Logo Personare vertical

Ano Novo Astrológico✨

Pesquisar
Entrar

11 exercícios físicos para fazer em casa

Fortaleça lombar, bíceps, abdômen e mais

Compartilhe

Atualizado em

Todos sabem da importância da prática de atividades físicas, mas nem sempre há tempo e ânimo para ir a uma academia ou parque. Então, por que não treinar em casa?

O treino em casa é pratico, facilita na programação das suas atividades diárias, possibilita a proximidade com a família e não há desculpa para não praticar. Você não precisa de máquinas enormes nem de muitos pesos para entrar em forma – ainda mais hoje em dia, com a moda dos treinos de calistenia, em que você usa o peso do seu próprio corpo para fazer exercícios.

Liberdade para se vestir e escolher o melhor horário

Praticar a sua atividade física em casa tem seus benefícios:

  • Conforto – Você está na sua casa, pode ficar bem à vontade, sem camiseta e/ou descalço, pode tomar água gelada da geladeira e não precisa se preocupar se a barriga está aparecendo ou se estão olhando para você.
  • Flexibilidade de horários – Se você não conseguir treinar de manhã porque acordou atrasado, ok: treine à noite. Você também pode se exercitar no fim de semana, já que a sua casa não tem hora para fechar.
  • Não há desculpas – Se você não estiver doente ou cuidando de alguém que esteja, não tem desculpa para não treinar. Não há chuva, frio e muito menos trânsito. Até se você estiver lotado de trabalho por fazer, o treino pode esperar por meia hora.

Praticar em casa requer preparo físico e cuidados com o espaço

Quando o ambiente não é exatamente o espaço para treinar, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Ambiente – você pode treinar até na sala da sua casa, mas é fundamental ter cuidado com os móveis e objetos em volta. Repare se o piso ou tapete é muito escorregadio e, claro, tenha atenção às crianças e aos animais (como os cães e gatos), que podem andar próximos a você e acabar provocando um acidente.
  • Exercícios – em casa dificilmente haverá um preparador físico, a não ser que você seja um personal trainer. Tenha atenção à execução dos movimentos e ao grau de dificuldade do exercício. Nem sempre o que você vê os outros fazendo será o ideal para você. Para periodização dos exercícios, você pode usar o Hora do Treino Online.

Exercícios também ensinam a usar aparelhos de ginástica

Alguns exercícios podem ser feitos em casa, respeitando os níveis básico e avançado. Busque fazer de 2 a 4 séries de cada exercício (sendo 2 para iniciantes e 4 para avançados). O número de repetições vai variar de acordo com o objetivo, lembrando que 15 repetições ou mais são para treinos de resistência, e 6 a 12 repetições caracterizam treinos de força e hipertrofia. Caso consiga fazer mais de 12 repetições, é sinal de que o exercício já está fácil, portanto deve ser dificultado.

Em alguns, eu usei elástico, bola e colchonete, pois são aparelhos que muitas pessoas possuem em casa e não sabem como usar corretamente. Saiba quais são eles e aprenda como fazer.

Flexão de braço com joelho (flexão normal)

Mantenha o abdômen contraído, a coluna reta e as mãos na linha do peitoral. Desça a até dois dedos de distância do chão e retorne, sem mover o quadril. Durante o movimento, os cotovelos devem estar abertos.

Flexão de braço com joelho

Variação mais fácil da flexão convencional. Apoie os joelhos em um tapete, toalha ou colchonete. O tronco deve estar inclinado, porém a coluna permanece reta.

Crucifixo com elástico

Prenda o elástico em uma grade ou corrimão. Deixe-o na linha do peitoral. Dê alguns passos para frente até sentir a resistência. Com o cotovelo levemente flexionado, abra os braços até a linha do ombro e feche novamente.

Agachamento unilateral

Esse é um bom exercício para quem quer começar a forçar a perna. É uma versão adaptada do Pistol Squat, um exercício para quem já está em um nível mais avançado nas atividades físicas. Mantenha a coluna reta, o abdômen contraído, os braços estendidos para frente e as pernas alinhadas ao quadril. Levante uma perna e desça devagar, até sentar no banco ou cadeira. Junte os dois pés no chão, alinhados ao quadril, e levante-se. Repita, alternando as pernas.

Agachamento profundo com elástico

Se o exercício anterior for muito difícil, você pode fazer o agachamento normal com uma leve carga. Segure o elástico na linha do seu ombro e deixe a coluna reta, o abdômen contraído e as pernas na linha do quadril. Desça devagar, levando o quadril para trás. Lembrando que o braço deve ser mantido no alto e os joelhos, sempre na direção da ponta do pé.

Remada

Esse é um ótimo exercício para as costas. Você pode usar uma grade, corrimão ou uma coluna. A mão deve ficar na linha do peitoral, a coluna, reta, e o abdômen, contraído. Desça devagar até a extensão máxima do cotovelo e puxe com o braço junto ao tronco. Faça com um braço de cada vez. Para dificultar, é preciso colocar os pés o mais perto possível da grade.

Puxada alta com elástico

Outro exercício para as costas: prenda o elástico um pouco acima da sua cabeça e dê alguns passos para trás. Com as pernas afastadas, dobre um pouco os joelhos. Incline o tronco para frente, com abdômen contraído e coluna reta. Puxe o elástico com o cotovelo levemente flexionado e passando bem rente ao tronco, até o quadril. Para dificultar, você pode fazer com um braço por vez, segurando as duas alças com uma só mão.

Flexão de joelho com Fitball

Esse exercício trabalha a parte posterior das coxas, a lombar e o abdômen. Apoie os pés na bola, tire o quadril do colchonete, contraia o abdômen e mantenha os braços ao lado do quadril para um melhor equilíbrio. Puxe a bola, dobrando os joelhos, e estenda devagar, mantendo a lombar sempre alta. Para dificultar, faça com uma perna só.

Testa com elástico

Prenda o elástico em uma grade ou coluna, na altura dos ombros. Vire-se de costas e dê alguns passos à frente até sentir a resistência, mantendo o tronco reto e o abdômen contraído. Comece segurando as alças próximas à testa, com os cotovelos na linha dos ombros. Estenda o cotovelo para frente o máximo que puder e retorne devagar.

Bíceps com elástico

Pise no elástico com os dois pés. Flexione o braço, levando as mãos até os ombros, com os cotovelos sempre juntos ao tronco. Estenda devagar.

Continua após a publicidade

Elevação lateral com elástico

Nesse exercício, trabalharemos com os ombros. Pise no elástico com os dois pés e puxe-o para cima, pela lateral do tronco, com os cotovelos levemente flexionados. Suba o mais alto possível e desça devagar.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Renato Santiago

Renato Santiago

É formado em educação física, especializado em administração e marketing esportivo. Após descobrir a relação entre treino, esporte e saúde, resolveu criar o Hora do Treino: http://horadotreino.com.br/ . E-mail: renato@horadotreino.com.br

Saiba mais sobre mim

Leia em seguida: