Conheça os níveis de aprendizado do Reiki
Por meio de cursos, aluno pode aplicar técnica e se beneficiar dela
Por Simone Kobayashi
O Reiki é uma técnica japonesa de canalização de energia. Ela é passada através do toque das mãos para a harmonização dos corpos físico, emocional, mental e energético. O Reiki equilibra e energiza, levando a uma maior harmonia.
É uma técnica suave e natural que nos ajuda a buscar uma maneira melhor de lidarmos com nossas emoções, nossos pensamentos e situações da vida.
Para aprender essa técnica, os cursos estão divididos em três níveis, mais o mestrado. Mas vale lembrar que não necessariamente a pessoa que começar fazendo o Reiki 1 terá que ir até o mestrado.
Afinal, a ideia é cada um obedecer seu próprio tempo e buscar o que lhe é mais prioritário, seguindo ou não pelos níveis até o final. A partir do Reiki 1, a pessoa já é considerada reikiana e se beneficiará da técnica.
Os cursos são sempre ministrados por um mestre Reiki, e o tempo de duração poderá variar de acordo com o jeito de cada profissional ministrar os cursos.
Busque sempre informações sobre o profissional e o curso, de preferência com quem já participou de um. Claro que aquelas pessoas que não desejam se especializar na técnica poderão se beneficiar somente com o atendimento do Reiki.
Dentro dos conteúdos dos níveis, temos a parte teórica e a prática. Na parte teórica, o estudante conhece os fundamentos do Reiki, o conceito, a história, os benefícios da técnica e seu funcionamento, os cinco princípios, os símbolos e suas características, as posições e as técnicas para aplicação.
Além da divisão para aprendizado de níveis diferentes de Reiki, temos focos diferentes em cada um dos níveis.
Reiki nível 1
Foca na própria pessoa, em especial na sua limpeza energética e equilíbrio. O iniciado aprende a prática da autoaplicação e passa pelo ritual de iniciação, o que propicia uma proteção energética, garantindo uma energia mais equilibrada e harmônica.
Reiki nível 2
Essa parte do curso foca nos aspectos emocionais e mentais. Atua de uma forma especial, promovendo uma transformação nos padrões emocionais e mentais da pessoa que o pratica. Não é à toa que o nome desse nível é “transformação”. Na parte prática desse nível, o reikiano aperfeiçoa técnicas para aplicação do Reiki nas pessoas próximas, familiares e amigos.
Reiki nível 3
Nesse nível, o aluno já tem uma visão do quanto o Reiki passou a ser importante para si mesmo e como pode beneficiar-se com ele.
Assim, vibra-se no Amor Incondicional, que não julga e não impõe condições, que leva a vontade de passar aos outros, ajudar o próximo, fazer a diferença. Desse modo, esse é o foco principal desse nível: fazer a diferença, ser a ação de mudança.
Nesse nível de Reiki, aprendemos técnicas de Reiki à distância e Reiki para grupos de pessoas, ou seja, o reikiano pode enviar energia, equilibrar e harmonizar o seu entorno. É também conhecido como o nível do Mestre Interior.
Reiki nível 3 Mestrado
Foca na profundidade de conhecimento, preparando a pessoa para ser responsável pela formação de outros reikianos que queiram iniciar-se. É o final dos níveis de aprendizado do Reiki.
É como uma potencialidade que você poderá colocar em prática, mas pode também funcionar apenas na busca de conhecimentos mais profundos, assim como ver, apreender e assimilar os símbolos do nível.
Desse modo, nesse nível o praticante também discute e pensa sobre alguns conceitos como tempo, equilíbrio, dualidade e crise.
O Mestrado é o momento do “eu estou pronto”, e supõe a vontade pela busca de conhecimento, o ampliar e o expandir do nosso interior para um ser humano pensante, mais consciente e atuante.
Simone Kobayashi - Especialista em Terapia Vibracional, Terapeuta Holística e Vibracional, Mentora e Autora. Co-criadora de técnicas que promovem o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Ajuda pessoas a expandirem suas consciências e transformarem suas vidas para alcançar plenitude.
Saiba mais sobre mim