Mabon: descubra o Ritual de Outono e seus significados
O calendário celta tem oito rituais sagrados, entre eles Mabon, o ritual de Outono. Entenda tudo sobre esse momento simbólico
Por Joanita Molina
No dia 20 de março de 2025, no Equinócio de Outono, teremos a oportunidade de celebrar Mabon, o ritual de Outono, marcando um momento de equilíbrio, gratidão e introspecção.
Essa data é muito importante porque marca o início do Ano Novo Astrológico 2025. Além disso, neste ano, a energia poderosa de Mabon vai reverberar até 29 de março, convergindo com o primeiro Eclipse Solar de 2025, que estará potencializando a energia do Equinócio.
Nesse sentido, além de restauração e equilíbrio, o ritual de Mabon irá trazer uma limpeza especifica na área que cada um esta mais precisando. Entenda a seguir como aproveitar essa energia!
Leia seu Mapa Astral grátis
Cadastre-se para ler outros mapas, Tarot, Horóscopo e mais.



Ou cadastre-se com seu e-mail
O que é Mabon e quando acontece em 2025?
Mabon é um dos oito rituais sagrados de luz do calendário celta, cada um conectado a uma energia da Mãe Terra (veja todos ao final do artigo).
O ritual de Mabon acontece sempre no Equinócio de Outono aqui no Hemisfério Sul. Assim como na Primavera (Ritual de Ostara), o outono é um ponto de equilíbrio, onde dia e noite se igualam. A partir de agora as noites começam a ficar mais longas, pois vamos rumando para o inverno.
O ritual de Mabon também é conhecido como Ritual de Outono, Sabbat de Outono, Alban Elfed, Colheita do Vinho e Festival da Cornucópia.
Significado de Mabon: o festival do equilíbrio
Os equinócios de Outono e Primavera representam um ponto de equilíbrio, pois o dia e a noite se igualam. A partir de Mabon, as noites se tornam mais longas, sinalizando a transição para o inverno.
Por isso, Mabon nos ensina sobre equilíbrio. É hora de se preparar para o repouso que vem no inverno. Mas também é época de agradecer pelas colheitas do ano, meditar sobre os ciclos da vida e instrospectar.
👉 Guia do Outono 2025: data e cuidados com da saúde e energia
A energia de Mabon em 2025
A cada ano, o ritual de Mabon traz uma energia diferente a ser trabalhada de acordo com as configurações energéticas e necessidade do planeta.
Em 2025, o Rito de Mabon trará, além da busca por cura e equilíbrio, uma limpeza específica na área em que cada pessoa mais precisa.
Dessa forma, estamos em transição, em que estamos terminando de fechar um ciclo (em Peixes) e começamos a nos preparar para abrir um novo ciclo (com Áries) que o início do Ano Novo Astrológico representa.
É também o momento de pedir cura para os que necessitam e enviar energias de luz aos doentes e necessitados.
👉 Karma: o que é e quais são os tipos
Rituais para Mabon: como celebrar
Participar de um rito de Mabon é uma experiência profunda. Esse é um ritual de grande seriedade e ordem cerimonial, sendo recomendado que seja conduzido por um sacerdote ou sacerdotisa de alto grau.
Assim, você poderá trabalhar energias específicas que estão ligadas as configurações do momento e energias atuantes.
Sendo feito de forma integrada, esse ritual mágico traz grande benefício, porque promove profunda purificação, limpa as negatividades de um ciclo para outro, traz cura, equilíbrio, harmonia e benção para o lar.
No entanto, quem não tiver acesso a um rito formal pode criar sua própria celebração em casa.
Como comemorar Mabon
Há alguns lugares no Brasil aptos para realizar Mabon, o ritual de Outono, com seriedade e profundidade.
Para quem não tem a oportunidade de participar de um evento direcionado por um sacerdote, pode adotar práticas em homenagem aos deuses e deusas de Mabon.
Então, para isso, você pode:
- Monte um altar com elementos da estação: pinhas, folhas de outono, espigas de milho, flores amarelas e laranjas.
- Acenda uma vela marrom e mentalize pedidos de cura e equilíbrio.
- Prepare um bolo ou pão caseiro e compartilhe com pessoas queridas.
- Os alimentos tradicionais incluem milho, trigo, nozes, maçã, cenoura, cebola, batata, cidra e romã.
- Queime incensos de benjoim, mirra, sálvia, maracujá ou papoula.
- Vista roupas nas cores do outono, como marrom, verde, laranja e amarelo (a cor do ritual pode variar de acordo com a energia do ano).
- Enfeitar seu altar com lenha, pinhas, folhas de outono, espigas de milho e flores amarelas e laranja.
- Acender uma vela marrom e pedir por cura e equilíbrio.
- Fazer um bolo ou pão na energia do equinócio e partilhar com algumas pessoas.
Mabon e as deusas da colheita
O ritual de Mabon é ligado a diversas deidades que simbolizam a fertilidade, a colheita e o equilíbrio. Entre elas estão Deméter, Perséfone, Cerridwen e Modron. Honrar essas deusas fortalece a conexão com a energia desse Sabbat e amplia as intenções do ritual.
Seja participando de um rito tradicional ou criando sua própria celebração, Mabon é um momento sagrado de reflexão, gratidão e preparação para um novo ciclo.
Roda da Vida Celta
No calendário celta, existem oito rituais sagrados de luz durante o ano, sendo que cada um deles se conecta com uma energia diferente. Conheça todos eles:
Mestra ascensa, líder espiritual e sacerdotisa de magia ascensional. Realiza os 8 rituais de luz do ano e 9 festivais de luz de gaya.
Saiba mais sobre mim- Contato: adonai@adonaigaya.com.br
- Site: http://www.adonai-iam.com.br