Empreendedorismo Espiritual: como criar um negócio alinhado ao seu propósito
Compartilho dicas para te ajudar a construir, reconstruir e sustentar meu negócio de Empreendedorismo Espiritual
Por Amanda Guimarães
O que não falta na internet são coaches falando da relação entre empreendedorismo e propósito e sobre cultivar negócios holísticos – no sentido mais latu senso do termo. No entanto, pouco se fala sobre empreendedorismo espiritual.
Estou me referindo à construção de uma motivação espiritual para o seu negócio e como isso pode transformar a forma como você o encara e suas possibilidades de prosperar.
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O que é Empreendedorismo Espiritual
O termo “empreendedorismo espiritual” emergiu nas últimas décadas, à medida que práticas espirituais começaram a ser integradas ao mundo dos negócios.
Refletindo a busca por um propósito maior e o alinhamento entre valores pessoais e profissionais, esse conceito descreve a criação e gestão de negócios que vão além do lucro, promovendo o desenvolvimento pessoal, impacto positivo na comunidade e o bem-estar coletivo.
No empreendedorismo espiritual, o sucesso financeiro é equilibrado com a criação de valor espiritual e a conexão com algo maior, transformando o empreendimento em um veículo de realização e crescimento tanto material quanto espiritual.
Minha história no Empreendedorismo Espiritual
Pessoalmente falando, vi minha jornada enquanto empreendedora impactada pela visão de empreendedorismo espiritual.
Em 2018, decidi abrir minha primeira consultoria em processos de inteligência de mercado e marketing digital.
Na época, eu conciliava a consultoria com um cargo alto de gestão no segmento de tecnologia. Como grande parte das pessoas empreendedoras, eu percebi que faltava algo no mercado, entendi que eu poderia oferecer e viabilizei sua execução.
Simples, certo? Errado. Minhas primeiras crises começaram quando percebi que para além do fluxo oferta versus demanda, era preciso que eu acreditasse visceralmente na continuidade do que eu oferecia… algo, que no universo espiritualista, chamamos de fé.
Nas minhas buscas por ferramentas que me ajudassem a encontrar o propósito associado ao meu trabalho, que, segundo minha lógica, é o que me faria prosperar e por consequência o meu negócio, experimentei diversos tipos de mentorias, metodologias, cursos, formações, grupos de estudos, técnicas e linguagens.
Hoje, acumulo uma pós-graduação em análise de dados, algumas especializações em métodos ágeis e design thinking e muitas (muitas!) leituras sobre empreendedorismo e propósito.
No entanto, a ferramenta que mais me aproximou de um caminho para as respostas que eu buscava, foi o Tarot.
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O Tarot me ajudou a descobrir meu propósito
Minha experiência com o Tarot começou justamente da minha busca por descobrir meu propósito de vida, como compartilhei aqui.
Esse desejo me guiou por um caminho de autodescoberta e, eventualmente, me levou a criar um negócio que não só refletisse quem eu sou, mas também servisse de apoio para outros em suas próprias jornadas espirituais.
Entender minhas aspirações, meu funcionamento, minha rotina, meu metabolismo, meu sistema de crenças. Meus limites, meus traumas, atritos, fissuras emocionais, meus pontos de tensão e imaturidade. Minha relação com o Todo, a sociedade, o outro, a espiritualidade foram profundamente alterados pelo meu aprendizado com o Tarot.
Mas antes de falar sobre ferramentas e rotinas que podem te ajudar a construir um negócio alinhado com o seu propósito de vida, é preciso ter um panorama contextualizado de onde estamos entrando.
O Mercado de Empreendedorismo no Brasil
O Brasil tem uma relação única com o empreendedorismo. Dados do Sebrae mostram que cerca de 23% da população adulta está envolvida em atividades empreendedoras, uma das taxas mais altas do mundo. No entanto, a caminhada não é fácil.
Segundo a mesma pesquisa, mais da metade das empresas fecha as portas nos primeiros quatro anos de operação, e um dos principais motivos é a falta de alinhamento com o propósito do empreendedor.
No campo do empreendedorismo espiritual, onde a conexão com o propósito é fundamental, essas estatísticas destacam a importância de construir negócios que realmente ressoem com o que acreditamos.
No Brasil, as mulheres representam uma parcela significativa do empreendedorismo. De acordo com a pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2022, as mulheres compõem cerca de 34% dos empreendedores no país.
Apesar de enfrentarem desafios como a desigualdade de acesso a financiamento e preconceitos de gênero, as brasileiras continuam a crescer no cenário empreendedor, sendo responsáveis por 48% dos novos negócios iniciados nos últimos anos.
Portanto, esse movimento reflete o crescente papel das mulheres como agentes de transformação econômica e social no Brasil.
Aprendendo com as Frustrações
Depois que entendi que a consultoria em marketing poderia ter sido o primeiro passo, mas não era o todo da minha jornada rumo ao empreendedorismo, foi em uma leitura de Tarot que identifiquei o meu potencial de articular, agitar e movimentar pessoas.
Essa habilidade em específico, se tornou muito útil para construir uma comunidade ativa, quando decidi me tornar cartomente em tempo integral. Então, nos últimos 4 anos, foram mais de 4.000 pessoas atendidas em outros 2 idiomas além do português.
Em 2022, decidi abrir uma loja física na minha cidade para expadir meus atendimentos de Tarot para o presencial, vender produtos associados e sublocar para outras pessoas terapeutas. Foi um grande fiasco.
Primeiro, porque eu não tinha experiência com gestão de negócios físicos – considerando que toda minha experiência prévia de trabalho tinha sido no digital.
Segundo, porque eu não era uma especialista em gestão financeira e não conseguia separar onde eu começava e o meu negócio terminava.
