Ano Novo em outubro? Saiba tudo sobre o Samhain, celebrado no Halloween
Período é uma grande oportunidade de celebrar nossa ancestralidade e aprender a difícil arte do desapego
Por Carolina Senna
Ano Novo em outubro? É isso mesmo. Para os antigos povos celtas, o dia 31 de outubro é a celebração do início de um novo ciclo, chamada de Samhain. Um momento para deixar para trás o que você precisa, para o novo poder chegar.
A data, hoje conhecida como Halloween, perdeu muito do seu sentido original, se tornando algo mais parecido com o nosso Carnaval, com muita festa à fantasia. Mas este período pode ser vivido de forma muito mais significativa e transformadora. A seguir explico por quê.
Ano Novo em outubro para celebrar a ancestralidade
O período entre 31 de outubro e 2 de novembro reúne o Halloween nas culturas anglo saxãs, o nosso Dia de Finados e o Día de los Muertos, na América Central.
Longe de serem celebrações macabras, elas nos trazem uma grande oportunidade de celebrar nossa ancestralidade e aprender a difícil arte do desapego.
Similar ao simbolismo do Día de los Muertos, na tradição celta do Samhain acredita-se que neste período o véu entre “os mundos” se torna mais tênue e podemos nos conectar mais facilmente com as pessoas que já morreram, principalmente com nossos ancestrais.
Acreditando ou não, a data pode ser um convite a honrar aqueles que vieram antes de você. Um momento para reconhecer o valor de sua família de origem, de sua cultura e o que eles aprenderam e deixaram de legado para você.
A relação entre morte e apego
Com o simbolismo da morte está muito evidente, é um momento também para revermos nossa relação com esse tema. Em nossa cultura, o conceito de morte está muito ligado ao de perda.
É claro, que a ausência daqueles que amamos é difícil e traz muitos aprendizados, mas pode ser vivida com sabedoria se soubermos nos relacionar de uma forma diferente com a morte.
Da mesma forma, temos muita dificuldade de fechar ciclos em nossa vida: finalizar relacionamentos, abrir mão de um trabalho ou passar para uma nova etapa de nossa existência.
O que fica evidente é o quanto somos apegados ao momento e ao que vivemos, mesmo que isso já não seja o melhor para nós.
Por que trabalhar o desapego
Em nossa sociedade atual, queremos ser tudo, ter tudo, acumular bens, dinheiro, amigos, seguidores, likes… E o resultado? Casas atulhadas, perfis em redes sociais lotados de pessoas que mal conhecemos e uma busca desenfreada por sucesso.
Nos encontramos carregando um fardo pesado pela vida, bloqueando o fluxo de energia em nossos ambientes e vidas. O que resta é um sentimento generalizado de exaustão e uma sensação de acumulação e estagnação.
Precisamos aprender a sabedoria dos ciclos da vida e deixar que algumas “mortes” aconteçam para o novo poder chegar. Quer exemplos?
- Ao limpar a casa e jogar muitos objetos parados, obsoletos fora, por exemplo, sua vida financeira pode se abrir.
- Ao abrir mão de determinados sentimentos que não lhe servem mais, novas parcerias podem surgir.
- Ao honrar aqueles que já foram e o que lhe ensinaram, ao invés de se lamentar pela sua ausência, você pode se sentir muito mais próximo deles e isso até aliviar a saudade.
Veja aqui 8 dicas para lidar com o apego emocional.
Exercício de desapego no Samhain
Que tal aproveitar esse Ano Novo em outubro para exercitar o desapego, viver suas próprias mortes e se abrir para o novo ciclo com leveza, alegria e fluidez?
Você pode praticar o exercício a seguir em qualquer época do ano, mas do dia 31 ao dia 4 de novembro você tem um impulso para se renovar.
Vamos lá? São exercícios para trabalhar o desapego em vários níveis do ser.
Desapego físico:
- Convido você a separar alguns dias para descartar, doar ou vender tudo o que não serve mais: roupas que você não usou no último ano, objetos quebrados, velhos ou que estão atrapalhando o espaço em sua casa.
- O Feng Shui ensina a importância de espaços livres de objetos obsoletos ou desorganizados. Aqui estão algumas dicas do Feng Shui para permitir que a energia vital (chi) flua livremente em nossos ambientes.
Desapego emocional:
- Liste todas as emoções que atualmente estão pesando em você.
- Em seguida, liste todas as situações ou pessoas relacionadas a esses sentimentos e perceba quais delas você pode abrir mão hoje.
- O desapego emocional pode ser mais difícil, pois normalmente acreditamos não ter controle de nossos sentimentos ou apego a determinadas pessoas. Nesses casos, a busca por um caminho terapêutico ou uma limpeza mais energética pode te ajudar.
Desapegar no plano mental:
- Dedique algum tempo para pensar quanto tempo tem dedicado às redes sociais, televisão e ao celular atualmente? Esse tempo é realmente necessário para sua vida?
- Em caso positivo, responda também: por quê? Em caso negativo, reflita: como você pode reduzir o tempo dedicado a essas mídias e incluir atividades que lhe inspirem e motivem mais?
- Tenha atenção, pois o excesso de informações e as energias de raiva e conflitos dessas mídias afetam o equilíbrio de muita gente.
Desapego espiritual:
- A meditação guiada de limpeza energética abaixo, pode te ajudar a experienciar algumas formas de desapego de maneira meditativa.
Tenha em mente que desapegar não significa jogar fora com raiva. Podemos deixar ir o que não serve mais agradecendo pelo que essa fase nos trouxe e pelos seus aprendizados.
O ressentimento pode ser, na verdade, uma forte indicação de apego, ao contrário do desprendimento. A real sabedoria do Samhain está neste fechamento de um ciclo, reconhecendo o que ele teve de bom e deixando que algumas mortes aconteçam para adentrarmos no novo com mais leveza e fluidez.
Happy Samhain para você!
Especialista em saúde integrativa pelo Institute of Integrative Nutrition de Nova York, Mestre em Reiki e sócia-fundadora do Personare
Saiba mais sobre mim- Contato: senna@personare.com.br