É ruim iniciar algo num Ano 9? Numerólogo responde

Está em dúvida se pode iniciar algo num Ano 9? Entenda o que esse ciclo representa e o que pode ou não ser iniciado neste período

Compartilhe

Atualizado em

Uma mãe escreveu perguntando: “Meu filho está em um Ano Pessoal 9. Posso colocá-lo na escolinha mesmo assim?” A dúvida sobre iniciar algo num Ano 9 é comum entre quem curte Numerologia, porque, afinal, é um ciclo conhecido por estar ligado a encerramentos e conclusões. 

Mas será que não se pode começar nada nesse período, já que também estamos vivendo um Ano Universal 9 em 2025?

Vamos à resposta.

🔢 E se quiser receber mais conteúdos sobre Numerologia como ele, participe do grupo no WhatsApp

É possível iniciar algo no Ano 9

A pergunta:

A resposta:

Sim, é possível iniciar algo num Ano 9 — inclusive algo tão importante quanto a vida escolar de uma criança. Mesmo se não fosse considerado o “momento ideal”, como não colocar uma criança na escola quando ela está pronta? 

Existem decisões que fazem sentido dentro da realidade da família, e é exatamente isso que a Numerologia ajuda a compreender: o melhor caminho dentro do que é possível.

Aliás, o número 9 tem tudo a ver com educação, expansão emocional, encerramentos simbólicos e experiências marcantes. 

Colocar uma criança na escolinha nesse ciclo pode ser, sim, uma vivência profundamente transformadora — cheia de descobertas, vínculos afetivos e aprendizados que marcam uma nova fase da vida.

🔢 Quer saber seu Ano Pessoal e o que é ideal neste ciclo? Veja aqui!

Ano Pessoal 9: fim de um ciclo, não da ação

Muita gente acredita que o Ano 9 serve apenas para encerrar o que foi iniciado nos anos anteriores. Mas isso não quer dizer que nada novo possa começar. 

Pelo contrário: iniciar algo num Ano 9 pode fazer sentido se essa ação estiver conectada a um fechamento simbólico, a uma grande realização pessoal ou a uma transição emocional significativa.

É comum, por exemplo, pessoas casarem em Ano 9. Pode parecer estranho iniciar uma união quando se fala tanto em encerramento, mas o casamento pode representar o fim de uma fase e o início de outra. No Ano 1 seguinte, esse casal começa um novo ciclo juntos.

Leia também: Como escolher o melhor dia para casar com ajuda da Numerologia

No vídeo, veja mais dicas pro Ano 9:

Continua após a publicidade

Quando a Numerologia orienta, e não limita

A pergunta dessa mãe revela um movimento positivo, porque mostra que as pessoas estão conhecendo e levando mais a sério os ciclos numerológicos.

Por outro, é preciso cuidado para que esse interesse não vire rigidez — como quando se evita tomar qualquer decisão durante Mercúrio Retrógrado ou na Lua Minguante

A Numerologia (assim como a Astrologia e o Tarot) é uma ferramenta de autoconhecimento que ajuda a entender os ciclos da vida e agir com mais consciência. 

O problema começa quando o conhecimento vira medo: deixar de fazer algo importante por estar “fora do ciclo ideal” é perder o foco da proposta da Numerologia.

A Numerologia não é pra engessar. É pra orientar.

Antes de continuar, temos uma sugestão para você:
descubra seu número neste ano

descubra seu número neste ano

Você só precisa incluir seu nome e data de nascimento para saber qual é o número que rege você neste ano.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Yub Miranda

Yub Miranda

Um dos principais numerólogos em atividade no Brasil. Especialista Personare desde 2008, assina todas as interpretações de Numerologia do portal, entre elas o Mapa Numerológico e o Mapa do Ano.

Saiba mais sobre mim

Leia em seguida: