6 atitudes para quem quer empreender
Sucesso de um negócio vai além de planejamento e inovação
Por Juliana Garcia
Atualmente, tenho percebido uma quantidade expressiva de pessoas que querem trabalhar fazendo aquilo que amam e, assim, conquistar uma maneira mais livre e autônoma de viver. Com esse objetivo em mente, muitos enxergam no empreendedorismo um meio de atingi-lo. Mas uma coisa é certa: empreender exige muita energia e dedicação.
Algumas atitudes são essenciais para quem deseja empreender, ou seja, para quem nutre o sonho de ser dono do próprio negócio e quer vê-lo gerar bons frutos. Aqui vão algumas das principais:
Ter iniciativa
Ir em busca de informações e oportunidades, correr riscos calculados, tomar atitude, trabalhar a capacidade de conseguir os recursos que precisa para seguir em frente.
Inovar
Empreender está diretamente ligado a inovar, pois é mais do que só administrar um negócio. É criar! Criar novas maneiras de produzir, divulgar, interagir e gerar novas soluções.
Relacionar-se
Conectar-se, trocar experiências, aprender, ensinar e compartilhar. É importante fazer boas parcerias, onde todos saiam ganhando, e se relacionar constantemente com seus clientes.
Planejar
Ter uma visão de onde se quer chegar, estabelecer metas, traçar o passo a passo e monitorar o andamento. Esse é um ciclo constante na vida de quem quer empreender.
Gerenciar o tempo
Quer ser dono do seu tempo? Lembre-se: liberdade sempre vem junto com responsabilidade.
Administrar bem o tempo, equilibrando vida pessoal e as diversas demandas do seu negócio – isso é o básico.
Promover
Promover seu empreendimento, seus produtos/serviços, promover o que você tem a oferecer. Quando bater aquele frio na barriga, pense: O que você tem a oferecer pode fazer diferença na vida das pessoas? Pode levar benefícios para elas? Então, por que não compartilhar? Promover é fazer acontecer, é deixar que seu serviço/produto chegue ao mundo.
Identificando e desenvolvendo cada habilidade
Agora que você já conhece os passos mais importantes para iniciar e manter um empreendimento, pense em quais você já pratica diariamente e quais precisa adotar e aperfeiçoar. Reflita e avalie:
- Como está cada uma dessas atitudes em seu cotidiano, hoje?
- Dê uma nota de 1 a 10 para cada uma delas, no momento atual.
- Qual está mais em alta? Quais comportamentos seus fazem com que esteja assim?
- Qual habilidade está mais em baixa? Defina ações concretas para mudar esse quadro, começando com um pequeno passo para aumentar sua conexão com essa habilidade.
- Proponha, agora mesmo, um plano de ação para você ampliar suas atitudes empreendedoras. Podem ser atividades, desde fazer um curso, entrar em contato com alguém que pode lhe apoiar e ler um livro sobre o tema, até alguma tarefa de organização no cotidiano.
Quer viver fazendo o que você ama através do empreendedorismo? Então tome uma atitude empreendedora e comece a agir!
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno, pós-graduanda em Análise Junguiana e Arteterapia. Trabalha temas ligados ao universo inconsciente dos sonhos, autenticidade, coragem e transições de vida. Especializada na condução de grupos de estudos do livro “Mulheres que correm com os lobos”.
Saiba mais sobre mim- Contato: contato@julianaggarcia.com.br
- Site: http://julianaggarcia.com.br