Pesquisar
Loading...

Lua Nova em Aquário: hora de valorizar trocas e amizades

Lunação de 04/02 a 06/03 de 2019 destaca força de expressão, lazer e relacionamentos

Atualizado em

O dia 04 de fevereiro de 2019, às 19h03 do horário de verão de Brasília, é o início da Lua Nova em AquárioA Lua Nova gera um Mapa Astral com inclinações gerais que duram cerca de 30 dias, período denominado de lunação. Conhecê-las ajuda a compreender as temáticas que irão predominar durante o espaço de um mês, para si mesmo e para pessoas próximas, levando a aproveitar melhor este período.

Nesse artigo você confere as tendências coletivas, que podem ser sentidas tanto por você como por pessoas próximas. Mas como será a Lua Nova em Aquário para você? Para entender as suas tendências particulares, após a leitura consulte seus trânsitos lunares personalizados, no Horóscopo Personare.

Brilho pessoal e diversão em destaque

Diferente do mês anterior, em que o Ascendente em Virgem prenunciou um mês de muito trabalho, o Ascendente em Leão dá destaque ao lazer, diversão, amor e brilho pessoal.

É hora de curtir a vida, se expressar mais, fazer o que gosta, ser mais criativo, animado e extrovertido.

Positivamente, Leão faz com que você se coloque mais, mostre quem é, o que gosta e em que busca ter prazer na vida. Favorece qualquer forma de exposição. Negativamente, porém, pode inclinar a comportamentos mimados e/ou arrogantes, se achar o centro do universo ou atuar com muita teimosia.

Tempo de troca e convívio em grupo

O regente de Leão, Ascendente da lunação, que é o Sol, está em Aquário, conjunto a Lua e Mercúrio na Casa 7. Isto fala em um mês para se relacionar (Casa 7) e estar em grupo (Aquário), seja com amigos, família, no trabalho. Marque de se divertir. (Sol/Lua/Mercúrio em sextil com Júpiter na Casa 5, do lazer), seja para jantar fora, ir ao cinema, a uma festa, etc.

As comunicações (Mercúrio) estão em destaque. Ótimas ideias e insights (Mercúrio em Aquário) podem surgir a partir de conversas com outras pessoas. Por isto, aumente a sua disposição em trocar.

Leve em conta que Aquário rompe padrões, indicando um período para se ter um novo olhar sobre as coisas.

E este novo olhar vai vir, podendo se dirigir também para relações. Trocar com o outro tende a ser muito produtivo, seja ele um coach, terapeuta, amigo, parceiro. E é época de curtir os amigos (regidos por Aquário), que podem trazer ajuda e apoio, e vice-versa. 

Tempo, ainda, de se soltar mais, após as intensas tarefas e responsabilidades da lunação de Capricórnio.

O período tem muito foco nas parcerias, sendo que em todas elas, inclusive nas afetivas, um toque de espaço, liberdade e criatividade, que são aquarianos, vai surgir ou se fazer necessário. Com o Sol na Casa 7, brilhantismo e inovação para negociações, acordos e trabalhos em parceria.

Mas também é possível que parcerias realmente desgastadas possam ser finalizadas neste mês, mas provavelmente de uma forma racional, que é como este signo gosta, o máximo possível para que as pessoas terminem como amigas ou sem grandes encrencas.

Contudo, há possibilidade de nem sempre as coisas serem tranquilas, pois há outros posicionamentos neste mapa de lunação. Um deles é Marte/Plutão, que pode resistir a mudanças, com um viés autoritário, e outro é Marte/Urano, que tende a, justamente, brigar por elas.

De toda forma, com a lunação aquariana, o mês deve ser voltado para a renovação, e um novo olhar sobre o futuro.

Reformulações no trabalho, saúde ou cotidiano

Saturno e Plutão na Casa 6 podem falar em reestruturações, seriedade, transformações e aprendizados em assuntos de trabalho, cotidiano e saúde. Do lado positivo, há seriedade e compromisso capricornianos. Contudo, é possível que setores sejam enxugados em empresas privadas e públicas e o mercado de trabalho oficial se retraia um pouco neste mês.

Mudanças podem ser feitas e as cobranças tendem a ser maiores, com mais exigência e pedido de comprometimento.

O cotidiano e o trabalho (Plutão na Casa 6) podem testar os relacionamentos, por isto se algo não vai bem pode ser importante dialogar (Aquário na Casa 7) para ter novas regras (Saturno) e transformações (Plutão) nestes âmbitos.

Na saúde, exames podem “puxar a orelha” e mostrar a necessidade de alteração de hábitos ou na alimentação. Por outro lado, reeducações e dietas por vontade própria encontram um período em que é possível, com realismo e de forma progressiva, obter bons resultados. Por isto, boa hora para buscar um profissional de nutrição ou de endocrinologia, mas não espere moleza e passadas de mão na cabeça.

