Benefícios da batata-baroa: veja receitas sem glúten e lactose
Experimente substituir a batata-doce ou inglesa por essa opção nutritiva, que contém vitaminas A e B
Você costuma consumir a batata-baroa? A dica é: dê uma pausa na batata inglesa e na batata-doce e experimente as diversas possibilidades culinárias e os benefícios da batata-baroa.
Sim, ela também conhecida como mandioquinha, mandioquinha-salsa ou cenoura amarela e é uma opção muito nutritiva para variar o cardápio e pode ser feito de diversas formas: cozida ou assada até ficar com uma crosta dourada, em forma de purê, salada ou e até mesmo no formato de chips crocantes.
Benefícios da batata-baroa
A batata-baroa é uma raiz fonte de energia devido ao alto teor de carboidratos, por isso deve ser consumida com moderação.
- Contém vitamina A, poderoso antioxidante que auxilia na saúde da visão, da pele e do sistema neurológico.
- Tem também a niacina, vitamina do complexo B, que atua no metabolismo celular, fibras e minerais, como fósforo, cálcio e ferro.
Receitas com mandioquinha
Para provar que sair do trivial não significa aumentar o nível de dificuldade na cozinha, abaixo estão duas receitas simples, fáceis e inclusivas, já que não contém glúten, lactose, aptas para veganos.
Nhoque de batata-baroa
Aqui nessa receita de nhoque de batata-baroa você tem um preparo bem simples. Não contém glúten, então é leve e bastante nutritiva. O adocicado característico da batata-baroa com o frescor do azeite de alecrim e limão siciliano fazem uma combinação surpreendente.
Para esse prato, você vai precisar de mandioquinha, azeite, sal, amido de milho ou fécula de batata e do azeite de limão siciliano, que também ensino você a fazer.
Salada de mandioquinha
Pode não ser tão comum usar a batata-baroa em saladas, mas fica uma delícia! Confira os benefícios dos ingredientes dessa receita (que você pode ver completa aqui):
- Cebola: tem propriedades anti-inflamatórias.
- Azeite de oliva extravirgem: atua na prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares devido a presença dos ácidos graxos monoinsaturados.
- Tomate: contém vitaminas A e C, ácido fólico e licopeno.
- Amêndoas: têm ação potente antioxidante e também contribuem para a redução do risco para doenças cardiovasculares.
Psicanalista, Psicoembrióloga e Nutricionista que escolheu atuar na nutrição do corpo físico, mental e emocional. Atua na assistência a pessoas de todas as idades, desde o ventre até a fase adulta, usando como base a Psicanálise, a Psicoembriologia e o olhar integrativo das terapias energéticas.
Saiba mais sobre mim- Contato: contato@diariosemlactose.com
- Site: http://www.monaterapias.com