7 verdades sobre autoconhecimento que não te contaram (ainda)
Não é sobre ponto de chegada. Autoconhecimento e ação caminham lado a lado em toda sua jornada
Por Juliana Garcia
Ele não é só mais uma categoria de prateleira na livraria. Autoconhecimento é um processo, um recurso, um caminho. Muita gente fala dele, levanta bandeira, coloca nas hashtags, mas o que não estão falando sobre autoconhecimento na real?
Neste texto, você vai descobrir 7 verdades sobre autoconhecimento que vão ajudar em sua jornada.
Verdades sobre autoconhecimento
1) Autoconhecimento não é confortável.
Se você já se deparou com seus lados sombrios, histórias mal resolvidas, coisas não ditas, situações traumáticas, você já sabe que lidar com tudo isso não é nada romântico. Não é uma jornada mágica, no reino dos unicórnios. É mais pra barro, suor e lágrimas, com belezas no caminho sim, mas barro, muito barro, e trabalho duro.
2) Autoconhecimento não é um fim, mas um meio.
Muita gente busca autoconhecimento como se fosse uma conquista, um lugar onde vai chegar. A verdade é que ele é um processo contínuo e não um ponto final de chegada. É uma ferramenta para navegar pela vida, não um destino a ser alcançado. Cada nova descoberta sobre si mesmo sempre pode levar a mais perguntas e explorações.
3) Autoconhecimento não acontece só com livros e cursos.
Livros e cursos podem ser ótimos pontos de partida, mas autoconhecimento envolve vivência. Ele está nas conversas difíceis, nas decisões diárias, nos momentos de introspecção e até no que a gente considera erros e fracassos.
+ Despertar a criatividade para transformação pessoal
4) Autoconhecimento pode ser doloroso.
Explorar suas emoções, pensamentos e comportamentos pode trazer à tona aspectos difíceis assim como dolorosos. Isso pode incluir reconhecer padrões destrutivos, enfrentar memórias complicadas ou perceber que algumas relações não são saudáveis. Esse processo pode ser desconfortável e demandar coragem.
+ Ferramenta criativa para se conectar com a sua coragem
5) Autoconhecimento envolve ação, não só reflexão.
Saber algo sobre si mesmo é só metade do caminho. A verdadeira transformação vem quando você age sobre esse conhecimento. Isso pode significar fazer mudanças difíceis, como deixar um trabalho que não te satisfaz, encerrar um relacionamento que não está saudável, ou adotar novos hábitos que se alinhem com seus valores, mas ainda assim são desafiantes para colocar em movimento.
6) Autoconhecimento é desafiador, mas é o único meio de viver uma vida significativa.
Através dele, entendemos algumas coisas, como:
- o que gostamos;
- o que faz sentido e o que não faz;
- o que desejamos criar;
- onde desejamos estar;
- o que vale a pena os esforços;
- qual nosso tom e nosso ritmo;
- que vida queremos levar.
7) Autoconhecimento é seu, mas pode ter companhia.
O processo de autoconhecimento é em certa medida solitário, porque só você vive o que vive, sente o que sente, pensa o que pensa. É você que está nos embates diários. Mas você pode contar com companhia para fazer as travessias.
A terapia é um exemplo disso, onde você pode ter companhia especializada para se aprofundar, refletir e fazer transformações na sua vida – a partir do mergulho guiado no seu autoconhecimento.
Todas essas são verdades sobre autoconhecimento, e a própria reflexão sobre isso já é mergulhar nessa autodescoberta.
Agora, é a sua vez: o que mais você incluiria nessa lista de verdades sobre o autoconhecimento? O que você aprendeu sobre autoconhecimento na sua jornada?
Se você tem interesse em se aprofundar mais no seu autoconhecimento:
- Cadastre-se na minha newsletter, onde compartilho e-mails com reflexões, insights e convites.
- Marque uma sessão de psicoterapia para continuar sua jornada de autoconhecimento e transformação. Um pequeno passo e você já começa um novo caminho.
Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduada em Psicodrama pelo Instituto Mineiro de Psicodrama Jacob Levy Moreno, pós-graduanda em Análise Junguiana e Arteterapia. Trabalha temas ligados ao universo inconsciente dos sonhos, autenticidade, coragem e transições de vida. Especializada na condução de grupos de estudos do livro “Mulheres que correm com os lobos”.
Saiba mais sobre mim- Contato: contato@julianaggarcia.com.br
- Site: http://julianaggarcia.com.br