Câncer e atendimento humanizado
Psico-Oncologia ajuda paciente a ter mais força e bem-estar
Por Personare
Receber um diagnóstico de câncer é um momento difícil de ser encarado. Apesar do momento da confirmação da doença ser o mais impactante, os meses de tratamento também costumam ser vividos sob muito estresse, medo e sobressaltos. No entanto, os pacientes com câncer podem aproveitar esse momento doloroso para fazerem descobertas a respeito de si mesmo e do outro. A Psico-Oncologia ajuda o paciente a buscar uma sensação de plenitude durante o tratamento da doença, além de trazer desenvolvimento pessoal para todos os envolvidos.
Por meio de psicoterapia, técnicas corporais e estratégias expressivas, como desenhos, dança e aquarelas, o paciente pode entrar em contato com a sensação de bem-estar físico e emocional
Por meio de psicoterapia, técnicas corporais e estratégias expressivas, como desenhos, dança e aquarelas, o paciente pode entrar em contato com a sensação de bem-estar físico e emocional
, além de aumentar sua qualidade de vida e de comunicação. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia, Rita Macieira, o objetivo da terapia é humanizar o atendimento ao paciente com câncer, investir na formação de profissionais e organizar serviços oncológicos que atendam integralmente a quem precisa.
“É importante salientar que a Psico-Oncologia não é uma formação exclusiva para psicólogos, mas está aberta a todos os profissionais que lidam com o câncer, como médicos, enfermeiros e assistentes sociais, por exemplo. Apenas o emprego de técnicas psicológicas são de uso exclusivo de psicólogos e psiquiatras devidamente habilitados”, explica a especialista.
Somando forças
Além disso, a fé e os pensamentos positivos podem ser importantes aliados para combater a doença. A especialista acredita que a espiritualidade humana é uma das maiores forças formadoras de sentidos e pode ser um fator determinante em situações de estresse e sofrimento. No entanto, a Psico-Oncologista afirma que muitos pacientes impedem ou adiam o tratamento, gerando sentimentos de culpa e insignificância. Isso pode desencadear depressão e falta de forças para se curar.
“A psicologia é o estudo da alma. Por esse motivo, não podemos esquecer que no tratamento do câncer a força interior e o apoio psicológico e espiritual são fundamentais para eliminar o sofrimento e trazer grandes oportunidades de bem-estar pessoal”, lembra a terapeuta.
A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.
Saiba mais sobre mim- Contato: conteudo@personare.com.br
- Site: http://personare.com.br