Fase Lútea: período de luto simbólico no corpo
Por Roberta Struzani
A Fase Lútea equivale aos dias da menstruação. Esta é uma das 4 fases do ciclo menstrual. Abaixo, você descobre todas as características deste período. Isto para que possa calculá-lo e compreenda as qualidades e os desafios que ele traz em sua vida e personalidade. Para quem não menstrua, a fase lútea tem similaridade com a Lua Nova e também traz atributos desta fase.
O que é e como calcular a Fase Lútea?
A Fase Lútea é o período menstrual propriamente dito, ou seja, vai do primeiro ao último dia de menstruação. Geralmente, dura de 3 a 7 dias, mas esse período varia de mulher para mulher.
Quando o óvulo que liberamos na ovulação não é fecundado, o corpo lúteo se desintegra e, após cerca de 14 dias, vem a menstruação. O corpo limpa o material que “formou” para receber um possível bebê.
Nesse momento, o estrogênio e a progesterona diminuem, caem bruscamente. Com isso, o endométrio, que é o tecido que reveste o útero também se desintegra. Tudo isso faz parte da menstruação. Sendo assim, o sangue da menstruação é a morte simbólica da esperança que o corpo tinha de que uma vida poderia ser formada.
Fase Lútea ajuda a resolver problemas emocionais
No período lúteo ou durante a Lua Nova, as mulheres sentem que seu corpo está mais sensível. Elas tendem a ficar mais intuitivas, sentimentais ou introspectivas. Muitas chegam a manifestar a famosa síndrome chamada TPM (Tensão Pré-Menstrual).
Esse é o momento de resolução dos aspectos emocionais, do luto, das sombras e das dores. A própria queda hormonal de estrogênio e progesterona levam a mulher a ficar menos motivada, menos enérgica e mais introspectiva. Esta fase assemelha-se ao inverno no nosso corpo.
Lua Nova traz mesmos aspectos que menstruação
Para quem não menstrua, a Lua Nova é a primeira lua do ciclo, assim como a menstruação. Ela possui os mesmos aspectos da menstruação. Trata-se da lua escura no céu, que não traz luz para a noite. Ou seja, representa a escuridão, o oculto, a revelação das sombras, dos medos, de estar mais alerta, mais atenta.
Apesar de nos esquecermos disso, por conta da modernização do mundo, nós somos feitas para viver em meio à natureza, assim como nossos ancestrais já viveram um dia. E são esses aspectos da Lua Nova que seriam trabalhados e ficariam evidentes em nossas vidas, se vivêssemos em contato com a natureza.
Pontos negativos da Fase Lútea
Essa fase tem características emocionais típicas. Por exemplo, é normal que você tenha menos energia vital, que queira ficar mais sozinha, que entre em contato profundo com os seus medos e com as coisas que não gosta em si e não costuma aceitar.
Também pode ser que se irrite mais fácil com as pessoas e fique mais gulosa, carente ou ciumenta. Ou ainda que fique menos social e mais incomodada com muitas pessoas. Essa fase é a mais conhecida por todas emocionalmente, pois suas emoções são tão intensas e marcantes, que foi a única que recebeu o nome popular de TPM.
No entanto todas as nossas fases merecem a devida atenção e têm seus potenciais de sentimentos e emoções tanto positivos, quanto negativos.
Conheça as outras fases do ciclo menstrual
Além da Fase Lútea, o ciclo menstrual também tem as seguintes fases abaixo:
- Fase Folicular ou Pré-Ovulatória (Lua Crescente): momento de reabilitar suas maiores feridas
- Fase Ovular ou Período fértil (Lua Cheia): puro fogo e sedução!
- Fase Pré-menstrual (Lua Minguante): relaxe com a autocrítica
Especialista em Sexualidade e Ginecologia Natural. Pioneira no estudo de Ginástica Íntima e Reconsagração do Ventre no Brasil, contribuiu para a formação de diversas terapeutas e desenvolveu um trabalho personalizado que traz benefícios para a saúde da mulher, do físico ao emocional.
Saiba mais sobre mim