Horta em casa: como fazer?
Aprenda a aproveitar pequenos espaços e criar sua própria horta
Por Claudio Nunes
Mexer com a terra traz muitos benefícios à saúde e um deles pode ainda significar economia: cultivar a própria horta. Em meio a tanta correria das grandes cidades, o contato com as plantas permite que as pessoas aliviem o estresse e até melhorem o humor. Além disso, ter uma horta em casa pode ser uma atividade que sirva de interação entre os membros da família, inclusive as crianças, que passam a entender melhor a importância da sustentabilidade, da preservação do meio ambiente e do trabalho dos agricultores, além de serem incentivadas a experimentar mais alimentos.
O alimento que você mesmo planta é o mais fresco que você pode comer. Além de ser um exercício divertido, a tendência é que quem planta os próprios alimentos se preocupe em se alimentar de forma mais saudável.
Descubra o que plantar em sua horta
Você não precisa ter uma grande área para iniciar uma horta. Qualquer lugar que tenha luz solar direta, independentemente do tamanho, é apto a ter uma horta. Se você tem pouco espaço vale plantar até em pequenos recipientes.
Em geral, todas as hortaliças, por exemplo, precisam de 3 horas de sol direto por dia, mas é possível que elas se adaptem a uma iluminação menor. Por isso é recomendado testar em diferentes locais da casa.
Para os iniciantes, é natural que a primeira horta seja de temperos, mas também é possível plantar uma grande variedade de hortaliças em vasos, como folhosas (alfaces e rúculas), raízes (beterrabas, nabos, rabanetes e cenouras), brássicas (repolhos, couves, brócolis), pimentas, tomates e outros itens. O mais importante é que as pessoas plantem algo que elas gostem de consumir, pois a horta deve ter o principal objetivo de fornecer ingredientes frescos para a cozinha.
Para o plantio, será necessário:
- 1 vaso ou floreira
- sementes
- substrato para jardinagem (encontrado em agropecuárias ou casas de jardinagem)
- areia
- argila expandida ou cacos de vidro, azulejo ou telha
Passo-a-passo para fazer sua horta em casa
- Primeiro, faça uma camada fina no vaso com a argila expandida (ou o substituto que você escolheu). Essa é a camada que vai ajudar a água das regas a escorrer, sem que o solo fique encharcado.
- Depois, faça uma camada com areia de cerca de 2 ou 3cm. Complete com o substrato.
- Para semear, faça um buraquinho raso com a ponta do dedo (de, no máximo, 1cm).
- Deposite 3 sementes no buraquinho e cubra sem apertar.
- Regue com um borrifador até que a planta tenha 15cm de altura, depois já será possível regar com um regador. As regas devem ser feitas de modo que o solo fique sempre úmido, mas nunca encharcado. Se na sua região está muito calor, é provável que você tenha que regar mais vezes. A cada 30 dias, adube suas plantas.
Claudio Nunes é técnico agrícola e gerente de desenvolvimento de produto da Isla Sementes. Site: www.isla.com.br
Saiba mais sobre mim- Contato: isla@isla.com.br
- Site: https://isla.com.br/