Espelhos na decoração: o que fazer e o que NÃO fazer, segundo Feng Shui
Espelhos são considerados a "aspirina" do Feng Shui, pois provem a curas nos ambientes - desde que você saiba usar da maneira certa
Por Aline Mendes
Os espelhos na decoração costumam ser considerados a “aspirina” do Feng Shui. Isso porque se acredita que esses objetos funcionam como remédios, promovendo curas nos ambientes, ao emanar o qi (energia vital), por meio das propriedades vibratórias do metal.
Mas como usar espelhos para melhorar a energia da sua casa? Neste artigo, você aprende o que fazer e o que NÃO fazer com espelhos na sua casa, segundo Feng Shui Tradicional Chinês, para aproveitar de fato essa “aspirina”.
✅ E se você curte o tema e quer saber como se preparar para o Ano Novo, participe do nosso grupo no WhatsApp de Feng Shui que eu te ajudo de pertinho nessa missão.
O papel dos espelhos segundo o Feng Shui
Na China antiga, os espelhos eram produzidos em metal e polidos até se tornarem reflexivos. Por isso, costumavam ser usados no Feng Shui como remédios associados à fase Metal.
Os espelhos modernos não podem ser usados da mesma forma, já que a maioria é composta por uma camada de vidro, e apenas uma fina película metálica por trás.
Por isso, o espelho hoje em dia é recomendado por suas qualidades de refletir e movimentar o qi dos ambientes, cumprindo um importante papel na decoração.
Como usar espelhos na decoração
Mas como até a aspirina tem suas restrições de uso, é fundamental saber como usar espelhos da maneira correta. Caso contrário, você pode atrapalhar a energia da sua casa.
Então, confira abaixo o que fazer e o que evitar quando se trata de espelhos, de acordo com dicas do Feng Shui Tradicional Chinês.
Espelho no hall de entrada
Se o espelho estiver em frente à porta principal, ele vai refletir de volta todo o qi (energia vital) que entraria por ali.
Criando, assim, um fluxo acelerado demais e impedindo que a energia entre e circule com suavidade por todo o ambiente.
E quando disserem que o espelho reflete as energias negativas que entram na casa, fique atento. O espelho não tem discernimento e refletirá qualquer tipo de energia, até as positivas, deixando sua casa desvitalizada ou até gerando discussões.
Se você quer um espelho em seu hall de entrada, posicione-o lateralmente, para que ele ajude a encaminhar o qi para dentro do ambiente.
Conheça aqui os efeitos de outros acessórios segundo Feng Shui, como fontes de água, quadros e também sobre a popular pulseira Feng Shui.
Espelho no quarto
O espelho reflete e acelera o fluxo do qi, tornando o ambiente mais yang, ou seja, dinâmico e agitado. Em um quarto de dormir, queremos justamente mais tranquilidade e repouso, que são características de um ambiente yin.
Se o espelho refletir diretamente a cama, o resultado será a insônia ou um sono leve e pouco restaurador.
O ideal é que o espelho esteja dentro do armário, ou até em outro cômodo. Se for inevitável ter um espelho no quarto, cuide para que ele não esteja na direção da cama.
Veja aqui dicas do Feng Shui para favorecer a produção natural de melatonina e dormir melhor.
Espelho na sala
A imagem refletida pelo espelho é muito importante. Se você tem uma vista bonita da sua janela, pode aproveitar para trazer um pouco desse visual para dentro da sala.
Na sala de jantar, evite espelhos de corpo inteiro, capazes de refletir as costas das pessoas sentadas à mesa. Isso criaria desconforto e possíveis discussões.
Você pode usar espelhos que reflitam a metade superior da parede.
Espelho no corredor
Se você tem um corredor escuro e apertado, o espelho será uma ótima ferramenta para tornar o qi mais dinâmico nesse local.
Mas lembre-se que o espelho deve ficar na parede lateral do corredor. Se você colocá-lo no fim de um corredor comprido, ele vai duplicar o comprimento dessa área, criando um fluxo agressivo da energia, chamado de sha qi.
Espelho na cozinha
No Feng Shui Tradicional Chinês, não concordamos com a teoria de que um espelho na parede atrás do fogão multiplicaria a prosperidade, como dito por outras correntes de Feng Shui.
Mas o espelho pode ser útil no caso do cozinheiro ficar de costas para o ambiente.
Essa posição o deixa vulnerável fisicamente — por se expor a correntes de vento — e emocionalmente, por não estar ciente de quem se aproxima.
Nesse caso, um espelho ajudaria a ampliar o campo visual de quem está cozinhando, permitindo também que a pessoa controle visualmente o resto do ambiente. Um cozinheiro tranquilo certamente passará bons fluidos para a comida!
Arquiteta, Mestre em Feng Shui, Geobióloga e Radiestesista. Autora do livro Feng Shui - Terapia de Ambientes e representante oficial no Brasil do Feng Shui Research Center - Mestre Joseph Yu.
Saiba mais sobre mim- Contato: contato@alinemendes.com.br
- Site: http://www.alinemendes.com.br