Chás para insônia na Menopausa
Um chá para insônia para menopausa pode ser uma abordagem natural eficaz para melhorar seu sono; conheça receita
Por Monica Rocha
Durante a menopausa, é comum que as mulheres tenham problemas para dormir. Porém, com uma abordagem natural eficaz, o chá para insônia para menopausa pode melhorar a qualidade do sono.
Isso é importante porque a insônia pode ter um impacto significativo na qualidade de vida. Ela afeta o humor, a energia, a capacidade de concentração e a saúde geral.
Assim, buscar uma solução é fundamental para promover o bem-estar durante essa fase da vida. E é sobre isso que falaremos neste texto.
Chá para insônia para menopausa
Com o fim dos ciclos menstruais, ocorrem mudanças hormonais significativas na vida da mulher. Durante a menopausa, a produção de estrogênio e progesterona diminui e, por isso, pode ocorrer a uma série de sintomas, inclusive insônia.
As alterações hormonais podem causar dificuldade para adormecer, despertar frequente durante a noite e, portanto, uma qualidade ruim do sono em geral.
Por isso, o chá para insônia para menopausa é uma boa alternativa natural para recuperar o bem-estar. Confira quais ervas são indicadas:
Chá de Alfazema (Lavanda)
A alfazema (ou lavanda) é conhecida por suas propriedades relaxantes que ajudam a aliviar a ansiedade assim como promover um sono reparador.
- Como preparar: adicione uma colher de chá de flores de alfazema secas a uma xícara de água quente. Deixe em infusão por 10 minutos e coe antes de beber.
- Como consumir: beba uma xícara de chá de alfazema cerca de 30 minutos antes de dormir para relaxar e induzir o sono.
Chá de Camomila
A camomila tem propriedades sedativas leves que podem ajudar a acalmar a mente, mas também o corpo.
- Como preparar: coloque uma colher de sopa de flores de camomila secas em uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos e coe.
- Como consumir: beba uma xícara de chá de camomila antes de dormir para promover um sono tranquilo.
Chá de Valeriana
A raiz de valeriana é usada há séculos para tratar distúrbios do sono devido às suas propriedades sedativas.
- Como preparar: adicione uma colher de chá de raiz de valeriana seca a uma xícara de água quente. Deixe em infusão por 10 a 15 minutos e coe.
- Como consumir: tome uma xícara de chá de valeriana 30 minutos antes de dormir para melhorar a qualidade do sono.
Chá de Erva-cidreira
A erva-cidreira é conhecida por suas propriedades ansiolíticas e sedativas suaves, ou seja, que ajudam a relaxar.
- Como preparar: adicione uma colher de sopa de folhas de erva-cidreira secas a uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos e coe.
- Como consumir: beba uma xícara de chá de erva-cidreira antes de dormir para acalmar a mente e melhorar o sono.
Mais dicas para melhorar o sono
Além do chá para insônia para menopausa, outras práticas ajudam a lidar com o problema. Assim, você pode lançar mão de uma ou mais destas sugestões:
- Meditação pélvica: pratique a meditação pélvica com respiração lenta e movimentos suaves no ventre, misturados com algumas massagens. Isso porque essa prática é excelente para acalmar o corpo e a mente antes de dormir.
- Exercícios gentis e suaves: realize exercícios leves que envolvem movimentos lentos e respiração profunda para acalmar o corpo e a mente.
- Consciência corporal: pratique a consciência corporal para promover o relaxamento e um estado de presença, ajudando a preparar o corpo para o sono.
- Hábitos de sono saudáveis: estabeleça uma rotina regular de sono, evite cafeína e dispositivos eletrônicos antes de dormir e crie um ambiente de sono confortável.
- Alimentação equilibrada e exercícios físicos: mantenha uma dieta equilibrada, focada em desinflamar o corpo, e inclua a dança pélvica em sua rotina de exercícios. Este trabalho terapêutico ajuda a equilibrar o corpo e é especialmente benéfico para mulheres que enfrentam os desafios do climatério e da menopausa.
Um sono reparador é muito importante em uma jornada de autocuidado. Portanto, usufrua dos benefícios de um chá para insônia para menopausa e garanta seu bem-estar.
Conheça o Território Mulher
Meu nome é Monica Rocha, terapeuta corporal e bailarina licenciada pela Faculdade Angel Vianna. Sou apaixonada pela arte de mover o corpo e a vida.
Especializei-me em gerontologia e geriatria pela Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Como fitoterapeuta Ayurveda e membro da Associação Portuguesa da Medicina do Estilo de Vida, tenho dedicado minha carreira à saúde da mulher madura.
Sou carioca, tenho 57 anos e vivo em Lisboa há sete anos. Há mais de 20 anos, fundei o projeto Território Mulher, onde desenvolvi meu próprio método com práticas preventivas, especializado em longevidade saudável.
Em 2024, lancei o e-book Revolução Hormonal, um guia prático para uma transição suave do climatério à menopausa após os 40, 50 e mais.
Para um olhar integral sobre a saúde da mulher através da Medicina Holística, siga o perfil do Instagram Território Mulher e cuide da sua saúde física, mental e energética. Participe da nossa comunidade, onde você vai aprender como vivenciar a menopausa e o climatério de forma natural e eficaz.
Fundadora do projeto Território Mulher e especialista em Saúde Integral, com mais de 20 anos de experiência. Oferece consultas online focadas em menopausa, utilizando fitoterapia e exercícios terapêuticos.
Saiba mais sobre mim