Fique livre do bad hair day
Dicas práticas ajudam a disciplinar fios que amanhecem indomáveis
Por Personare
Quem nunca acordou naqueles dias nos quais nada parece domar os cabelos? Esse tipo de situação é tão comum que já existe até expressão para defini-la. O “Bad hair day”, ou dia no qual a pessoa não consegue ajeitar as madeixas, pode ser solucionado por meio de dicas simples e práticas. Segundo o hairstylist Sylvio Rezende, produtos como leave-in e creme para pentear podem disciplinar a cabeleira em poucos minutos.
“Quando os cabelos amanhecem muito armados ou com aspecto “palha” é sinal de que a fibra capilar precisa ser hidratada. Fios cacheados ou crespos podem ser umedecidos e depois receber a aplicação de cremes sem enxágue, como o leave-in. Para reforçar ainda mais o ondulado, uma boa opção é aplicar um modelador de cachos, do meio para a ponta dos fios. Vale lembrar que esses produtos não devem ser usados na raiz dos cabelos, para evitar o aspecto oleoso”, aconselha o especialista.
Se a franja acordou de mau jeito e parece não querer ficar no lugar, os cremes termoprotetores e as pomadas ou máscaras capilares podem solucionar o problema. “Deixe a franja um pouco úmida e aplique uma pequena quantidade do creme. Depois disso, seque com secador ou chapinha. Esses produtos ajudam a proteger os fios do calor dos aparelhos, mantendo a saúde dos cabelos. Nesta circunstância, é bom evitar soluções a base de óleo, pois podem deixar a pele oleosa também”, ensina o hairstylist.
Quem tem cabelo muito liso pode sofrer com oleosidade excessiva. Nesses casos, é importante usar hidratantes na versão líquida, como o leite para pentear, que são mais leves e não pesam tanto nesse tipo de fio. Segundo o especialista, os shampoos devem ser aplicados somente na raiz, enquanto condicionadores e cremes de tratamento são usados no comprimento e nas pontas. Outra dica importante para evitar um “bad hair day” é usar cremes de tratamento noturno e evitar dormir com eles molhados.
Penteados e acessórios
Se mesmo depois dessas dicas você não ficou satisfeito com o resultado das madeixas, alguns acessórios podem deixar seu cabelo livre do aspecto “malcriado”. O hairstylist acredita que grampos, tiaras, bandanas e elásticos, por exemplo, ajudam a dominar os fios. Quem tem franja pode penteá-la para trás e usar um grampo para prendê-la no alto da cabeça, formando um pequeno topete. Os donos de cabelos curtos podem passar uma pomada capilar ou um creme para pentear, que ajudam a domar os fios. No caso das mulheres, ainda é possível incrementar as madeixas curtas com tiaras.
“Hoje em dia muita gente deixa de lado os penteados certinhos e aposta em cabelos mais bagunçados. A tendência é aliar a rebeldia dos penteados da década de 70, com o glamour das décadas de 80 e 90. Quem não tem tempo de disciplinar os fios pode abusar das tranças, coques e rabos de cavalo, que são práticos e estão na moda. A pessoa pode prender somente as laterais do cabelo, torcendo-o em mechas e gomos, ou usar coques com as pontas soltas. É só botar a imaginação para funcionar”, esclarece Sylvio.
Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.
Saiba mais sobre mim- Contato: conteudo@personare.com.br
- Site: http://personare.com.br