15 minutos só para você, todos os dias
Liste o que lhe faz bem e marque na agenda um tempo para tais prazeres
Por Juliana Garcia
Quantas horas de seu tempo são dedicadas ao trabalho, dentro e fora de casa? Quantas delas são dedicadas a cuidar do outro? Quantas são para cuidar das obrigações cotidianas? E para você, qual é a fração do tempo que resta? Se é que resta, depois de tanta correria, não é verdade?
Pois, então, aqui vai um convite para mudar essa situação: abra espaço para você em sua agenda! Se você não o fizer, esse espaço nunca estará disponível, acredite.
Chega da velha desculpa de que o dia é pequeno demais para tantas demandas, que você precisaria de um dia de 48 horas para dar conta de tudo… Se o dia fosse maior, provavelmente você iria enchê-lo de outras dezenas de compromissos e sempre faltaria tempo. Assim como quanto maior é sua bolsa, mais peso você vai colocando nela!
Então, vamos fazer umas continhas: o dia tem 24 horas, certo? Vamos pensar que idealmente você passe 8 horas dormindo, ou seja, repondo suas energias. Você terá ainda mais 16 horas de saldo positivo. Como você usa esses 2/3 do seu dia?
Realizar pequenas atividades prazerosas de maneira frequente é a melhor maneira de cultivar bem-estar e prazer em nossas vidas. Incluir várias doses de sorriso, leveza, harmonia, e manter o ritmo parece ser o simples e profundo segredo.
Decida ser feliz e ter prazer no cotidiano
Em primeiro lugar, bom humor e bem-estar são estados que, ao brotarem em nós, precisam ser cultivados, ou seja, exigem cuidados para se manterem vivos e acesos. Esse cultivo se dá através de atitudes, de posturas na vida, de decisões que tomamos a todo instante:
- Hoje decido ser feliz?
- Hoje decido buscar o prazer nas pequenas coisas que se apresentam?
- Eu me proponho também a buscar esse prazer na vida?
A riqueza do processo está em aproveitar o prazer na simplicidade e com frequência! A vida se alimenta no cotidiano.
Comece hoje mesmo
O desafio é: comece por dedicar, de maneira sagrada, constante e comprometida, pelo menos 15 minutos todos os dias para se dedicar a algo prazeroso e que lhe traga bem-estar. Pode ser algo assim:
- Dedicar um momento para ficar tranquila cuidando das suas plantinhas.
- No caminho para o trabalho, ouvir músicas que lhe elevam o ânimo e curtir, cantar, sentir o ritmo, enfim, de fato vivenciar a música.
- Ler calmamente aquela revista que você assina – que costuma ficar só jogada num canto, esperando o próximo mês, até que a próxima chega e você não teve tempo de ler nenhuma das duas.
- Fazer uma massagem nos seus pés ao final do dia, usando seu melhor creme hidratante ou o seu mais cheiroso óleo.
- Preparar calmamente um lanche especial para você, cuidando de cada detalhe que lhe agrada, mesmo que seja um só um sanduíche com um suco.
- Encontrar aquela amiga especial, mesmo no intervalo curtinho do café da tarde, para colocarem o papo em dia e darem umas boas risadas.
Faça a sua própria lista, acrescente a cada dia algo especial e que lhe faça se sentir bem. Comece reservando pelo menos 15 minutos na sua agenda, todos os dias, de maneira consciente e ativa, para cultivar o prazer e o bem-estar. Marque mesmo, defina a cada dia um horário, deixe visualmente escrito para que você se acostume com a ideia de que aquele momento é seu. Banque esse compromisso gostoso com você mesma. Aposto que em breve você já irá querer aumentar esse tempo! Experimente e aproveite: você merece!
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno, pós-graduanda em Análise Junguiana e Arteterapia. Trabalha temas ligados ao universo inconsciente dos sonhos, autenticidade, coragem e transições de vida. Especializada na condução de grupos de estudos do livro “Mulheres que correm com os lobos”.
Saiba mais sobre mim- Contato: contato@julianaggarcia.com.br
- Site: http://julianaggarcia.com.br