Pequenos ajustes ou mudança radical de carreira? Como escolher o caminho da Transição Profissional
Para encontrar o melhor caminho para sua Transição Profissional é preciso o que realmente faz sentido para sua vida
Por Gabi Squizato
Quando pensamos no caminho da transição profissional, muitas vezes, imaginamos uma mudança radical de carreira e recomeços completos.
Mas será que é sempre necessário romper com tudo de uma vez para alcançar a realização profissional? Ou será que ajustes sutis podem ser o suficiente para nos direcionar para o trabalho dos nossos sonhos?
Se você está se perguntando qual caminho seguir, saiba que a resposta está profundamente ligada ao seu autoconhecimento e à forma como você lida com as mudanças.
Cada pessoa tem seu próprio ritmo e motivação para dar esse passo. O importante é entender se sua insatisfação está em um pequeno detalhe, como a rotina ou o ambiente de trabalho, ou se é algo mais profundo, que exige uma mudança completa.
Se você não sabe por onde começar, te recomendo conhecer o curso de Transição Profissional Turbinada para desbloquear o seu caminho.
A seguir, compartilho estratégias para uma transição de carreira suave.
Como mudar sua carreira?
Você tem vontade de fazer uma transição de carreira ou crescer no seu emprego atual? Nesta aula gratuita, Gabi Squizato, especialista em transição profissional, te ajudará a identificar quais mudanças de mentalidade você precisa viver para dar esse passo na sua vida. É dia 25/09, às 20h.
Pequenos ajustes: um caminho de transição suave
Para muitos, a mudança não precisa ser drástica. Às vezes, uma simples reorganização do trabalho ou da função ou até mesmo uma mudança de empresa (e não de profissão) pode ser o suficiente para trazer mais satisfação e qualidade de vida.
Se você está insatisfeito com sua rotina, o estresse ou o ambiente de trabalho, mas ainda sente que sua carreira atual oferece algum valor, talvez um ajuste seja tudo o que você precise.
Os ajustes podem ser implementados com passos pequenos e gradativos, como mudar de setor, redefinir suas tarefas ou até mesmo trabalhar para ter um horário mais flexível.
Nem tudo precisa ser uma revolução. Para algumas pessoas, esses pequenos ajustes podem representar grandes melhorias em sua qualidade de vida e satisfação profissional. Tudo começa com honestidade consigo mesmo para entender se esse é o seu caso.
Pergunte-se: O que realmente me incomoda? E porquê isso me incomoda? Investigue-se com bastante interesse para ter maior clareza sobre os seus motivos particulares.
💼 Entre para o nosso grupo de Carreira no WhatsApp
Mudança radical de carreira: quando a transição precisa ser completa?
Por outro lado, há quem sinta que chegou o momento de uma transformação mais profunda. Quando a insatisfação é muito maior que um simples detalhe, uma mudança radical de carreira pode ser o melhor caminho.
Isso inclui não só mudar de função, mas até mesmo explorar novas áreas de atuação ou até recomeçar em uma profissão totalmente diferente.
Esse processo exige coragem, planejamento e um forte alinhamento com os seus valores.
É fundamental ter clareza sobre o que te motiva a mudar, seja a busca por mais propósito, um chamado, necessidade de maior qualidade de vida ou até mesmo um novo desafio.
Transitar para um novo caminho pode ser assustador, mas é totalmente possível quando a mudança é alinhada com quem você realmente é e o que você deseja.
Leia aqui: Como se preparar para a transição de carreira: 6 passos essenciais
Qual caminho seguir?
A escolha entre fazer pequenos ajustes ou promover uma mudança radical de carreira depende de você. O importante é entender o que está te motivando.
Se você sente que uma mudança suave pode melhorar sua situação, comece por aí. Agora, se você sente que sua profissão ou função não representam mais seus valores e propósitos, a mudança radical pode ser a resposta.
A transição de carreira é, sem dúvida, um processo íntimo e pessoal, que exige coragem, reflexão e muito autoconhecimento. Por isso, é essencial que você se pergunte:
- O que está me impedindo de dar esse passo?
- É o medo?
- A insegurança financeira?
- Ou talvez a falta de clareza sobre o que realmente desejo?
Se você quer se aprofundar nesse processo e entender qual a melhor abordagem para a sua transição, conheça o curso Transição Profissional Turbinada, onde posso te ajudar a alinhar suas escolhas ao que realmente faz sentido para sua vida e seus valores.
Terapeuta, mentora, professora de desenvolvimento pessoal e treinadora em inteligência emocional. Entrega recursos para quem quer viver o melhor da vida hoje mesmo.
Saiba mais sobre mim- Contato: gabi@gabisquizato.com
- Site: https://gabisquizato.com/