Pesquisar
Loading...

Alimente o coração do seu pai

Aprenda uma receita de nhoque de aipim para preparar neste domingo

Atualizado em

Meu pai cozinhava sempre ouvindo música. Em suas mãos saleiro, pimenteiro, pote de arroz… tudo virava chocalho.

Cozinhar tem um ritmo. A água começa a borbulhar, o caldo tem que mexer. Se não diminuir vai transbordar, mexe ali que começou a cheirar. Apaga aqui que vai derreter. Joga mais um pouco disso, prova, escorre, gira, gira. Dá uma resfriada. Só mais um pouquinho de sal. Cadê a pimenta? Passa a escumadeira, só mais um pouco, pega o açafrão, precisa de água. Ferveu!

E ele dançava em meio a talheres, panelas, temperos, ingredientes, água e fogo. Em seu caldeirão uma alquimia de cores e sabores. O cheiro aos poucos tomava conta da casa e como um chamado, atraía todos até a cozinha.

Neto de italianos, sua especialidade era massa. Fazia um Spaghetti ao Vongole de comer rezando. A Itália está no meu sangue e, como não como mais glúten, foi preciso muita criatividade para descobrir novas receitas buscando os sabores das comidas de infância.. Em homenagem ao meu pai fiz outro dia, junto com um amigo, um nhoque 100% natural, feito de aipim. Experimente preparar para o seu pai neste domingo!

Nhoque de aipim com molho de abóbora e manjericão

(rende quatro porções) Ingredientes:

  1. 1 kg aipim
  2. 1 cabeça de alho inteira
  3. 1 maço de manjericão
  4. 1 abóbora inteira aikido ou baiana
  5. 1 xícara de polvilho azedo
  6. 2 colheres de azeite virgem
  7. 1 colher de sal marinho

Modo de fazer:

  1. Cozinhe o aipim descascado em dois litros de água. Escorra o aipim, mas guarde a água.
  2. Faça um purê, pode ser no espremedor de batatas, amassando com garfo, passando no moedor de carne manual ou no processador.
  3. Acrescente aos poucos a essa massa a água em que você cozinhou o aipim. Vá molhando aos poucos e amassando até que a massa ganhe forma para ser enrolada em cordões. Passe azeite nas mãos e enrole manualmente.
  4. Corte em cubos e faça bolinhas (se preferir, passe no polvilho, dá mais consistência, mas pode ser feita sem passar no polvilho) Coloque num escorredor de macarrão ou peneira grande.
  5. Mergulhe a peneira ou escorredor com as bolinhas em água fervente. Disponha em pirex de vidro e reserve.

Molho:

Cozinhe a abóbora descascada e cortada em cubos em um litro de água filtrada, até virar um creme (a abóbora também pode ser cozida no forno ou vapor e depois misturada com um pouco de água quente para fazer o creme.Coloque o manjericão, o alho espremido, sal marinho. Mexa bem.

Após o cozimento passe o creme pela peneira ou em saquinho de filó.

No final, salpique manjericão cru sobre o creme coado. Cubra os nhoques com o creme.

Ofereça a seu pai e bom apetite!

Julia Comodo

Julia Comodo

Jornalista, pesquisadora alimentar, acredita que a alimentação natural é uma escolha que pode transformar a vida das pessoas. Mantém o blog http://diariodeumanatureba.blogspot.com/

Saiba mais sobre mim