Duas grandes lições
Aí está a primeira grande lição para construir negócios com propósito: um negócio próspero só existe porque tem uma pessoa próspera por traz dele. E a prosperidade diz muito sobre a capacidade de suportar o peso da riqueza.
Mas não falo isto de uma perspectiva fatalista ou sacrificante; do contrário, falo de estrutura.
Um exemplo que gosto de dar é de quando entramos na academia. Dificilmente uma pessoa sedentária entra na academia e consegue carregar 100kg de uma vez.
A lógica da prosperidade é a mesma: dificilmente você consegue prosperar do dia pra noite. A prosperidade envolve uma preparação holística – corpo, mente e espírito – para o sucesso. É preciso se capacitar.
A segunda grande lição é: só se aprende na repetição. E aí vem minha outra grande frustração no processo de empreender: com menos de 2 anos de abertura, fechei a loja física por falta de giro.
Mas para além disso, eu estava cansada. Eu passava mais tempo na loja física do em casa. Interrompi todas as outras atividades que não eram trabalho – academia, yoga, terapia – por uma suposta falta de tempo.
Eu acreditava que se eu desse 100% de mim, meu negócio prosperaria.
E aí vem a terceira lição: se você precisa dar 100% de si para o seu negócio, ele deixou de ser seu propósito e passou a ser uma vaidade, um vício que precisa ser alimentado. Negócios saudáveis se sustentam com ou seu seu CEO.
A frustração me fez parar e estudar. Avaliar os erros e entender: eu tinha repertório emocional e empresarial para fazer diferente?
E aí comecei a descobrir novas perspectivas.
Descobrindo Novas Perspectivas
Quando eu e meus sócios fomos avaliar criticamente as motivações pela falta de giro da loja física, nos deparamos com 3 dados interessantes:
- Apenas 10% do nosso público nos conhecia em função da loja física;
- 68% das vendas eram feitas através do ecommerce;
- 81% das vendas eram feitas por consulentes minhas de Tarô.
A partir desses 3 dados entendemos que: a loja física não era determinante para a existência do nosso negócio, que investir numa estratégia de ecommerce impulsionaria mais faturamento do que a loja física e que o que mantinha nossas vendas era a comunidade que eu havia construído.
Então voltei lá pro começo, na consultoria em marketing, no meu propósito de agitar pessoas.
Meu negócio só era próspero porque eu, na minha individualidade, era capaz de exercê-lo.
A partir daí, me debrucei em entender a presença digital do meu público, em investir nas comunidades, em produzir um conteúdo mais empático e intimista, em dar ênfase para a minha imagem pessoal, antes de quaisquer outras marcas associadas.
Para que meu negócio prosperasse, eu precisava me colocar no centro. E esse foi o pulo do gato.
Passo a Passo para construir negócios com propósito
Reunindo todos meus tombos, tropeços e decisões por levantar e continuar, reuni algumas rotinas que me ajudaram a construir, reconstruir e, mais importante ainda, sustentar o meu negócio:
1. Autoconhecimento
A gente acha que o autoconhecimento é um ponto de chegada, quando na realidade, é uma prática diária e constante.
Retomar minha rotina com o Tarot, buscar aconselhamento astrológico, reforçar a terapia, retomar hábitos de leitura, foram elementos de autoconhecimento que permitiram que eu tivesse mais recursos emocionais para resolver as questões que meu negócio enfrentava.
2. Pesquisa de Mercado
A pesquisa de mercado é a origem do meu trabalho, meu primeiro cargo registrado na carteira de trabalho. Mas como às vezes a casa é de ferreiro e o espeto é de pau, acabo me esquecendo de acompanhar as pesquisas, tendências e inovação para o meu setor.
Um empreendedor atento ao seu redor consegue prever crises, antecipar soluções e surfar em grandes ondas.
3. Validação de Ideia
Todo dia acordo com uma ideia de produto diferente. Todas elas me parecem milionárias. Como o Adam Grant fala no seu livro “Os originais: como os inconformistas mudaram o mundo”, é preciso muitas ideias antes de se ter uma boa ideia.
Assim, o processo de validação, construção de um MVP (Mínimo Produto Viável) ou protótipo, te ajuda a não investir rios de dinheiro em ideias que não vão se sustentar no mercado.
4. Planejamento Estratégico
Um bom planejamento estratégico considera férias, descanso, salário emocional, satisfação pessoal, desenvolvimento de pessoas. Estratégia sem humanidade não funciona para quem decide empreender com propósito.
5. Adapte-se ao Longo do Caminho
Por orgulho ou vaidade, muitas pessoas empreendedoras se mantém apegadas às ideias originais.
Um negócio próspero e com propósito é aquele onde a ideia é oferecida para a comunidade, a comunidade faz suas demandas a partir da ideia e o empreendedor se ajusta de acordo com as necessidades do mercado, do cliente e do negócio.
6. Individualidade e identidade
Um empreendimento espiritual é aquele que constrói autonomia e satisfação para quem empreende. Se você não tem tempo para sua individualidade, para sua vida para além do trabalho, tem algo que precisa ser desenvolvido, aprimorado ou ajustado.
Quer ajuda?
Se você está buscando alinhar seu negócio ao seu propósito de vida ou precisa de orientação para desenvolver sua presença digital, me chama!
Só me seguir no Instagram para mais insights e quem sabe virar meu mentorando nessa caminhada empreendedora. Não é porque é difícil que precisa ser solitário 🙂
Amanda R. Guimarães é cartomante, terapeuta holística e comunicadora, unindo tarot, bruxaria natural e aromaterapia para promover autoconhecimento. Host do Entre Tapas & Cartas, capacita minorias e inspira jornadas pessoais.
Saiba mais sobre mim- Contato: arguimaraes19@gmail.com