Entenda como funcionam os quatro elementos na Astrologia
Fogo, terra, ar e água: quais são as características de cada elemento astrológico?
Por Leonardo Lemos
Os 12 signos do Zodíaco são agrupados em diferentes elementos, são eles: fogo, terra, água e ar. Os quatro elementos na Astrologia carregam características específicas que ajudam a construir a nossa essência.
Existem várias possibilidades de interpretações do céu no momento do nosso nascimento, uma delas é reconhecer essa essência e o modo como agimos diante das mais variadas situações.
Significado dos elementos na Astrologia
As qualidades de cada signo derivam da essência de cada um dos quatro elementos. Funciona como um perfume que contém várias notas de diversos componentes e os Elementos Astrológicos são as notas de apresentação deste perfume. A nota que “explode primeiro”.
Vale ressaltar que cada astro detém um jeito próprio de ser e que há risco desse jeito não ser compatível com o elemento. Isso pode abafar ou mascarar suas qualidades e causar contradições.
Elemento Fogo
Signos de Áries, Leão e Sagitário
O Elemento Fogo é aquele que reconhece a vontade, inspira e parte para a ação. Possui vitalidade e deixa sua marca. A ele não agrada o mediano. Para o fogo, é necessário mostrar ao mundo seus talentos e feitos. Ele anima e aquece o que está ao seu redor. Os astros no elemento fogo agem conforme seu próprio querer e com muita expressividade.
Elemento Terra
Signos de Virgem, Touro e Capricórnio
O Elemento Terra delimita a ação dos astros com praticidade e pragmatismo. Os Planetas agem conforme conforme a materialidade e a realidade, reconhecendo seus próprios limites e avançando pouco a pouco rumo ao seus objetivos. O tom é a busca pela segurança e estabilidade.
Elemento Ar
Signos de Gêmeos, Libra e Aquário
O Elemento Ar nos mostra que a vida pede jogo de cintura para estabelecer trocas com o meio que estamos inseridos. A mente e o raciocínio são fundamentais nesse sentido. O plano das ideias e dos ideais fica extremamente forte. Trata-se do pensamento em constante movimento.
Elemento Água
Signos de Câncer, Escorpião e Peixes
O Elemento Água faz com que reconhecemos nossos vínculos e traz o entendimento que estamos ligados pela emoção. A Água percorre um caminho mais discreto e profundo. Capta o ambiente, sente e nutre por meio da imaginação. É o cuidar, o estar junto ou até fundir-se às situações. Lidar com os medos e as inseguranças são características desse elemento.
Carência de cada Elemento no Mapa Astral
Cada Planeta ocupa um signo, logo um elemento está pontuado. Sendo assim, é possível identificar qual é o elemento predominante e também o elemento carente na carta.
Quando mapas apresentam a falta do Elemento Terra, existe uma dificuldade para lidar com limites, concretizar e dar forma aos seus esforços.
Pessoas com carência do Elemento Água, podem ter uma personalidade mais desconectada de suas emoções e necessidades.
Na falta do Elemento Ar, a socialização e a leveza ficam prejudicadas e a comunicação corre o risco de ser unilateral.
A carência do Elemento Fogo é um sinal que astros pouco se esforçam na sua expressão e não fazem questão de aparecer. Ou seja: gera uma certa timidez e inibição em iniciativas. A ação e atitudes arrojadas ficam prejudicadas.
É importante compreender as funções dos planetas do nosso mapa e, assim, a forma como eles se manifestam de forma genuína. Não acredito que devemos nos esforçar para nos tornar ou parecer com outro elemento. Mas sim, perceber e aprender modelos distintos e experimentar abordagens e atitudes diferentes. Dessa forma, contribuímos com o nosso desenvolvimento pessoal e a nossa evolução em diferentes esferas da vida.
Para finalizar, é válido dizer que quando identificamos um elemento principal no nosso mapa, conhecemos apenas os primeiros tons. O real temperamento de cada um de nós está representado pelos planetas, suas posições e relação com os demais.
Mapa Astral, signos e temperamentos
O mapa astral revela uma perspectiva mais ampla sobre nós mesmos e, assim, amplia nossa chance de ter mais qualidade de vida. É uma espécie de levantamento de quem somos e também do que podemos nos tornar. Além disso, nos auxilia a identificar oportunidades e nos preparar para os desafios que estão descritos no Mapa Astral.
Outra confusão bastante comum é relacionar possíveis defeitos aos signos. É bastante provável que você já tenha escutado as seguintes expressões: “Libra é indeciso” ou “Gêmeos é inconstante” e “Escorpião é vingativo”. Porém, na interpretação de um
mapa é possível perceber que o signo em si não tem defeitos implícitos. São os Astros, também chamados de planetas, que possuem temperamentos e funcionam como os reais símbolos do nosso comportamento.
É como se os signos fossem somente as roupas que os astros estão usando durante sua estadia ali, essas roupas podem cair muito em ou não tão bem assim. Ou seja: elas delimitam o real aproveitamento daquela energia. Portanto, são os Astros os agentes do céu que, em determinadas circunstâncias, têm sua ação facilitada ou dificultada.
A Astrologia propõe muito mais do que o signo solar
Boa parte das pessoas sabem qual é o seu signo. Ou seja: sabem que nasceram quando o Sol estava em Capricórnio, Aquário ou Peixes. Porém, o que elas não sabem é que esta é uma informação minúscula e redutiva perto de todas as informações contidas na carta astrológica como um todo.
Isso acontece porque, desde o fim do século 19, a Astrologia entra para o imaginário popular por meio de jornais e revistas que escrevem as previsões diárias distintas para os 12 signos.
É claro que isso ajudou a despertar a curiosidade das pessoas sobre Astrologia mas, ao mesmo tempo, falar apenas sobre as previsões para o signo solar é algo que pode ser empobrecedor.
Os signos como conhecemos servem como moduladores para cada astro e têm suas origens ainda na Antiguidade, quando o homem passou a perceber as 12 constelações. A partir daí, criou-se um sistema que foi organizado em 12 partes iguais e cada uma está relacionada a uma constelação. Essas partes ganharam o nome de signo, são as divisões do “circuito” por onde transitam os astros.
Astrólogo formado em Santos-SP. Ex-presidente da Central Nacional de Astrologia (CNA) e atualmente professor da Escola Regulus de São Paulo. Há 28 anos traduz os símbolos do céu através da Astrologia.
Saiba mais sobre mim- Contato: astrolleo@uol.com.br