Pesquisar
Loading...

Alimentação para energia feminina: como ter mais saúde e acolhimento

Saiba como adotar uma alimentação para energia feminina que ajude você a ter mais qualidade de vida e se sentir bem

Atualizado em

É possível ter uma alimentação para energia feminina? O que tem a ver a energia feminina e a alimentação? Tudo a ver! Ter esse conhecimento pode ajudar a ter mais saúde e amor com você mesma!  

A energia feminina independe do gênero, sabia? Segundo o Taoísmo, é a energia Yin, que traz qualidades de aceitação (minha e do outro), flexibilidade, acolhimento, paciência, intuição e introspecção…  

O feminino também é simbolizado pelo frio, pela noite, pela lua e pela água, trazendo as características da delicadeza e sutileza.  

Mas, sim, apesar da independência do gênero, arquetipicamente, a energia yin está ligada às mulheres.

Outro símbolo forte do lado feminino e da energia yin é a mãe. A gestação é um processo de geração e fusão completa com outro ser, a energia do cuidado.  

Quantas vezes cuidamos de um monte de coisas? Trabalho, filhos, pets, casa, e não cuidamos da nossa própria saúde, que é o maior patrimônio que temos? Afinal de contas, precisamos ter saúde para dar conta de tudo isso!  

Como atendo muitas mulheres, vejo que muitas vezes acabam comendo lanches, resto do prato dos filhos, “qualquer coisa”, porque estão exaustas! A ideia aqui é saber acolher para não chegar nessa exaustão e possa também se recuperar através da alimentação!  

Leia mais:

Como ter uma Alimentação para energia feminina

Alimentos frescos trazem vigor à saúde!

  • Uma salada linda no horário do almoço é necessária. Se a preguiça estiver grande, compre saladas prontas já lavadas.
  • Coloque folhas diversas, acrescente tomate, cenoura ralada, beterraba ralada, palmito (e o que mais gostar!).
  • Além disso, pode colocar frutas picadas (maçã, manga, uvas, pera são boas ideias) e também faça um molho bem gostoso.

Duas porções de fruta ao dia!

  • O doce natural da fruta ajuda a diminuir a vontade de doces em geral e também a melhorar o fluxo de energia do corpo! É ótimo começar o dia ingerindo uma fruta, já é um “bom dia” para o corpo!  
  • Também fica uma delícia se você precisar de um lanchinho antes de dormir. Experimente banana grelhada no óleo de coco (pitada de canela) ou colocar um pouquinho de cacau, mel e fazer uma calda ou frutas cozidas com canela e cravo. Tente com banana, abacaxi, maçã e pera.
  • Frutas vermelhas e roxas “importadas”, como cerejas, mirtilos, morangos e uvas, e as nacionais, acerola, melancia e goiaba vermelha, são maravilhosas para a saúde feminina.

Chocolate também ajuda

  • Um bom chocolate (veja aqui como escolher) e a porção certa (de até 30 gramas, o equivalente a 1 bombom grande ou 3 a 4 quadradinhos) aumentam a serotonina, que é nosso hormônio do bem-estar.
  • Então, sabia que um bom horário para consumir é após o jantar, que o fígado ajuda nessa digestão e está ativo nesse momento? Aproveita!

Alimentação e cuidados na TPM

Transforma a Tensão Pré-Menstrual em Tempo Para Mim!

Se estiver com cólicas, dores, enxaquecas e vontade aumentada para comer, abra espaço para ouvir o próprio corpo e ficar mais quietinhas.

Então, faça um bom escalda-pés, um chá quentinho (experimente fazer chá de hibisco com canela e gengibre e acrescentar um pouco de suco de uva integral), leia um livro ou até mesmo respire profundamente!  

Mas se na TPM a raiva e a irritação estiverem fortes, aproveite essa energia e descarregue de maneira positiva: faça atividade física, dance, saia para caminhar e eu adoro fazer faxina e organização!  

Agora, saiba que o seu corpo sempre pede por alimentos e estímulos saudáveis! Os desejos que podem vir de “comer tranqueiras” não são do corpo, mas da mente!

Por isso, na TPM, encontre algo positivo que possa fazer por você, ao invés de ceder a um desejo que realmente possa trazer malefícios e prejudicar o seu corpo, que, afinal de contas, é o seu melhor amigo,

Amanda Regina

Amanda Regina

Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!

Saiba mais sobre mim