Exercícios com as cores dos chackras para melhorar as emoções
Aprenda exercícios de visualização com a cor de cada centro de energia
Por Solange Lima
Chakras são centros energéticos localizados na coluna vertebral. Sua função é canalizar energias vitais e equilibrar os corpos físico, mental e espiritual de cada pessoa. As cores dos chakras principais estão relacionadas as sete cores utilizadas na cromoterapia.
A cor relacionada a cada um dos chakras é a que domina, porém, qualquer chakra pode absorver qualquer cor, dependendo do estado emocional ou sua necessidade específica naquele momento.
Entenda qual é a cor de cada chakra e como usá-las para melhorar suas emoções:
Exercícios utilizando as cores dos chakras
Vermelho é a cor do Chakra básico
- Onde fica o chakra básico: no final da coluna vertebral.
- Glândula do chakra básico: é a suprarenal, que rege a própria coluna vertebral e os rins.
- Como usar a cor do chakra básico: sua cor é a vermelha, intensa e estimulante, que nos ajuda a ter mais motivação e combater o desânimo. O vermelho traz vitalidade, energia e coragem (saiba mais sobre como usar o vermelho aqui).
- Chakra básico em desequilíbrio: medos, inseguranças e falta de energia surgem.
- Exercício para equilibrar o chakra básico: Feche os olhos, faça algumas respirações e imagine a cor vermelha no final da coluna vertebral e repita: LAM, LAM, LAM. O objetivo é que energias como medo, insegurança e instabilidades emocionais sejam dissolvidas.
Laranja é a cor do Chakra umbilical
- Onde fica o chakra umbilical: na pélvis.
- Glândulas do chakra umbilical: as gônadas, glândulas reprodutoras. É responsável pelo sistema reprodutor.
- Como usar a cor do chakra umbilical: sua cor é a laranja que energiza, restaura e regenera. É a cor da coragem, da força e determinação (confira outras características da cor laranja neste artigo).
- Chakra umbilical em desequilíbrio: gera dificuldades sexuais, confusões enfrentar desafios e na vontade de viver em diferentes áreas da vida.
- Exercício para equilibrar o chakra umbilical: Feche seus olhos, faça algumas respirações e imagine a cor laranja na região e repita: VAM, VAM, VAM. Imagine seus órgãos reprodutores energizados com essa cor, limpando todas as emoções que possam estar refletindo sensações de raiva, irritabilidade e insegurança.
Amarelo é a cor do Chakra Plexo Solar
- Onde fica o chakra plexo solar: na região do pâncreas.
- Glândulas do chakra plexo solar: o pâncreas, que é uma glândula tem a função tanto exócrina como endócrina. A maior parte da glândula secreta o suco pancreático, cujas enzimas ajudam na digestão das proteínas, carboidratos e gorduras.
- Como usar a cor do chakra plexo solar: Sua cor é a amarela, que atua na mente, ajuda no raciocínio e na criatividade (entenda outros benefícios do amarelo para a sua vida).
- Chakra plexo solar em desequilíbrio: gera medos em geral, dificuldade de expressar a autoconfiança e a criatividade. O indivíduo também pode apresentar uma certa incapacidade para estabelecer uma sintonia com as pessoas, carência e baixa autoestima.
- Exercício para equilibrar o chakra plexo solar: Feche seus olhos, faça algumas respirações e imagine a cor amarela na região e repita: RAM, RAM, RAM. Imagine seu pâncreas, estômago, fígado, vesícula biliar, todos os órgãos dos aparelho digestivo e seu sistema nervoso energizados pela cor amarela, limpando todos os atritos e conflitos de relacionamentos, angústias, ansiedades, controle e dominação.
Verde é a cor do Chakra cardíaco
- Onde fica o chakra cardíaco: na região do coração.
- Glândulas do chakra cardíaco: está ligado a glândula Timo, responsável pelo sistema imunológico.
- Como usar a cor do chakra cardíaco: A cor verde que equilibra, tranquiliza e acalma esse chakra. O verde é cor da cura das emoções e tem a capacidade de melhorar qualquer condição física negativa (aprenda tudo sobre o verde aqui).
