Dor no pescoço: entenda as causas e como aliviar com métodos naturais

Ao entender a causa da dor no pescoço, podemos tratá-la desde a raiz. É aí que entra a Medicina Tradicional Chinesa (MTC)

Compartilhe

Atualizado em

A dor no pescoço ou dor na cervical é uma das queixas mais comuns no mundo moderno. Segundo o IBGE (2024), cerca de 20% da população brasileira convive com esse desconforto de forma constante. 

Mas as causas vão muito além da postura: incluem tensões musculares, emoções reprimidas, cansaço crônico, além de fatores climáticos e até alimentares.

A boa notícia é que ao entender a causa da dor no pescoço, podemos tratá-la desde a raiz. É aí que entra a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que busca não apenas aliviar a dor na cervical, mas encontrar as causas e trabalhar nelas.

Leia também:

Dor no pescoço: o que pode ser?

A dor pode aparecer de forma aguda ou crônica, e atingir um ou ambos os lados do pescoço. Em muitos casos, o incômodo se estende para os ombros e a parte superior das costas.

Na visão da Medicina Chinesa, a dor no pescoço é um reflexo de bloqueios ou desequilíbrios internos, que interferem no fluxo de energia vital (Qi) e nas substâncias essenciais do corpo.

Esses desequilíbrios podem ter origem física, emocional ou energética. Por isso, caso exige uma abordagem personalizada para proporcionar um alívio duradouro e restaurar a harmonia do organismo.

As 4 principais causas da dor no pescoço

A seguir, vamos entender quais são principais causas na visão da MCT. Na sequência, você verá tratamentos naturais para saber como aliviar dor no pescoço.

1. Invasão de fatores externos (vento, frio e calor)

Fatores climáticos como vento, frio ou calor podem invadir o corpo e bloquear o fluxo de Qi e sangue, gerando rigidez e dor como resultado de exposição direta ao vento frio ou a mudanças climáticas repentinas.

Sintomas comuns:

  • Dor súbita
  • Dor intensa localizada na região posterior do pescoço
  • Rigidez no pescoço
  • Calafrios ou febre
  • Sensação de ardência (quando há muito calor) ou dor profunda (causada pelo frio)

2. Estagnação de energia e sangue

Altos níveis de estresse, má postura e emoções reprimidas, como raiva ou frustração, podem causar bloqueios energéticos e do sangue e, assim, gerar dores no pescoço.

Isso porque a estagnação bloqueia a circulação normal de energia e de sangue, afetando a mobilidade do pescoço e gerando dores persistentes e localizadas, frequentemente irradiadas para os ombros e parte superior das costas. 

Sintomas associados:

  • Dor latejante e localizada
  • Dor irradia para os ombros e parte superior das costas.
  • Tensão constante no pescoço
  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Dificuldade para relaxar

3. Deficiência de energia e sangue

O corpo sem energia Qi suficiente não consegue nutrir adequadamente músculos e articulações, levando à dor cervical. 

Assim, essa condição aparece em quem sofre com cansaço extremo, má alimentação, desgaste físico ou esgotamento emocional.

Sinais típicos:

  • Dor leve, porém constante
  • Sensação de fraqueza e fadiga
  • Tontura 
  • Dificuldade de concentração

4. Acúmulo de umidade e fleuma

O acúmulo de umidade e fleuma no organismo pode afetar diretamente as articulações e músculos, bloqueando assim o fluxo de energia e causando dor e rigidez. 

Na MTC, acredita-se que o excesso de umidade no corpo pode resultar em um “peso” nas articulações, afetando a mobilidade do pescoço. 

Nesse sentido, maus hábitos alimentares, como o consumo excessivo de alimentos gordurosos e bebidas frias, podem agravar esse quadro.

Indícios:

  • Sensação de peso na região cervical
  • “Névoa mental”
  • Cansaço excessivo
  • Dor acompanhada de rigidez
  • Dificuldade de movimentação 
  • Sensação de pressão no peito

Dor no pescoço lado esquerdo ou lado direito: tem diferença?

Sim. Na MTC, cada lado do corpo pode estar ligado a diferentes funções e órgãos. Assim, veja as diferenças:

  • Dor no pescoço do lado esquerdo pode estar associada ao excesso de energia emocional reprimida e sobrecarga do coração e fígado.
  • Dor no pescoço do lado direito pode ter relação com padrões de rigidez mental ou digestiva.

