Pesquisar
Loading...

Massagem perineal trata falta de sensibilidade na vagina

Técnica reduz sintomas da menopausa e auxilia quem sente desconforto na hora do sexo

Atualizado em

A massagem perineal é uma técnica mais comumente conhecida por gestantes, já que o fortalecimento dessa área reduz a necessidade de realização de uma episiotomia no parto (corte do períneo para facilitar a passagem do bebê). No entanto, a massagem realizada na vagina traz outros benefícios à saúde íntima feminina, minimizando dores durante a relação sexual e sintomas da menopausa, por exemplo.

O que é massagem perineal?

É uma técnica de massagem realizada dentro do canal vaginal e, algumas vezes, no contorno externo da vagina. Além de trabalhar o relaxamento dos músculos, melhora aspectos da mucosa vaginal. Com a massagem, nódulos musculares que se formam dentro da vagina vão se diluindo e relaxando a musculatura tensionada, trazendo também maior circulação sanguínea. A mulher percebe aumento da lubrificação e melhora da sensibilidade vaginal, por vezes já na primeira vez que utiliza a técnica. Para os efeitos perdurarem, no entanto, é preciso realizar a massagem com frequência.

Quando a massagem perineal é indicada?

Preparação do Parto Normal

Aumenta a flexibilidade e elasticidade da vagina, permitindo que ao se abrir mais que o convencional evite a episiotomia ou as lesões pós-parto normal.

Dor sexual

A massagem é de grande valia nos casos de dispareunia (dor durante o ato sexual) ou vaginismo (impossibilidade de penetração, por contração involuntária da vagina).

Pouca sensibilidade vaginal na relação sexual/ busca de orgasmo vaginal

Muitas vezes o que dificulta o orgasmo vaginal é a falta de sensibilidade na região, quando a vagina se encontra tensa, com nódulos musculares e a mucosa rígida. Com a massagem, o quadro é alterado: há aumento da percepção e sensibilidade na região.

Menopausa 

Na menopausa ocorre uma maior rigidez da vagina e diminuição da lubrificação, devido à queda do hormônio estrogênio, e a massagem perineal ajuda a minimizar esses sintomas.

Uma mulher que ficou muito tempo sem ter relação sexual e, após retomar a atividade, sente desconforto ou sangramento

Após muito tempo sem atividade, a vagina vai perdendo um pouco da elasticidade e mobilidade. A massagem perineal ajudar a retomar a flexibilidade que se tinha antes, impedindo que se tenha dor no sexo e desconforto.

Mulheres que fizeram uso de quimioterapia e estão com a vagina atrofiada, tensionada e sentem desconforto na relação ou até mesmo sangramentos

semelhante ao citado acima, neste caso, a vagina também perde flexibilidade, mobilidade e lubrificação, e a massagem perineal ajuda a reverter esse quadro.

Pompoarismo 

Muitas mulheres apresentam tensão muscular ou nódulos musculares vaginais. Com a ajuda da massagem perineal para relaxar a vagina, é possível ter uma contração com maior eficiência, além de tornar o pompoarismo mais saudável.

Roberta Struzani

Roberta Struzani

Especialista em Sexualidade e Ginecologia Natural. Pioneira no estudo de Ginástica Íntima e Reconsagração do Ventre no Brasil, contribuiu para a formação de diversas terapeutas e desenvolveu um trabalho personalizado que traz benefícios para a saúde da mulher, do físico ao emocional.

Saiba mais sobre mim