- Chakra cardíaco em desequilíbrio: Quando em desequilíbrio, apresenta traumas ligados a relacionamentos afetivos, que prejudica a autoestima. Sensações como angústias e problemas de relacionamento podem ocorrer.
- Exercício para equilibrar o chakra cardíaco: Feche seus olhos, faça algumas respirações e imagine a cor verde na região e repita: YAM, YAM, YAM. Imagine seu sistema circulatório, seu coração, sangue, sistema imunológico energizados pela cor verde, limpando todos os sofrimentos, tristezas, traumas e angústias.
Azul é a cor do Chakra Laríngeo
- Onde fica o chakra laríngeo: na região da garganta.
- Glândulas do chakra laríngeo: se comunica com a glândula tireóide, que está relacionado à nossa capacidade de comunicação e expressão.
- Como usar a cor do chakra laríngeo: A cor azul traz paciência e serenidade, ajuda a tranquilizar o corpo e a mente. Ela é indicada para casos de insônia e estresse (confira neste artigo dicas de como usar azul).
- Chakralaríngeo em desequilíbrio: gera insegurança, indecisões, dúvidas e desânimo.
- Exercício para equilibrar o chakra laríngeo: Feche seus olhos, faça algumas respirações e imagine a cor azul na região e repita: HAM, HAM, HAM. Imagine os pulmões, brônquios, garganta, tireóide energizados na cor azul, limpando todos as inseguranças,dúvidas, a timidez e o desânimo.
Índigo é a cor do Chakra Frontal
- Onde fica o chakra frontal: na testa, entre os olhos.
- Glândulas do chakra frontal: governa a glândula pituitária que está localizada no centro do cérebro entre os dois hemisférios. É responsável por regular as atividades intelectuais, como também é o ponto de abertura da visão interior, da intuição.
- Como usar a cor do chakra frontal: O índigo ajuda a equilibrar as energias e trabalha a intuição, além de contribuir para a limpeza e purificação de ambientes (entenda mais sobre a cor índigo aqui).
- Chakra frontal em desequilíbrio: provoca desinteresse pelo presente e medo do futuro. É comum que surjam ideias e conceitos confusos (geralmente negativos), que podem criar obsessão mental, perturbação psíquica, problemas de memória, e alucinações.
- Exercício para equilibrar o chakra frontal: Feche seus olhos, faça algumas respirações e imagine a cor azul índigo na região e repita: OM, OM, OM. Imagine seus ouvidos, nariz, maxilar, cérebro energizados por essa cor, que limpa todos os preconceitos, críticas, julgamentos, obsessões e perturbações.
Violeta é a cor do Chakra coronário
- Onde fica o chakra coronário: no topo da cabeça.
- Glândulas do chakra coronário: é relacionado com a glândula pineal.
- Como usar a cor do chakra coronário: A cor é a violeta, muito espiritual e mística, que ajuda nos desequilíbrios emocionais e na falta de fé.
- Chakra coronário em desequilíbrio: a pessoa fica fora de sintonia com a espiritualidade, que pode gerar uma depressão por falta de propósito e significado na vida (saiba como se beneficiar da cor violeta neste artigo).
- Exercício para equilibrar o chakra coronário: Feche seus olhos, faça algumas respirações e imagine a cor violeta na região e repita: AUM, AUM, AUM. Imagine seu sistema imunológico (baço), olhos, ouvidos e sistema endócrino energizados por essa cor, que limpa todos os apegos, possessividade e aprisionamentos físicos, mentais e emocionais.
Atenção aos chakras!
Se você se identificou com alguma questão relacionada aos desequilíbrio dos chakras, não deixe de buscar ajuda profissional.
Trabalhar com a energização dos chakras te auxiliará a trazer o equilíbrio, se conectar com você e entender seus processos. Não é fácil resolver todas essas questões sem ajuda, muitas vezes um terapeuta pode fazer bastante diferença nessa busca.
Terapeuta integrativa e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia e Reiki. Realiza atendimentos online.
Saiba mais sobre mim- Contato: atendimento.sol08@gmail.com