Alimentos para imunidade em tempos de coronavírus
Sua saúde está diretamente ligada ao que você come, conheça alimentos para imunidade que ajudam na defesa do corpo
Por Amanda Regina
É fundamental saber escolher o que colocar no prato, pois a alimentação e imunidade estão diretamente ligados. O que você come é um dos pilares da sua imunidade.
Outros fatores também muito importantes para cuidar do seus sistema imunológico, como dormir bem, manter as emoções equilibradas, praticar atividade física (mesmo em casa!) e controlar o estresse!
A sua saúde está muito relacionada com aquilo que você ingere. Exemplo: no preparo de um bolo, você deve ter os ingredientes certos e de boa qualidade. Para a manutenção da saúde das suas células é o mesmo processo: depende de como você escolhe os alimentos para ter esses bons nutrientes.
Ou seja, o que você come deve ser rico em vitaminas, minerais e outras substâncias que são fundamentais para o sistema imunológico!
Cores para aumentar a imunidade
Em primeiro lugar, é muito importante manter uma alimentação colorida e fresca! Depois, tenha cuidado com o excesso de alimentos congelados, industrializados, fast food, carboidratos vazios.
Essa praticidade está custando a nossa saúde!
Consumir alimentos frescos é primordial para que tenhamos frescor e vitalidade! Um conceito importante é a recomendação diária de frutas e vegetais (pelo menos duas frutas diferentes ao dia e duas porções generosas de hortaliças).
Consumir frutas doces ajuda a diminuir a vontade de comer doces com açúcar refinado. Além disso, ajuda muito a saúde do fígado, trazendo mais vitalidade e auxilia a lidar melhor com as emoções como raiva.
Mas não pode exagerar, pois o excesso de frutose (o açúcar natural das frutas) também pode ser prejudicial à saúde!
Quanto mais colorido, melhor! Aqui vão vários grupos de pigmentos pra ajudar você:
Alimentos para imunidade: roxos
Uva, figo, berinjela, cereja.
Alimentos para imunidade: vermelhos
Tomate, melancia, pimentão, goiaba.
Alimentos para imunidade: laranjas e amarelos
Abóbora, pimentão, cenoura, caqui.
Alimentos para imunidade: verde claros
Alface, chuchu, abobrinha
Alimentos para imunidade: verde escuros
brócolis, escarola, couve.
Importante: se o seu prato tem somente tons de amarelo e branco é porque está com excesso de carboidratos!
Alimentos apícolas, como geleia real, mel, pólen, própolis, também contribuem e muito na vitalidade. Faça antes um teste para saber se é alérgico ou não. Para isso consuma uma pequena quantidade e perceba se você sente alguma reação.
A geleia real – que é o alimento da abelha rainha – é um alimento extremamente poderoso, pois atua até na epigenética, ou seja, é capaz de modificar os nossos genes! Sempre utilize esses produtos pela manhã em jejum ou antes de dormir, que os resultados são ainda melhores!
Alimentos para imunidade: conheça os nutrientes que ajudam a blindar o corpo
Vitamina C: aumenta a produção das células de defesa, fortalecendo a resistência. Coma frutas cítricas (laranjas, tangerina, mexerica, limão), acerola, kiwi, tomate, goiaba e também a couve.
Vitamina E: atua em conjunto com a vitamina A e o selênio, agindo como poderoso antioxidante. Coma abacate, folhas verde-escuras, castanha do pará e azeite.
Vitamina A: tem ação anti-inflamatória. Está presente na cenoura, abóbora, espinafre, mamão, caqui, gema de ovo.
Selênio: tem ação anti-inflamatória, antioxidante e imunoestimulante. Você encontra nos frutos do mar, castanha do pará, cereais integrais, ovos.
Zinco: atua na reparação dos tecidos e no sistema imunológico. Tem nos frutos do mar, carne vermelha, leguminosas, semente de girassol, gema de ovo e aveia.
Ácido fólico: atua na formação dos glóbulos brancos. Consuma vegetais verde escuros, como feijões e cogumelos.
Açúcar é ruim para imunidade
Lembrando que uma dieta rica em açúcares interfere na capacidade do organismo de destruir bactérias maléficas:
- o consumo de álcool diminui a eficácia do sistema imunológico,
- magreza (baixo peso) e obesidade (excesso de peso) estão associadas a um sistema imunológico debilitado.
- obesidade aumenta o risco de infecções.
- Dietas restritas em calorias enfraquecem nossas defesas.
- o estresse debilita o organismo!
Receita de chá para gripe
Ferver um copo de água com fatias de gengibre e 1 dente de alho inteiro (descascado, sem picar). O gengibre é um poderoso anti-inflamatório e auxilia o sistema imunológico!
Na xícara coloque ½ laranja espremida, ½ limão espremido, uma colher de sobremesa de mel, acrescentar o fervido.
Esse chá não substitui orientações médicas!
Nutricionista Funcional, Personal Diet e ampliada pela Antroposofia. Gosta muito de cozinhar! Atua em consultório e palestras, cuidando principalmente de saúde da mulher; emagrecimento trabalhando comportamentos alimentares, transição para o vegetarianismo ou veganismo, e ajudando a estabelecer uma relação saudável e prazerosa com a comida!
Saiba mais sobre mim- Contato: amandareginanutri@gmail.com