Homens apostam no uso de cosméticos
Brasileiros ocupam segundo lugar mundial no uso de produtos de beleza
Por Personare
Já se foi o tempo em que só as mulheres usavam produtos de beleza. Atualmente os homens brasileiros ocupam a segunda colocação mundial no uso de cosméticos, perdendo somente para os Estados Unidos, como informa o ranking Euromonitor. Para o presidente da Associação Brasileira de Cosméticos (ABC), Alberto Keidi, o clima tropical e a vaidade dos brasileiros explicam o uso em grande escala desse tipo de produto. “Nossas temperaturas estimulam o asseio e o cuidado com o corpo. No Brasil, somos atentos à aparência e tomamos em média dois banhos por dia. Isso facilita o uso de cosméticos”, explica o especialista.
E quais os produtos preferidos do público masculino? De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Embalagem de São Paulo (Abre), as características que eles priorizam ao escolher o que comprar são: praticidade, informações sobre o produto e capacidade de reutilização das embalagens. Os produtos masculinos mais consumidos ainda são os de barbearia – especialmente aqueles com efeito anti-idade, hidratação e maciez da pele – e perfumaria, como os desodorantes. No entanto, Alberto afirma que os produtos para cabelos, como shampoos, fortalecedores e até tonalizantes vêm ganhando popularidade entre os homens.
O especialista aposta na riqueza de matérias-primas encontradas no país para a produção de produtos cada vez mais eficazes, multifuncionais e de fácil aplicação. “Ao desenvolver cosméticos para o mercado masculino precisamos entender as expectativas desse público. Os homens não têm tanta paciência. Eles priorizam a rapidez e preferem usar o mínimo de produtos com o máximo de benefícios”, avalia o presidente da ABC.
Os homens não têm tanta paciência. Eles priorizam a rapidez e preferem usar o mínimo de produtos com o máximo de benefícios
Cuidados na medida certa
Outra curiosidade mostrada na pesquisa realizada pela Abre é a diferença que existe entre casados e solteiros. Enquanto os homens comprometidos preferem itens que proporcionem conforto, comodidade e praticidade, os desimpedidos apostam em embalagens maiores e econômicas. “Os homens casados estão acostumados com os hábitos de beleza de suas companheiras e já são capazes de escolher com facilidade os produtos de sua preferência. Já os solteiros não querem perder muito tempo na escolha de cosméticos, optando por produtos com os quais estão acostumados”, lembra Alberto Keidi.
A imagem do homem vem mudando com o passar dos anos. A vaidade que antes era vista com preconceito, hoje em dia faz parte da vida da maior parte do público masculino. “Na medida certa, os cuidados com a aparência só trazem benefícios. Usar produtos de beleza mostra uma preocupação com a higiene de seu próprio corpo, além de favorecer o relacionamento com as pessoas. Afinal, quem não gosta de estar ao lado de um homem bem cuidado?”, questiona o especialista.
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