Calor da Menopausa: ervas e aromaterapia amenizam o problema
O calor da Menopausa pode ser aliviado com práticas que integram conhecimentos, como unir ervas e óleos essenciais no seu dia a dia
Por Solange Lima
O calor na Menopausa é um dos sintomas mais recorrentes entre as mulheres que chegam a essa fase. Mas pode ser amenizado com práticas naturais e que ajudam as mulheres a focarem no que é mais importante: atingirmos o melhor momento da nossa sabedoria e intuição.
É nesse período que nos tornamos capazes de assumir o protagonismo de nossa própria história. Ou seja, é uma fase da autodescoberta e do crescimento pessoal, no qual as experiências acumuladas ao longo da vida se convertem em uma fonte valiosa de conhecimento.
Mas, claro, para falar de transformação e bem-estar também precisamos discutir sobre os “fogachos”, ou seja, o calor da Menopausa. Isso porque este é um dos sintomas mais recorrentes e que acabam deixando a gente muito irritada e sem paciência.
✅ Receba energia gratuita semanalmente dos terapeutas energéticas do Personare
Calor da Menopausa e a energia dos Rins
No livro As Deusas e a Mulher Madura de Jean Shinoda Bolen ela sugere a interpretação dos famosos “calores” como fontes de energia.
Ainda estamos vivas e com muita energia. Então, por que não mudar o ponto de vista sobre esse problema? Sei que realmente é difícil sentir e ter que conviver com os calores, e sei que muitas mulheres têm calores absurdos que tiram o sono e atrapalham o dia a dia.
Sob a visão da Medicina Tradicional Chinesa, calor da Menopausa ocorre por deficiência do meridiano do Rim, comum no ciclo feminino, trazendo desequilíbrios do Yin e Yang. Além disso, os fogachos estão associados principalmente:
- falta de sono reparador
- má alimentação
- descontrole do estresse
- falta de prática de atividade física
Alimentos que aumentam o calor da Menopausa
Quando falamos em Medicina Tradicional Chinesa, a prática da acupuntura em pontos específicos que equilibram meridianos específicos é muito bem vinda. E, além disso, uma dieta pode ser prescrita de forma personalizada, dando conta da individualidade de cada mulher.
Alimentos que geram calor como, por exemplo, pimenta, canela, cravo e gengibre, podem aumentar os calores. Assim como bebidas alcoólicas, chocolates, café e comidas mais calóricas também podem piorar o calor da Menopausa.
Por isso, prefira bebidas geladas e refrescantes, frutas, legumes e verduras frescas. Seu corpo vai agradecer.
Aliviando o calor da Menopausa com óleos essenciais e ervas
Os hidrolatos são como águas termais ou florais porque são extraídos na destilação dos óleos essenciais. Eles são maravilhosos para amenizar o calor da menopausa. E não tem contraindicações!
Tanto o de Sálvia quanto o de hortelã pimenta aliviam muito e melhoram a qualidade de vida das mulheres nessa fase da vida. Por isso, compartilho uma receita de um spray para você mesma fazer e aliviar os “calorões”:
- Use um frasco em spray
- Coloque 1 ml de álcool de cereais
- Coloque 1 gota do óleo essencial de hortelã pimenta
- Misture bem e complete com água mineral.
- Leve para a geladeira.
Quando for usar o seu spray, chacoalhe o frasco para misturar bem. Então aplique na região do pescoço, no chakra cardíaco, na testa, nas bochechas (sempre com os olhos fechados) e diga para si mesma:
“Eu não estou tendo uma onda de calor, eu estou transformando essa energia em meu autêntico poder”.
Essa frase faz parte do livro A Alquimia da Menopausa, de Cathy Skipper.
Os poderosos óleos essenciais
Óleos essenciais como gerânio, cipreste e sálvia sclarea são bons para ajudar a controlar os fogachos e, além disso, para trabalhar as emoções que estão atreladas a esse sintoma. Consulte um aromaterapeuta para te ajudar de forma mais personalizada.
De acordo com Adriana Resende, terapeuta em ginecologia natural, adotar um estilo de vida saudável sempre será o principal alicerce para aliviar os fogachos. No entanto, há também ervas e exercícios de respiração que desempenham um papel significativo nesse processo.
Entre as diversas opções de ervas disponíveis, duas se destacam por sua eficácia e facilidade de acesso: a Sálvia (Salvia officinalis) e a Folha de amora (Morus nigra).
Ambas podem ser consumidas na forma de chás e tinturas, sendo a última mais recomendada para casos de calor da menopausa. Lembrando que sempre é aconselhável o acompanhamento de um terapeuta.
Respire para amenizar os fogachos
Além disso, exercícios que visam controlar a respiração e promover a calma são igualmente benéficos durante crises. Experimente fazer assim:
- deite-se confortavelmente e foque exclusivamente na sua respiração
- coloque uma mão no peito e outra no abdômen
- perceba o movimento ascendente e descendente do tórax e do abdômen
- concentre-se na respiração por alguns momentos, permitindo, assim, que o corpo se reequilibre até que a crise passe.
Esse simples exercício pode proporcionar alívio efetivo em momentos de desconforto causados pelo calor da menopausa.
Momento transformador na vida das mulheres
Saiba que a Menopausa pode ser um momento transformador na vida da mulher, a fase de maior conexão com nossa essência e sabedoria interna e quando buscamos aceitação, entendimento e nos sentimos acolhidas por outras mulheres que passam por essa fase.
Quer estar junto com a gente nessa jornada de autoconhecimento? Vem para nossa jornada terapêutica sobre fogachos, clique aqui e se inscreva!
Esse artigo teve a colaboração da terapeuta Adriana Resende (@adriana.ginecologianatural).
Terapeuta integrativa e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia e Reiki. Realiza atendimentos online.
Saiba mais sobre mim- Contato: atendimento.sol08@gmail.com