Brincando com a música
Crie momentos estimulantes e de qualidade para os pequenos
Por Nydia Monteiro
O brincar faz parte do desenvolvimento humano. É brincando que se aprende a viver. O mundo sonoro que rodeia a criança e a todos que fazem parte dele tem um potencial infinito neste desenvolvimento. Na atualidade há uma supervalorização do ter, consumir, como se fosse a única forma de se estimular adequadamente as crianças. Mas será que é preciso adquirir brinquedos caros, sofisticados para ver seu filho mais inteligente ou até mesmo mais feliz?
Lembrando uma história contada e cantada sobre um macaquinho e o pai (Bia Bedran-Canta e conta) tenho certeza que não:
“Todo dia o macaquinho ia para a cama do pai e dava uma desculpa : mamadeira, frio, ir ao banheiro e não deixava o pai dormir. Até que um dia ele falou a verdade:
-Ah pai, é porque eu fico com saudades de você.
Aí o pai entendeu e passou a brincar um pouquinho com seu filho ao chegar do trabalho. Ao invés de só ver televisão. E o macaquinho além de ficar muito feliz, nunca mais foi para a cama do seu pai.”
Quantas brincadeiras simples e mágicas podem marcar este crescimento tão precioso que modela uma pessoa em sua personalidade, humor, inteligência e confiança em si mesmo… Quando a música e a presença dos pais fazem parte destes momentos, este aprendizado é potencializado e ainda fica marcado em sua memória infantil, podendo ser resgatado em sua vida adulta. E como estes conteúdos são associados a momentos bons, serão transmitidos a seus filhos, sobrinhos e outros.
Acompanhando a evolução da criança
Ainda com bebês é a voz alterada para um som mais agudo e acentuado que é utilizada para fazer um melhor contato e brincar. Estalos de língua, palmas, estalos, assobios, cavalinhos com o corpo, esconde-achou, cantigas de ninar e brincar, objetos sonoros, caixas, latas, garrafinhas, tampas que viram tambor e maracás, ritmos e palavras repetitivas.
Acompanhando a evolução e o desenvolvimento neuropsicomotor são necessárias as brincadeiras cantadas, que estimulam a movimentação e a compreensão dos comandos e das palavras. Cabras-cega, gato-mia, galinha choca, brincadeiras de rodas, água, sementes variadas em recipientes de diversos tamanhos estimulam a qualidade de audição.
Diálogos repetidos, palavras simples e rotineiras podem estimular a aprendizagem e a aquisição da linguagem muito cedo. Mas sobretudo a utilização de músicas infantis cantadas, gravadas e também contadas em forma de história e utilizando material concreto (bonecos, bichos, objetos) com vozes modificadas em andamento (velocidade), intensidade (volume), timbre ( voz anasalada, mais ou menos grave ou aguda. Utilize também livros infantis com ilustrações atrativas e a sonorização sendo estimulada ao longo da narrativa (exemplos: sons de bichos, natureza, palavras repetidas, pequenas canções).
Não perca a chance de tornar, mesmo que breves, momentos estimulantes amorosos e de qualidade para você e seu filho. Dessa forma ele brincará, crescerá e aprenderá com a música.
Educadora Musical e musicoterapeuta.Pós-graduada em musicoterapia, atende em Teresina e é pioneira nesta especialidade no Piauí.
Saiba mais sobre mim- Contato: nydiadoregomonteiro@yahoo.com.br