5 dicas para se organizar e reduzir a ansiedade
Aprenda a reduzir a ansiedade com um pouco mais de organização no dia a dia
Por Priscila Sabóia
Você deve estar pensando: a pessoa, para escrever sobre isso, deve ser um monge, com zero de ansiedade e está querendo me dar dicas de como controlar este sentimento. Pelo contrário, eu sou muito ansiosa. Logo eu, que sou do signo de Peixes, deveria ser a pessoa mais calma e zen do mundo… Mas não! Geralmente pensamento está no futuro, esperando algo que pode acontecer, mas que pode dar errado, e que também pode dar certo ao mesmo tempo.
Você já se sentiu assim alguma vez? Talvez sua resposta seja sim. E tenho certeza que muita gente já disse que você precisa se medicar ou deu vários conselhos de como resolver esta dificuldade. Eu mesma já tentei contornar a questão por meio de remédios, porque chega uma hora que a gente acha que vai surtar, né?
Organização: mais clareza e menos ansiedade
Vou compartilhar com você o que eu faço e que funciona de verdade. A ideia é que tente por aí também. Descobri no meu trabalho, na organização, uma forma maravilhosa de conter a ansiedade.
Quando a gente reduz a ansiedade, consegue se organizar melhor, pensar com mais clareza e ser mais produtivo.
Por isso, esse tema tem tudo a ver com organização. Organização vai muito além de dobrar blusas e colocar caixinhas lindas, ela começa dentro da gente.
Bom, desde que me entendo por gente sou ansiosa. Isso quer dizer exatamente o que? Que eu sou uma pessoa elétrica, que não para um segundo, que não se encaixa nos padrões da sociedade e precisa inventar algo diferente pra fazer como propósito de vida e que, como diria Ivan Lins, tem “esse seu jeito de achar que a vida pode ser maravilhosa”. Ufa! Estranha né? Pois é? Isso me torna uma pessoa ansiosa por natureza e interessada no assunto desde sempre.
Sempre estudei muito sobre o assunto para tentar ter controle sobre a minha ansiedade. Cheguei a algumas conclusões recentes que vêm dando certo para mim e resolvi dividir, pois pode funcionar com você também. Mas, antes de ler, peço que tenha a mente bem aberta e entenda que até pouco tempo atrás eu achava tudo isso uma grande bobagem, coisa de quem sempre fez isso desde pequeno e que nunca funcionaria comigo. Topa tentar?
Meditar
Ok, se você é ansioso já deve estar pensando a mesma coisa que eu pensava há meses: “Está louca? Eu não consigo meditar! Se não paro quieto, como é que vou meditar?”. Confia em mim! No início não é muito fácil, você acha que está fazendo tudo errado. Mas tem aplicativos que ajudam a fazer isso, tipo 5 minutos por dia e já dão uma paaaz?
O Personare disponibiliza uma playlist gratuita, com Meditações guiadas, que você pode encontrar aqui.
Depois que aprendi a meditar, a colocar a minha mente no lugar, parece que a musiquinha que toca já vira uma âncora para lhe trazer de volta ao eixo.
E onde entra a organização aqui? O ideal é que você comece se organizando para meditar uma vez por dia. Para ir acostumando e “pegando o jeito”, depois isso vira quase um chá ou café que você “toma” toda vez que sente necessidade.
Estar no momento presente
Aí você pensa: “ih, lá vem ela com esse papo de momento presente”. Ou o que chamamos de mindfullness.
Estar no momento presente é algo muito complicado hoje em dia, já que temos tanta informação vinda ao mesmo tempo de todos os lugares. Imagina isso para uma pessoa ansiosa. Ela acaba não conseguindo focar, não produz direito e acaba não fazendo o que é necessário. O que a deixa mais ansiosa e acaba virando um círculo vicioso.
