Hambúrguer de batata-doce e quinoa
Comemore o dia do hambúrguer com receita leve e rica em proteínas
Por Malu Paes Leme
O hambúrguer de batata-doce com quinoa é saboroso, rico em proteínas e em carboidratos de baixo índice glicêmico, e fornece uma sensação de saciedade. Por este motivo, é uma alternativa mais leve e saudável para substituir a carne no dia do hambúrguer, que acontece em 28 de maio.
Como esse hambúrguer fica crocante por fora após ir ao forno, por conta da farinha de linhaça, ele pode ser servido em um pão de sanduíche – nutritivo, é claro. Outra opção é prepará-lo menor e servir como entrada finger food, em porções, acompanhado de um molho de sua preferência e uma salada. Para o molho, uma ideia é misturar abacate com gotas de limão, uma pitada de cominho em pó, sal marinho a gosto, cebolinha e erva fresca.
Receita de hambúrguer de batata-doce e quinoa
Tempo de preparo: 4 horas | Tempo de cozimento: 30 min | Rende 15 a 20 porções
Ingredientes
- 500g de batata-doce cozida no vapor
- 1 xícara de quinoa
- 4 colheres de sopa rasa de farinha sem glúten ou 6 colheres de sopa da aveia em grãos moída ou farinha de arroz
- 4 colheres de sopa de farinha de linhaça ou 6 colheres de sopa de linhaça em grãos moída na hora
- 2 dentes de alho amassados
- 1 ramo pequeno de salsinha
- 1 cebola roxa
- 1 limão galego maduro
- 2 colheres de sopa de leite de amêndoas ou leite de coco
- 1 colher de chá de sal do Himalaia ou da sua preferência
- 1/4 de abacate maduro
- Curry
- Molho shoyu orgânico (opcional)
Modo de preparo
Começamos pelo purê de batata-doce. Corte a batata em lascas de 1 cm e coloque-as no vapor, deixando cozinhar até ficarem macias. Em seguida, bata a batata-doce no processador até que vire um purê e coloque uma pitada de curry. Acrescente o sal do Himalaia.
Para preparar a quinoa, deixe-a de molho por pelo menos 4 horas (o ideal é colocar antes de fazer a receita, para que já esteja pronta na hora do preparo). Coloque em um coador e enxágue para que ela cozinhe mais rápido. Em seguida, mergulhe a quinoa na água e, em fogo bem baixo, deixe cozinhar por 20 a 30 minutos.
Para cada xícara e meia de batata-doce, coloque duas xícaras de quinoa. Adicione uma pitada de curry ou mais, a gosto, o suco de meio limão e meia cebola roxa grosseiramente picada. Acrescente à mistura as duas colheres de sopa de leite de amêndoas ou leite de coco, a salsinha e os dentes de alho, já refogados na água com a outra metade da cebola. Misture a farinha de aveia na massa para dar liga, e reserve.
Molhe as mãos e comece a moldar o hambúrguer, salpicando com farinha de linhaça em seguida até cobri-lo por completo. Coloque-os em uma travessa de vidro forrada com papel antiaderente, de modo que eles não grudem no fundo. Leve ao forno por 25 minutos.
Na hora de servir, esprema gotas de limão nos hambúrgueres. Corte lascas de abacate e separe um pouco de curry para decorar o prato. Caso queira um hambúrguer mais salgado, acrescente molho shoyu orgânico.
Malu Paes Leme é Analista Corporal, Mentora, formada em Terapia Menstrual e Sexóloga. Realiza atendimentos online e individuais, e oferece mentoria em seus cursos e Jornadas no autoconhecimento do corpo feminino que é cíclico e orgástico, e que empoderam mulheres para viver com mais autoconfiança, autonomia e poder pessoal.
Saiba mais sobre mim- Contato: malupaesleme@gmail.com
- Site: http://www.malupaesleme.com.br