Como mudar hábitos de vida? Veja contribuições da Neurociência
Ao mudar hábitos de vida, transformamos nossas ações e os resultados que alcançamos em nossa experiência diária.
Por Marcelo Anselmo
O início do ano é um período que nos traz reflexões sobre as dimensões da vida. Afinal, mudar hábitos nos leva a melhorar nossas atitudes e comportamentos para o ano novo que se desenvolverá.
É um momento muitas vezes desafiador, pois trazemos a atenção para dentro de nós mesmos. Desse modo, construímos um processo de autoconhecimento. Este, por sua vez, nos ajuda a vencer barreiras e crenças limitantes.
Por que mudar hábitos de vida
Dentre os fenômenos que dificultam nossa evolução, estão os hábitos de vida. Afinal, as ações repetidas que realizamos demonstram muito os resultados que alcançamos ou não. Assim, a análise de si próprio emerge, sendo acompanhada de um questionamento: “Como mudar hábitos de vida?”.
No entanto, antes de mudança de hábito, precisamos entender o que são os hábitos de vida. Geralmente, são ações de cunho inconsciente que se acumulam ao longo dos anos.
Desse modo, não nos questionamos a respeito das razões que nos conduzem a realizá-los cotidianamente. Isso independe de qual hábito estamos falando.
Em que se baseiam os hábitos de vida
Assim, ergue-se a importância na Neurociência do hábito dentro dessa jornada de mudança. Ou seja, trata-se de entender como o cérebro humano se acostuma a realizar uma determinada ação de modo repetido anos à fio. Os hábitos se estabelecem por meio dos seguintes processos:
- Hábitos geram hábitos: Um hábito de vida (seja praticar meditação, acostumar-se a dormir mais cedo ou fazer exercícios físicos) resulta na soma de pequeninos hábitos que somados geram o hábito em si;
- Hábito é uma ação automática: Dentro do escopo da neurociência, temos muitas tarefas existentes que a mente necessita reger ao mesmo tempo. Dessa forma, criar a automação de uma tarefa (colocar no piloto automático) é um recurso que o cérebro utiliza para dedicar-se em outras tarefas que demandam mais dele.
Como mudar hábitos de vida
- Liste os hábitos nocivos: Muitas vezes queremos sair incorporando novos hábitos na vida. No entanto, nos esquecemos de diminuir pouco a pouco os hábitos ruins que estão dificultando o alcance de um determinado objetivo;
- Mude um hábito de cada vez: Feita a identificação dos hábitos nocivos, o ideal é escolhermos aquele que mais nos impacta atualmente e focar na mudança dele.
Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação; MBA em Marketing; Especialista em Gerontologia; Certificado em Gerenciamento de Estresse; Especialista em Mindfulness e Mindful Eating. Contato: marcelo@plenitudebemestar.com.br
Saiba mais sobre mim