Olha, tem um aplicativo que ajuda para caramba nisso, chamado Zenify. Quando você vê, só está pensando no que ele sugeriu, ou seja, no momento presente – e esquece (pelo menos por alguns minutos) todo o resto. Isso ajuda muito a focar. Para complementar: quando você fizer esse exercício (que dura de 2 a 5 minutos), aproveite para se perguntar também se o que você está fazendo naquele momento vai levá-lo aonde quer.
Eu uso esse aplicativo, no qual ainda posso marcar em que horários quero que ele me lembre de “estar presente”. Ele vai soar um alarme e sugerir um exercício rápido, de 2 a 5 minutos. Exercícios que chegam a ser engraçados, mas que trazem você para o momento presente rapidinho.
Se organize para começar com algumas pausas ao longo do dia, talvez em horários nos quais você sabe que fica mais desfocado. Aos poucos, vai se acostumando a fazer os exercícios e muitas vezes já fará até sozinho.
Músicas
Não é qualquer tipo de música. Quando você estiver trabalhando, estudando, lendo ou até caminhando, algumas músicas podem lhe tirar do sério. Você tem que escutar músicas que façam parte daquele momento.
No caso do trabalho, da leitura e do estudo, indico alguns sites e aplicativos que uso para ouvir músicas relaxantes. Assim, você consegue não tirar o foco do que está fazendo e viver o momento presente.
O app “Deep Relax” serve para relaxar, meditar ou até acalmar depois de um estresse vivido no trabalho. Às vezes, uso até para acalmar e dormir.
Já este site também é legal e reúne música para foco máximo, para estudar ou até para relaxar. Outra opção é o Spotify, que é um aplicativo de músicas no qual você pode procurar uma lista por gêneros, como Jazz, ou com foco em algum objetivo, como “músicas para trabalhar”.
Uma dica pra você que vai ler, que aprendi há pouco tempo: use música barroca. Procure no Spotify “música barroca” e tente ler um livro. As palavras fluem que é uma beleza.
Papel
Muitas vezes a ansiedade vem porque temos muitas coisas pra fazer e não sabemos por onde começar. Aí a organização vem como uma salvação!
Quando pegamos um papel e escrevemos o nosso desejo, o que precisamos fazer pra chegar nele e dividimos isso em tarefas, já é meio caminho andado (mas use papel e caneta mesmo. Você pode até passar o que escreveu para a ferramenta que achar melhor depois: computador, celular, tablet… Mas antes coloque no papel).
Parece que, ao escrever, trabalhamos uma área do cérebro que não estamos utilizando mais hoje em dia, porque escrevemos pouco (à mão). Este tipo de prática faz seu cérebro trabalhar diferente e ler isso com energia positiva.
Quando a gente escreve no papel, parece que jogamos isso com mais força para o universo. Acho que é porque ficamos mais focados ao escrever no papel. O celular ou computador virou algo muito rotineiro e quase automático.
Portanto, escreva no papel!
Organizar
Isso para mim funciona praticamente como uma terapia. E sugiro que você tente na sua casa também. Na verdade, pode ser na mesa do trabalho, não precisa nem esperar chegar ao lar. Organize seus e-mails, dê uma boa limpeza em tudo que está precisando de resposta.
Agrupe as coisas iguais no mesmo lugar. Separe o que tem que fazer agora e é urgente; o que pode fazer amanhã, mas que precisa de atenção; e o que você poderia deixar pra lá e faria se sobrasse tempo.
Já em casa, você pode organizar a sua cozinha, que é um ambiente tão importante, no qual prepara os alimentos, mas volta e meia se pega deixando a louça pra lá. Nesse caso, lave a louça e guarde tudo antes de dormir. Se você fizer isso todos os dias, vai ver como suas manhãs serão mais calmas e sem ansiedade.
É Personal Organizer (organizadora profissional), organizada desde pequenininha, blogueira, empreendedora, mãe de cachorro, casada e mora no Rio de Janeiro, Brasil. Suas especialidades são organização da casa e mudanças.
Saiba mais sobre mim