Embora não sejam regras fixas, esses sinais ajudam o terapeuta a identificar o tipo de bloqueio e o tratamento mais adequado.

Como aliviar dor no pescoço com métodos naturais

Ao invés de recorrer diretamente a remédios para dor no pescoço, é possível explorar terapias naturais que tratam as causas do desconforto. Assim, é possível ter um alívio duradouro e o restabelecimento da energia do corpo.

A Medicina Tradicional Chinesa oferece uma série de terapias naturais altamente eficazes no tratamento das dores cervicais, pois focam em restaurar o equilíbrio energético do corpo e aliviar a dor de maneira duradoura.

Acupuntura

A Acupuntura é uma das terapias mais eficazes para tratar as dores cervicais. Por meio da inserção de agulhas finas em pontos estratégicos do corpo, a Acupuntura ajuda a desbloquear o fluxo de Qi e a melhorar a circulação sanguínea na região afetada. 

Estudos comprovam que Acupuntura reduz significativamente a intensidade e a frequência da dor cervical, além de melhorar a flexibilidade e a mobilidade do pescoço. 

Além disso, ela também tem um efeito positivo sobre o sistema nervoso, diminuindo os níveis de estresse e promovendo o relaxamento muscular.

Fitoterapia Chinesa

A Fitoterapia Chinesa utiliza ervas específicas para tratar as causas profundas da dor no pescoço, especialmente em casos de deficiência de Qi e estagnação.

Algumas ervas utilizadas:

  • Ginseng
  • Raiz de Alcaçuz
  • Angelica

Essas ervas também ajudam a aliviar a rigidez muscular e restaurar a energia vital do corpo. 

Moxabustão

A Moxabustão é uma técnica que utiliza o calor gerado pela queima de ervas (geralmente Artemísia) para estimular pontos específicos do corpo. Isso porque o calor ajuda a promover a circulação sanguínea e a aliviar a dor nas regiões afetadas pela tensão muscular. 

A técnica é especialmente eficaz no tratamento de dores cervicais causadas por bloqueios energéticos relacionados ao frio ou à estagnação do Qi.

Auriculoterapia

A Auriculoterapia utiliza a estimulação de pontos específicos na orelha, que correspondem a diferentes partes do corpo.

Assim, a prática pode ser aplicada para aliviar a dor cervical, ajudando a equilibrar a energia e promovendo o alívio das tensões.

Esta técnica pode ser usada de forma complementar à acupuntura para otimizar os resultados terapêuticos.

Quando buscar ajuda profissional?

Se você apresenta algum destes sintomas, vale procurar avaliação especializada:

  • Dor intensa que não melhora em alguns dias
  • Formigamento ou dormência nos braços
  • Fraqueza muscular
  • Dor que piora ao deitar ou ao acordar

Mesmo usando métodos naturais, a dor no pescoço precisa ser acompanhada por um profissional qualificado.

Continua após a publicidade

Conclusão

A dor no pescoço pode parecer apenas uma tensão passageira, mas muitas vezes está revelando desequilíbrios mais profundos no corpo. 

Com a visão integrada da Medicina Tradicional Chinesa, é possível identificar as verdadeiras causas da dor e buscar um tratamento mais eficaz e duradouro.

Além de aliviar o desconforto, terapias como acupuntura, fitoterapia e moxabustão ajudam a restaurar o bem-estar físico, emocional e energético — sem a necessidade de remédios convencionais para dor na coluna cervical.

Portanto, se você busca como aliviar dor no pescoço de forma natural, esse é o caminho: olhar para o corpo como um sistema interligado, e tratar de dentro para fora.

Afinal, ao buscar um tratamento integrado e natural, o paciente pode recuperar a mobilidade e a qualidade de vida, sem a necessidade de intervenções invasivas.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Eric Flor

Eric Flor

Eric Flor é terapeuta integrativo formado em fisioterapia, acupunturista e mestre em Reiki. Faz atendimentos online e presenciais em João Pessoa com Auriculoterapia, Ventosaterapia, Moxaterapia, Orgoniteterapia, Cristalterapia e Pranic Healing (Cura Prânica) na promoção de saúde em todos níveis, equilíbrio e bem-estar.

Saiba mais sobre mim

Leia em seguida: