Astrologuês: aprenda o Alfabeto da Astrologia
Descubra o ‘Astrologuês’ com este guia introdutório que explica elementos, ritmos, aspectos, planetas e outros conceitos essenciais
Por Personare
Se você curte Astrologia ou se está começando a estudar, pode se sentir um pouco perdido diante de tantos símbolos, termos e conceitos diferentes que englobam o chamado “Astrologuês”.
Afinal, decifrar um Mapa Astral parece, à primeira vista, tão complexo quanto aprender um novo idioma.
O que é Astrologuês?
Assim como qualquer idioma, entender o alfabeto da Astrologia – seus elementos, ritmos e aspectos – é fundamental para começar a traduzir o céu em significados profundos.
Neste guia introdutório, vamos mostrar o significado de alguns dos principais conceitos do Astrologuês. Ou seja, é o básico para quem quer aprender Astrologia.
Ao dominar esses princípios, você poderá compreender melhor não apenas o signo solar, mas também a dinâmica entre todos os planetas, casas e pontos importantes do seu próprio mapa.
Guia introdutório de Astrologuês
A
- Ar (Elemento): Associado ao intelecto, à comunicação, às ideias e ao pensamento abstrato. Signos de Ar: Gêmeos, Libra, Aquário.
- Ascendente: O signo que estava surgindo no horizonte leste no momento do nascimento. Assim, o Ascendente representa a aparência, a primeira impressão e a forma como iniciamos as coisas na vida.
- Aspectos Astrológicos: Ângulos entre planetas que indicam como suas energias interagem. Os principais aspectos são Conjunção, Oposição, Quadratura, Trígono e Sextil (ver letras correspondentes).
- Asteroides: além dos planetas tradicionais, a Astrologia moderna também considera certos asteroides: Ceres, Pallas, Juno e Vesta.
- Astros: Termo que engloba todos os corpos celestes relevantes para a Astrologia, incluindo o Sol, a Lua, os planetas e, em algumas abordagens, até pontos fictícios como os Nodos Lunares.
B
C
- Cardeal: é o ritmo dos signos que iniciam as estações: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio. Representam impulso, ação e dinamismo.
- Casas Astrológicas: Dividem o mapa em 12 áreas da vida (identidade, finanças, comunicação, família, criatividade, trabalho/saúde, relacionamentos, transformações, filosofia/estudos superiores, carreira, amizades, espiritualidade/isolamento).
- Conjunção (Aspecto): Planetas próximos (0° de separação). Assim, suas energias se fundem, intensificando qualidades e desafios.
- Constelação: agrupamento aparente de estrelas no céu, que se movem no Céu. Muitas pessoas confundem com os signos, mas as contelações apenas serviram de inspiração para o nome dos signos. Portanto, não são a mesma coisa e não são analisadas na Astrologia.
D
- Descendente: O signo oposto ao Ascendente, fica na Casa 7 do Mapa Astral. Representa o “outro”, as parcerias e a forma como nos relacionamos, especialmente em termos de relacionamentos significativos (como casamento ou sociedades).
- Domicílio: Quando um planeta está no signo que melhor expressa sua natureza (por exemplo, Sol em Leão, Lua em Câncer), diz-se que o planeta está em domicílio, fluindo com mais naturalidade.
E
- Eclipses: Ocorrem quando Sol, Lua e Terra se alinham, resultando em Lua Nova ou Cheia especiais. Eclipses Solares acontecem na Lua Nova e eclipses Lunares na Lua Cheia. Na Astrologia, marcam momentos de mudança, revelações e reorientação de caminhos.
- Elementos: Fogo, Terra, Ar e Água são uma forma de classificação dos signos, indicando a natureza básica de sua energia.
F
- Fixo: ritmo dos signos que mantêm e sustentam a energia: Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Assim, valorizam estabilidade, consistência e resistência a mudanças.
- Fogo: é o elemento que representa entusiasmo, coragem e impulso criativo.
- Fundo do Céu: é o signo localizado na Cúspide da Casa 4, mostra o nosso lar de origem, nossos pais, e o lar que vamos formar. Aqui vemos ancestralidade, raízes psicológicas e vida privada. Também indica as condições dos nossos últimos anos.
G
H
- Horóscopo: é a interpretação simbólica da posição dos astros num determinado momento. O verdadeiro Horóscopo não se baseia apenas num signo, mas em todo o Mapa Astral.
I
- Inferno Astral: Expressão popular que se refere aproximadamente ao período de cerca de 30 dias antes do seu aniversário. Embora não seja um conceito clássico da Astrologia, costuma-se dizer que neste período você revisa o ano que passou, lidando com pendências antes de iniciar um novo ciclo.
- Interpretação: A arte de “traduzir” o mapa astrológico, dando sentido simbólico à posição de planetas, signos, casas e aspectos, integrando tudo em um retrato psicológico e energético.
J
- Júpiter: Planeta ligado à expansão, crescimento, otimismo, fé, sabedoria e oportunidades.
K
- Karma (Carma): Em algumas abordagens astrológicas, indica padrões herdados de outras vidas, aprendizagens e desafios evolutivos trazidos ao presente. Veja aqui o carma de cada signo.
L
- Lilith ou Lua Negra: Ponto calculado no mapa (não é um planeta) que simboliza a “sombra” do feminino, questões relacionadas à sexualidade, poder pessoal, independência e áreas nas quais nos sentimos marginalizados ou desafiados. Lilith representa feridas primais, tabus e potenciais de empoderamento.
- Lua: É considerada um planeta na Astrologia e representa emoções, instintos, memória afetiva e necessidades emocionais.
- Lua Azul: não está relacionada à cor da Lua, mas a uma convenção: quando duas Luas Cheias acontecem dentro do mesmo mês do calendário gregoriano, a segunda é chamada de “Lua Azul”. Ocorre, em média, a cada dois ou três anos.
- Lua de Sangue: é um nome popular dado à Lua durante um eclipse lunar total. Nessa situação, a Terra fica entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite. A luz do Sol, filtrada pela atmosfera terrestre, faz com que a Lua adquira um tom avermelhado ou alaranjado, criando o efeito visual que inspira seu apelido.
- Lua Fora de Curso: Período em que a Lua não forma aspectos maiores com planetas até entrar no próximo signo. Nesses momentos, ações iniciadas tendem a não ter resultados esperados; é um período de indefinição. Confira aqui a tabela da Lua Fora de Curso deste ano.
- Lua Negra: a Lua Negra é um termo menos conhecido e pode ter definições ligeiramente diferentes. Uma das mais usadas é quando duas Luas Novas ocorrem em um mesmo mês do calendário gregoriano.
M
- Mapa Astral ou Natal: O Mapa Astral é o “retrato do céu” no momento exato do nascimento, mostrando a posição dos planetas, Ascendente e casas. É a base para toda a interpretação astrológica.
- Mapa Profissional: Uma análise focada principalmente na posição do Meio do Céu, da Casa 10 e de outros fatores relacionados à carreira e à vocação. O Mapa Profissional ajuda a compreender tendências profissionais, talentos e caminhos de realização no trabalho.
- Mandala: é um círculo dividido em 12 “fatias” aproximadamente iguais que representa o Mapa Astral, com.os quatro ângulos, planetas e casas astrológicas.
- Marte: é o planeta que representa energia, coragem, desejo, assertividade, ação.
- Meio do Céu: é o signo localizado na Cúspide da Casa 10, mostra a nossa profissão, reputação, posição na comunidade. Indica o nosso status, a fama, a promoção, as atividades sociais e de negócios, o nosso empregador, o governo ou qualquer outra autoridade acima da gente.
- Mercúrio: é o planeta do intelecto, comunicação, raciocínio, trocas de ideias.
- Mutável: ritmo dos signos que concluem as estações: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes. São adaptáveis, flexíveis, versáteis e abertos à mudança.
N
- Netuno: é o planeta da intuição, espiritualidade, imaginação, dissolução de fronteiras, busca pelo transcendente.
- Nodos Lunares: o nodo Norte e Nodo Sul são posicionamentos astrológicos analisados por alguns astrólogos. Indicam o caminho evolutivo (Nodo Norte) e padrões kármicos já conhecidos (Nodo Sul).
O
- Oposição: é um aspecto de 180° entre dois planetas, cria tensão e polarização. É preciso integrar forças opostas, buscando equilíbrio.
P
- Planetas: Na Astrologia, incluem o Sol, a Lua (tratada como planeta), Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Cada planeta simboliza áreas e energias específicas da psique humana.
- Plutão: é o planeta da transformação profunda, poder, renascimento, cura, intensificação emocional.
- Polaridades: Cada eixo de signos opostos (Áries-Libra, Touro-Escorpião, Gêmeos-Sagitário, Câncer-Capricórnio, Leão-Aquário e Virgem-Peixes) forma uma polaridade, representando duas energias complementares que precisam ser integradas.
