Desânimo? Florais para recuperar a fé e esperança
Conheça essências que podem ajudar a viver com mais ânimo e confiança na vida
Por Bela Medeiros
Estamos vivendo tempos difíceis. Vemos a cada dia mais e mais pessoas ao nosso redor em sofrimento emocional. As dúvidas são muitas sobre muitos aspectos e acabamos por perder um pouco (ou muito) a esperança em dias melhores.
Sem dispensar o tratamento tradicional, os florais podem ser uma alternativa, um suporte, para conseguirmos vencer o desânimo, recuperar a alegria, a fé e olhar a vida com lentes mais coloridas.
Florais que podem ajudar a encarar os desafios da vida
Veja na lista abaixo alguns dos florais de Bach que podem ser úteis para retomar a sua confiança em se superar e crescer com os obstáculos. Tente identificar quais momentos e sentimentos você está vivenciando agora:
Gentian – Fé e ânimo
Ajuda a crer que existe algo maior que pode nos ajudar a enfrentar as adversidades. Ele recupera nossa fé e confiança e nos deixa acreditar na superação dos problemas. Ideal para aqueles que desanimam facilmente diante de uma contrariedade e precisam enfrentar altos e baixos.
Gorse – Esperança
Uma flor que resgata a luz para aqueles que não acreditam mais em uma solução. Indicado para quem passou ou passa por um grande sofrimento, acha que não vale a pena lutar e se entregou. Traz força de vontade, promovendo o renascimento da esperança.
Willow – Positividade
Se você acha que a vida tem sido injusta e se perde em lamentações e ressentimentos, Willow é para você. Ideal para quem vive uma maré de “má sorte” e se sente magoado. Ele libera a tristeza, transformando o negativo em positivo. Desperta o otimismo.
Sweet Chestnut – Serenidade
Esta essência é especial para quem se sente em grande angústia ou desespero. Para quando não suportamos mais. Geralmente é aplicado em casos mais extremos em que houve uma grande perda e o sentimento de desolação. Ele traz luz e a compreensão das dificuldades.
Wild Rose – Alegria de Viver
Excelente para aqueles que se sentem apáticos, conformados e desanimados. Ideal para as pessoas que perderam o prazer e a vontade de participar da vida. Esta flor recupera o entusiasmo e a inspiração para viver com mais alegria e plenitude. Faz enxergar a beleza novamente.
Se está muito difícil, procure um terapeuta
Escolha uma ou mais das essências indicadas e experimente a sua reação. Você pode tomar quatro gotas, quatro vezes ao dia. Essa é a dosagem mínima para se obter resultado. Costumo sugerir seis vezes ao dia para situações em que precisamos de mais eficiência. Uma boa ideia é fazer um diário das emoções para registrar a melhora.
Você pode dar nota de 1 a 10 para sentimentos como a tristeza e desesperança, por exemplo. No entanto, cada caso é um caso e existem muitas essências capazes de dar conta dos casos de desânimo, tristeza e falta de fé. Na dúvida, consulte um terapeuta para esclarecer e lhe acompanhar durante o processo.
Às vezes, vamos tirando os véus e vão surgindo mais e mais camadas e sentimentos diferentes. E você não precisa passar por tudo sozinho. O terapeuta é um dos profissionais que pode lhe oferecer suporte. Lembre-se que o tratamento com os florais não dispensam o tratamento médico. Sempre que doer demais, procure ajuda especializada.
Taróloga, astróloga, reikiana, terapeuta de Cura Interior (Alinhamento Energético) e de outras técnicas holísticas. Realiza o trabalho de facilitadora de Ho'oponopono para grupos há seis anos. Acredita que, com esta e outras técnicas, é possível melhorar a vida em todos os aspectos e, assim, deixar um mundo melhor para as futuras gerações.
Saiba mais sobre mim