Aprenda a acalmar sua mente
Faça a meditação guiada para silenciar o burburinho dos pensamentos
Por Regina Restelli
Hoje pela manhã, ainda atrasada para minha aula de Yoga, li uma mensagem que me fez pensar na questão sobre como acalmar sua mente.
Nadar rio acima é muito difícil, mas cada braçada o faz chegar mais perto da meta e não mais distante. Para superar a exaustão, deve-se ter a jangada chamada meditação (Dyana). Pela meditação, a fraqueza do corpo físico pode ser superada, a instabilidade de mente pode ser controlada e o progresso em direção à morada da Graça é facilitado. Pode-se, então alcançar a Divindade. (SATHYA SAI BABA)
Gostei muito da analogia feita por Sai Baba sobre as braçadas. Muitas vezes, vejo que meu rio está agitado e acho que minhas braçadas estão sendo em vão.
Mas assim que acalmo minha mente, percebo que o que eu estava sentindo nada mais é do que um hábito mental.
Ao acalmar sua mente, você pode aceitar melhor as condições do meu dia a dia e até se permitir ter uma nova postura e mais disposição para continuar nadando em direção aos meus objetivos.
Dar atenção aos próprios limites gera mais disposição
Nas palavras deste homem sábio, tenho mais uma vez a confirmação de minhas experiências. Nesse sentido, percebo que, no decorrer do dia, se eu estiver com a atenção para tudo que existe fora de mim, fico exausta em algumas horas.
Por exemplo, ir ao supermercado, ao shopping, encontrar pessoas agitadas e que precisam de muita atenção, tudo isso me deixa fisicamente acabada.
Por outro lado, se eu estiver em contato com meus limites, atenta e cuidadosa com minha mente falante (e principalmente parando em alguns momentos para sentir minha respiração) chego a passar uma noite de carnaval com perfeita disposição.
O mundo está repleto de elementos para nos distrair de nós mesmos a cada olhar. Por isso, meditar é essencial nos dias de hoje. O esforço nunca é em vão. Se quiser aprender como meditar, clique aqui.
Mesmo quando passo 20 minutos tentando acalmar o burburinho dos meus pensamentos. Sempre vale a pena, pois em algum momento inesperado sei que acabo entrando em contato com a paz de estar segura dentro de mim.
Me sentindo como um todo. A satisfação disto não dá para explicar, talvez possa ser algo como progredir em direção à morada da Graça, como diz a mensagem de Sai Baba.
Como acalmar sua mente
Agora eu lhe proponho: que tal passar alguns minutos de seu dia prestando atenção à sua respiração?
Ouça, abaixo, uma Meditação rápida para colocar em práticas nas suas manhãs e siga também as dicas de respiração:
- Encontre um lugar confortável para seu corpo físico, de preferência sentado com a coluna ereta. A proposta é se tratar bem, e deve começar pela sua coluna. Esta postura fará você ficar atento e desperto.
- Então, respire profundamente e solte toda a tensão muscular. Observe se ainda está contraindo alguma parte de seu corpo.
- Pescoço, parte inferior da coluna, pés, mãos, ombros são sempre os mais teimosos e resistentes ao relaxamento Relaxe!
- Respire profundamente outra vez, agora já mais consciente de você mesmo.
- Com os olhos fechados ou semi-abertos, comece observando sua respiração livre.
- Mantenha-se neste propósito durante o tempo que achar necessário para acalmar seus pensamentos. Este procedimento é só um artifício para dominar sua mente tagarela. Assim você estará vivendo no agora, e é neste momento que os milagres acontecem.
Se comprometa a fazer isso durante um mês, todos os dias, por no mínimo vinte minutos. Exercite-se e quando menos esperar se tornará um hábito. Se precisar de ajuda, estou aqui.
Eu faço esse exercício a qualquer momento. Não importa onde ou com eu esteja, o que vale é o bem-estar que sinto.
Criadora da Terapia dos Chakras e uma das referências em Ho´oponopono no Brasil. Realiza atendimentos online no Personare. Está à frente da webserie Respira e integra o time de especialistas do Programa Medita e Vai.
Saiba mais sobre mim- Contato: sanatkumara.tera@gmail.com