Dicas para harmonizar sua casa sem gastar muito
Feng Shui ajuda a investir na decoração sem prejudicar o bolso
Por Aline Mendes
Já pensou em harmonizar sua casa, mas sem gastar muito com isso? O Feng Shui ensina a investir nos itens certos para a decoração e ainda deixar os ambientes mais equilibrados.
Esta técnica milenar nos ensina a nos posicionarmos da melhor forma no tempo e no espaço, para nos beneficiarmos dos fluxos das energias benéficas.
Confira abaixo dicas gerais, práticas e baratas do Feng Shui, para colocar em prática em cada ambiente de sua casa. Fáceis de aplicar, estas mudanças podem trazer mais harmonia ao seu lar.
✅ Se você quer saber tudo sobre Feng Shui, participe aqui do canal no WhatsApp e converse direto com a Aline Mendes.
Como harmonizar sua casa sem gastar muito
Entrada
A porta de entrada é chamada no Feng Shui de “boca do Qi”. Para quem não sabe, “Qi” é a energia vital que precisa estar circulando suavemente em todos os ambientes para termos saúde, prosperidade e harmonia.
A energia que entra pela entrada de sua casa nutre todo o imóvel. Por isso para a residência ser saudável e harmonizar sua casa, este local precisa ser bem iluminado, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora.
Se não houver luz natural aqui, você pode instalar uma luminária de led com sensor de presença, movida a pilha, que dispensa alterações na instalação elétrica. Assim, sempre que você chegar ao lar, ele estará lhe recebendo cheio de luz!
Além disso, experimente abrir a porta de casa e observe atentamente a primeira visão que encontra neste espaço. Ela deve ser agradável e transmitir os seus desejos para o lar.
Evite espelhos bem em frente à porta, pois eles refletem de maneira muito agressiva o “Qi” que entra pela porta. Se o ambiente for pequeno, use o espelho numa parede lateral.
Ainda na porta de entrada, outra possibilidade é caprichar no capacho! Ele ajuda a convidar o bom “Qi”, que depois entrará na casa com os moradores.
Escolha um modelo bem bonito. Depois, basta mantê-lo limpo e em ótimo estado, trocando-o sem hesitação, sempre que necessário.
Sala
As plantas aumentam a vitalidade dos ambientes e ajudam a purificar o ar, ajudando a harmonizar sua casa. As flores, lançando suas partículas olfativas no ar, são ainda mais especiais.
Tenha na sala pequenos vasos de planta ou jarros com água e flores frescas, de preferência aquelas bem perfumadas, como o lírio. Você pode reaproveitar os recipientes de vidros que compra no mercado.
Abra as janelas de toda a casa no começo da manhã, quando o nível de poluição é o menor do dia. Assim, você troca a energia Yin da lua pela energia Yang do sol, e fica cheio de entusiasmo para começar o dia.
Afinal, Yang e Yin são polaridades complementares e representam os princípios masculino-ativo e feminino-receptivo.
Sua casa também deve refletir sua personalidade e seus desejos. Não deixe as paredes totalmente vazias.
Na sala, tenha pelo menos um quadro, que pode ser abstrato, ou uma fotografia, por exemplo. O importante é que a imagem evoque bons sentimentos. Paisagens com horizonte distante ajudam a ampliar visualmente ambientes pequenos.
E, finalmente, o mais importante: mantenha o local arrumado. Não adianta ter objetos de decoração lindos, se a energia fica bloqueada na bagunça e não consegue circular pelo local.
Mas isso não quer dizer que você precisa ter uma casa absolutamente impecável, como se ali não morasse ninguém. A bagunça que atrapalha o fluxo do “Qi” é aquela acumulada, que está há muito tempo esperando arrumação.
Quarto
Para um sono tranquilo e reparador, evite aparelhos eletrônicos no quarto. Eles geram campos elétricos e magnéticos artificiais nocivos à saúde.
Se forem inevitáveis, conecte-os a um filtro de linha com interruptor, que deve ser desligado durante a noite, cortando totalmente o abastecimento de energia dos aparelhos.
Além disso, experimente trocar o seu rádio relógio com números iluminados por outro movido à pilha.
O quarto deve ser o mais escuro possível durante a noite, para um restabelecimento pleno das nossas energias vitais. E uma luzinha vermelha piscando, por mais inofensiva que pareça, impede nosso cérebro de descansar totalmente. Sem contar o já mencionado campo eletromagnético nocivo.
Se você usa o celular como despertador, coloque-o no modo avião durante a noite, ou deixe-o o mais afastado possível da cama. Você conseguirá perceber a diferença na qualidade do sono logo na primeira noite!
Feche todas as portas do quarto (inclusive e principalmente a do banheiro, se houver) e também as cortinas das janelas na hora de dormir. Para o corpo ser capaz de restaurar sua vitalidade, o ambiente precisa ser bastante yin, ou seja, escuro e silencioso.
A cabeceira da cama deve ficar encostada numa parede sólida, sem tubulações de água e esgoto embutidas. Evite também colocar a cabeceira abaixo de uma janela.
Janelas e tubulações tornam a parede mais yang, mais dinâmica, contrária às nossas necessidades de yin para repouso.
Pelo mesmo motivo, espelhos não devem refletir a cama, e ficam melhor dentro de armários ou no closet. Se não for possível retirá-los, cubra-os durante a noite.
Cozinha
Para harmonizar sua casa, o local de preparo da comida precisa estar com o nível energético bem alto. Restos de comida baixam a vitalidade do ambiente. Por isso, não acumule lixo na cozinha.
Use a lixeira somente na área de serviço, sempre bem tampada, e descarte o lixo orgânico todos os dias.
Use a sua cozinha diariamente. Mesmo que você more sozinho e faça as principais refeições na rua, cultive o hábito de esquentar água para um chá ou café todos os dias.
De preferência no fogão, e não no micro-ondas, já que as frequências de ondas usadas por este tipo de forno para aquecer os alimentos alteram a estrutura das moléculas, deixando os alimentos desvitalizados.
Banheiro
Os ralos do banheiro são pontos de escoamento do “Qi”, podendo desvitalizar a casa. Troque ralos comuns por modelos que abrem e fecham.
Pedras do tipo turmalina negra, quando colocadas próximas ao ralo, ajudam a estabilizar a energia. Uma vez por semana, lave-as em água corrente de deixe por algumas horas sob o sol.
Se o banheiro possuir luz e ventilação naturais, decore-o com um vasinho de flores, que ajudará a trazer de volta parte da vitalidade perdida neste ambiente.
Mantenha neste local raminhos de eucalipto ou hortelã. Outra boa opção são os difusores de aromas com cheiros frescos ou cítricos, como verbena, capim-limão e lavanda, que podem ser encontrados em lojas de produtos naturais.
Arquiteta, Mestre em Feng Shui, Geobióloga e Radiestesista. Autora do livro Feng Shui - Terapia de Ambientes e representante oficial no Brasil do Feng Shui Research Center - Mestre Joseph Yu.
Saiba mais sobre mim- Contato: contato@alinemendes.com.br
- Site: http://www.alinemendes.com.br