- Progressões Secundárias: uma técnica de previsão astrológica que avança simbolicamente os planetas no mapa natal, considerando cada dia após o nascimento equivalente a um ano de vida. Permite avaliar tendências evolutivas pessoais ao longo do tempo.
Q
- Quadratura: é um aspecto em que dois planetas formam um ângulo de 90° entre planetas. Indica tensão, desafios e necessidade de esforço para superar conflitos.
- Quíron: Um planetoide ou asteroide que, na Astrologia, representa o “curador ferido”. Quíron simboliza feridas emocionais profundas, pontos de vulnerabilidade e também áreas nas quais, ao superar tais desafios, podemos desenvolver sabedoria e ajudar outros a curar feridas semelhantes.
R
- Regente (ou Dispositor): cada signo tem um planeta regente. Por exemplo, Marte rege Áries, Vênus rege Touro e Libra. Ao analisar o mapa, observar o planeta regente do Ascendente ou de uma determinada casa pode esclarecer a expressão daquela área da vida, mostrando quem “dá as cartas” em determinado setor.
- Regra de Cardan: trata-se de uma regra utilizada pela maioria dos astrólogos e segue um pressuposto lógico: se um astro está no final de uma casa, então ele está em conjunção ao início do seguinte.
- Retrógrado: quando um planeta, visto da Terra, parece andar “para trás” no céu. Simbolicamente, sugere revisão, reflexão e reavaliação do que aquele planeta representa. O mais famoso é Mercúrio retrógrado.
- Retorno de Saturno: um ciclo importante que ocorre por volta dos 29 anos (e depois novamente perto dos 58 e 87 anos), quando Saturno retorna à posição que ocupava no momento do nascimento. Marca um período de amadurecimento, responsabilidade e reavaliação de escolhas de vida.
- Revolução Solar: Mapa calculado anualmente para o momento em que o Sol retorna à mesma posição exata do seu nascimento. A Revolução Solar indica tendências e temas centrais para aquele ano de vida.
S
- Saturno: é o planeta da estrutura, responsabilidade, esforço, maturidade e limites.
- Signos do Zodíaco: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Cada um deles combina um elemento (Fogo, Terra, Ar ou Água) e um ritmo (Cardeal, Fixo ou Mutável).
- Sextil: é um ângulo de 60° entre planetas. Traz oportunidade, harmonia leve e potencial que pode ser desenvolvido.
- Sinastria Amorosa: Estudo da combinação de dois Mapas Astrais para entender a dinâmica de um relacionamento, destacando afinidades, desafios e áreas de crescimento mútuo. Faça sua Sinastria aqui!
- Sol: considerado um planeta na Astrologia, representa a essência, identidade, vitalidade e propósito central do indivíduo no mapa natal.
- Stellium: agrupamento de três ou mais planetas em um mesmo signo ou casa, intensificando a energia daquele ponto do mapa. Entenda mais sobre stellium aqui.
- Superlua: ocorre quando a Lua Cheia ou Lua Nova coincide com o ponto de maior proximidade da Lua em relação à Terra em sua órbita elíptica, chamado de perigeu. Por estar mais perto, a Lua parece visivelmente maior e mais brilhante no céu, criando um impacto visual marcante. Veja aqui as datas da Superlua.
T
- Terra: é o elemento que simboliza o concreto, prático, focado na realidade, segurança e construção.
- Trânsitos: Refere-se à posição atual dos planetas no céu e como eles interagem com o mapa natal de alguém. Ao analisar trânsitos, o astrólogo identifica períodos favoráveis ou desafiadores em diferentes áreas da vida.
- Trígono: Ângulo de 120° entre planetas. Suavidade, fluidez, facilidade natural, talentos inatos.
U
- Urano: é o planeta da inovação, ruptura, originalidade, liberdade, mudanças súbitas e imprevisíveis.
V
- Vênus: é o planeta do Amor, pois simboliza afetos, valores, estética, relacionamentos, prazer, diplomacia.
W
- Waning (Minguante) & Waxing (Crescente): Termos em inglês para fases da Lua. Waxing Moon (Lua Crescente) indica crescimento, expansão; Waning Moon (Lua Minguante) sugere recolhimento, finalização, introspecção. Embora não sejam termos tradicionais em português, podem ser encontrados na literatura astrológica internacional.
X
Y
Z
- Zodíaco: Círculo imaginário que divide o céu em 12 partes iguais (os signos). É a base simbólica da astrologia, mapeando a jornada solar ao longo do ano e servindo como referência para interpretar a posição dos planetas.