Pesquisar
Loading...

Por que é tão difícil manter bons hábitos?

Veja como lidar com as recaídas ao tentar manter bons hábitos no cotidiano

Atualizado em

Você até tenta ou pensa em mudar hábitos de vida, mas acaba sempre dizendo “não consigo manter bons hábitos”? Então esse artigo é pra você.

Quando desejamos realizar a mudança de um determinado hábito, precisamos ter um processo permanente de consciência nas atitudes e comportamentos do dia a dia.

Considerando essa premissa, um dos fenômenos que mais assusta quem está vivenciando essa transformação ou está programando mudar um hábito é a seguinte pergunta-chave:

  • Como lidar com as recaídas ao tentar manter bons hábitos no cotidiano?

É sobre isso que falaremos a seguir.

É normal não conseguir manter bons hábitos?

Em um primeiro lugar, devemos entender que a recaída de hábitos antigos, que estamos tentando mudar, é totalmente natural, segundo a Psicologia e a Neurociência do hábito.

O pensamento “Não consigo manter bons hábitos” não é uma mera desculpa para si próprio. Mas, sim, uma reflexão sobre a necessidade de compreendermos que, por vezes, temos um hábito praticado durante 20, 30 anos, e o comportamento humano está muito arraigado a realizá-lo.

Nesse sentido, nossa mente, corpo e emoções apresentam “códigos de acesso”. Isso significa que pequenos hábitos agrupados compõem um hábito maior, que já foi ativado inúmeras vezes, levando-nos a realizá-lo de forma inconsciente.

A “armadilha” está exatamente nisso: quando percebemos, repetimos aquela ação que queremos combater ou interromper.

👉Veja aqui 4 passos para a mudança de hábitos de vida

A chave para manter bons hábitos

Seguindo nessa linha de pensamento, a recaída deve ser encarada com autocontrole, aprendizado e ressignificação. Isso fomenta a inspiração e a motivação para manter bons hábitos, independentemente da área da vida (saúde, finanças, autoconhecimento, profissional, coaching).

Se nos basearmos nos preceitos do mindfulness (atenção plena) e compaixão, e tornarmos a experiência da recaída maior do que realmente é, deixamos que pensamentos e comportamentos negativos nos contaminem.

Isso pode colocar em risco todo o caminho que estamos trilhando para manter bons hábitos.

Complementando esse aspecto, é importante exercitar a observação e o planejamento da mudança em si.

Se muitas recaídas estão ocorrendo, isso deve ser um sinal de alerta para que façamos ajustes no processo de mudança de hábito, visando torná-la mais viável e funcional para nós.

👉Curso Online para um estilo de vida saudável

Marcelo Anselmo

Marcelo Anselmo

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação; MBA em Marketing; Especialista em Gerontologia; Certificado em Gerenciamento de Estresse; Especialista em Mindfulness e Mindful Eating. Contato: marcelo@plenitudebemestar.com.br

Saiba mais sobre mim