seguir para dar andamento em sua vida? Você percebe que tem múltiplos talentos e não sabe qual deles é melhor desenvolver?

Você perde horas de sua vida imaginando como ela seria se você seguisse outra profissão? Você sente que usa suas dúvidas como desculpa para não se colocar em movimento? Sofrer por não saber o que deseja da vida pode ser uma punição para sua inércia? O que aconteceria se você decidisse ir por um caminho e se dedicasse a ele?

Sinta profundamente e honestamente se essa área de sua vida está abalada, se está equilibrada e o quanto ela precisa de transformação.

Para quem gostaria ou precisa desenvolver projetos intelectuais

Respire profundamente por 3 vezes, esvazie sua mente e relaxe a musculatura em torno dos olhos. Visualize seus dias, a forma como distribui seu tempo pelas diversas tarefas cotidianas. Leve o tempo que precisar. Como você administra seu tempo? Você inventa afazeres para deixar seus projetos para depois? Quanto tempo faz que não escreve nada a respeito do que gostaria de realizar?

A gaveta está lotada de trabalhos começados e não terminados? O que de fato lhe impede de realizar seus projetos? Não acredita que seus projetos possam sair do papel, ganhar vida e lhe emprestar uma grande satisfação por um bom tempo? Já pensou na possibilidade de se isolar por um tempo e finalizar seus trabalhos? Isso é possível? Não dar andamento em seu projeto lhe dá a sensação de que falta algo em sua vida? Interfere em outras esferas da sua vida?

Sinta profundamente e honestamente se essa área de sua vida está abalada, se está equilibrada e o quanto ela precisa de transformação.

Para quem gostaria ou precisa se envolver em projetos humanitários

Respire profundamente por 3 vezes, esvazie sua mente e relaxe a musculatura em torno dos olhos. Pense como você se sente em relação às pessoas necessitadas. Sente compaixão pelos que precisam de atenção, crianças órfãs ou idosos abandonados por suas famílias?

Sente um chamado interno, um apelo do seu coração, para ajudar de alguma forma quem precisa de ajuda? Você gostaria de ser útil às vítimas de catástrofes naturais, de guerras? Visualize essas pessoas. Você se sente angustiado, cheio de compaixão? Sente que poderia fazer a diferença? Qual diferença gostaria de fazer nessas situações? O que você tem feito de verdade para ajudar? O que lhe impede de dar o primeiro passo?

Sinta profundamente e honestamente se essa área de sua vida está abalada, se está equilibrada e o quanto ela precisa de transformação.

Para quem precisa melhorar a sexualidade

Respire profundamente por 3 vezes, esvazie sua mente e relaxe a musculatura em torno dos olhos. Visualize-se numa situação de intimidade com alguém. Você se sente à vontade? Sente-se tenso? Você se preocupa com seu desempenho ou se sente seguro?

Sexo é algo natural em sua vida? Existe timidez em excesso? Preconceitos que você gostaria de eliminar? Você se importa com a satisfação da pessoa parceira? Você foca apenas em sua satisfação ou na satisfação do outro? Sente-se feliz e relaxado com sua vida sexual, ou ansioso e inquieto?

Sinta profundamente e honestamente se essa área de sua vida está abalada, se está equilibrada e o quanto ela precisa de transformação.

Para quem precisa trabalhar a própria espiritualidade ou a intolerância religiosa

Respire profundamente por 3 vezes, esvazie sua mente e relaxe a musculatura em torno dos olhos. Imagine-se num campo de flores. Perceba seu bem-estar, respirando livremente, sentindo a brisa da relva tocando em seu rosto. Você está em paz com suas crenças religiosas ou questiona esses valores e tem dúvidas a respeito do que ouve ou segue como religião?

Você costuma ser crítico em excesso com crenças que não são as suas? Sente-se incomodado com as crenças alheias? Em que exatamente outras religiões atrapalham sua vida? É importante que todos pensem como você? É importante para você que os outros respeitem suas crenças?

Sinta profundamente e honestamente se essa área de sua vida está abalada, se está equilibrada e o quanto ela precisa de transformação.

Celia Lima

Celia Lima

Psicoterapeuta holística com abordagem junguiana há mais de 30 anos e pós graduanda em Psicologia da Saúde e Hospitalar pela PUC-PR. Utiliza os florais, entre outras ferramentas como método de apoio ao processo terapêutico, como vivências xamânicas, buscando um pilar metafísico para uma compreensão mais ampla da vida, da saúde física e emocional.

Saiba mais sobre mim