Amor e lazer em expansão, mas vale ter atenção

Júpiter em Sagitário ocupa a Casa 5, do lazer, favorecendo que sejamos expansivos em viagens, atividades ao ar livre, passeios, amores e diversões, em sintonia com o que já foi falado sobre o Ascendente em Leão e outros trechos deste artigo. 

Para solteiros(as): tempo de se aventurar

Para quem está solteiro, é hora de “sair da casca” e se aventurar mais. Por outro lado, o planeta do dinheiro e do amor está no conservador Capricórnio. Ou seja, mesmo querendo se aventurar (Júpiter na Casa 5) e estando mais disposto a romper padrões (Sol em Aquário), solteiros ainda podem, no fundo, estarem analisando bastante a situação, já que Vênus em Capricórnio tende a cogitar como seriam as relações a longo prazo.

Para comprometidos(as): diálogo e amizade

Para quem já é comprometido, o posicionamento  favorece a manutenção da relação, com a valorização dos momentos de lazer (Vênus na Casa 5), ajudando também no diálogo e amizade (Sol, Lua e Mercúrio em Aquário na Casa 7).

Em relação ao bolso, outro assunto venusiano, a postura tende a ser de querer se divertir, viajar, passear, mas sem gastos abusivos ou exagerados, ficando de olho no limite fixado.

Forte desejo de crescimento e mudanças

Outro fator importantíssimo a se levar em conta são os aspectos de Marte na lunação. Há um ousado Marte em Áries, na Casa 9, desejoso por expansão, e, na proximidade com Urano, por mudanças. Isto pode ser proveniente de uma necessidade pessoal como vir de fora, na forma de convites, acontecimentos, e até supostas mudanças não desejadas, mas que podem conter algum tipo de oportunidade.

No seu melhor, Marte/Urano em Áries na Casa 9 nos impulsiona ao progresso. Contudo, é bom lembrar que é também uma energia que, no mau uso, pode ser egoísta e radical, como, por exemplo, quando um dos parceiros quer crescer ou fazer algo, mas não pensa no outro e atua só para si mesmo.  Há, por isto, mais chance neste mês de posturas individualistas, explosivas e imprevisíveis.

Ponto forte do mês são novas ideias, trocas, amizades e lazer.

No âmbito coletivo, possibilidade, no Brasil, de notícias inesperadas/surpreendentes ligadas à Justiça e também a questões internacionais e com fronteiras (Casa 9).

Muitas pessoas vão pensar em começos ligados a Casa 9, que é ligada a crescimento, mas também tem a ver com ensino e também com a conexão com o exterior. O posicionamento favorece, assim, a matrícula e/ou início em uma nova faculdade, mestrado ou mesmo estudo que se faça fora do estado e/ou país, ou até se lançar em novos estudos e filosofias.

Contudo, a quadratura com Plutão na Casa 6 pode indicar assuntos que precisam ser finalizados. Ou seja, para mudar, renovar, é preciso lidar com finalizações, nem sempre fáceis, no âmbito prático (Plutão na Casa 6). Para alguns, avançar também pode significar deixar o passado, seja um emprego, uma relação, um setor de trabalho ou qualquer coisa a que se esteja habituado.

A combinação Marte/Urano/Plutão também pode ser intolerante e aumentar diferenças, por isto o diálogo, racionalidade (Sol em Aquário), e até mediação de outras pessoas (Sol na Casa 7) pode fazer a diferença para evitar o excesso de radicalismo.

Rebeldia positiva ou conflito

Marte/Urano também combina com um mês aquariano (Urano é o regente de Aquário), signo que tende a se interessar por movimentos coletivos, reuniões em grupo e inovações. 

Pode haver desde a rebeldia positiva, que bem direcionada, é capaz de trazer mudanças na consciência e novas direções coletivas, até a negativa, com atos desgovernados, potencial de acidentes e muitos conflitos (alguns sem necessidade). E tudo isto mesclado a momentos de sensibilidade (Júpiter quadrado com Netuno na Casa 8).

As temperaturas devem continuar extremas em fevereiro, seja com muito frio, calor e outros eventos climáticos. Por isto, paciência com este fator, e aproveitar este mês em que o ponto forte são as novas ideias, trocas, amizades e lazer.

 

 

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski dá consultas astrológico-terapêuticas e foi pioneira na Astrologia brasileira ao falar do Céu geral, ao invés do tradicional horóscopo signo a signo. É idealizadora do curso "Alimentação e seu Mapa Astral" no Personare. Participa dos programas semanais de previsões astrológicas no canal do YouTube do Personare.

Saiba mais sobre mim