Ho’oponopono: aprenda a perdoar alguém de verdade
Neste episódio da websérie 'Respira' mostra como é possível perdoar mágoa, traição ou qualquer mal-estar ao praticar os pilares da técnica havaiana de autocura
Por Regina Restelli
Se o perdão alivia tanto, por que perdoar é tão difícil? Neste episódio da websérie Respira, descubra como é possível perdoar verdadeiramente alguém através do Ho’oponopono. A técnica havaiana milenar consiste em repetir quatro frases: sinto muito, me perdoe, eu te amo e agradeço.
Parece e é simples. De tão simples, entretanto, por vezes nós complicamos. Só quando entendemos – e praticamos – o pilar de cada uma dessas sabedorias é que conseguimos reconhecer nossa responsabilidade, pedir perdão e ainda agradecer pela oportunidade, tantas vezes difícil, de nos tornarmos pessoas melhores.
Perdoar não é fácil. A primeira coisa que temos que fazer é nos perdoar de estar acusando o outro e buscar entender por que estamos atraindo as situações que nos causam dor. O que em você está atraindo isso? Qual o percentual? Pode ser pouco, é verdade, mas pode ser muito. É ruim ver, mas é bom ter coragem para olhar. Só assim conseguimos nos libertar.
O outro pode ter feito algo muito ruim, mas a sua raiva e o seu incômodo são de sua responsabilidade. A partir do momento que você identifica e aceita a sua parcela, você pode retornar ao Ho’oponopono com mais profundidade.
Sinto muito
É você reconhecer a sua autorresponsabilidade sobre aquela questão.
“Sinto muito por estar atraindo isso para a minha vida e estar te acusando disso. Você é só um elemento do que eu mesma estou provocando”.
Me perdoe
É de sua responsabilidade e não de responsabilidade do outro.
“Me perdoe pela minha responsabilidade em relação a isso”.
Eu te amo
Porque você reconhece no outro o um que somos todos nós.
“Eu te amo porque eu te reconheço como melhor. Pode até ser que não esteja vendo isso nesse momento, mas cada um de nós tem um ponto de amor que está em você e em tudo no universo”.
Agradeço
Por ter a oportunidade de me melhorar.
“Agradeço pela oportunidade que você está me dando, através desse momento desagradável da minha vida, que está gerando uma coisa melhor para mim, para que eu possa ser melhor como pessoa”.
Criadora da Terapia dos Chakras e uma das referências em Ho´oponopono no Brasil. Realiza atendimentos online no Personare. Está à frente da webserie Respira e integra o time de especialistas do Programa Medita e Vai.
Saiba mais sobre mim- Contato: sanatkumara.tera@gmail.com