Nodos lunares: o que são e quais os significados na Astrologia
Os Nodos Lunares estão relacionados à crença na reencarnação, principalmente para Astrologia Védica
Por Alexey Dodsworth
A melhor forma de explicar o que são Nodos Lunares é através de uma ilustração. Mas, antes, é preciso deixar claro alguns pontos.
Primeiramente, existem diferentes formas de entender e praticar a Astrologia, como a Ocidental, mais comum aqui no Brasil, a Védica e a Chinesa.
E mesmo a Astrologia Ocidental pode apresentar componentes herdados de outras culturas, , dependendo das preferências do astrólogo.
Os Nodos Lunares fazem parte disso, e não há consenso na comunidade astrológica quanto ao seu uso. Por isso, não são considerados no Mapa Astral do Personare.
O que são Nodos Lunares
Os Nodos Lunares são também chamados de nós lunares, assim como de cabeça e cauda do dragão.
Para explicar o que são Nodos Lunares, usaremos uma ilustração.
É sabido que a Terra gira em torno do Sol, mas na Astrologia, o centro de referência é sempre a pessoa que nasce. Cada um de nós é o centro do nosso próprio universo.
Assim, ao observar o céu, a pessoa vê o Sol e a Lua girando ao seu redor, mas em trilhas diferentes.
Na ilustração, a linha cinza representa o caminho que a Lua percorre, enquanto a linha amarela mostra o caminho do Sol. Essas órbitas, apesar de não serem idênticas, se cruzam em alguns pontos:
- O ponto de cruzamento ao Sul é o “Nodo Descendente”, “Nodo Sul” ou “cauda do dragão”.
- O ponto de cruzamento ao Norte é o “Nodo Ascendente”, “Nodo Norte” ou “cabeça do dragão”.
Esses pontos de cruzamento se deslocam lentamente em movimento retrógrado ao longo de pouco mais de 18 anos.
Aproveite e leia também:
O que é Mercúrio Retrógrado?
Inferno Astral existe mesmo?
O Ascendente fica mais forte depois dos 30?
Nodos Lunares e Astronomia
Na Astronomia, os Nodos Lunares são importantes porque permitem prever eclipses. Quando a Lua e o Sol cruzam simultaneamente o Nodo Norte ou o Nodo Sul, ocorre um eclipse.
Se ambos estiverem no mesmo nodo (Norte ou Sul), teremos uma Lua Nova com um eclipse solar. Se estiverem em nodos opostos, teremos uma Lua Cheia e um eclipse lunar.
Os Nodos explicam por que não ocorrem eclipses em todas as luas cheias ou novas; é necessário que o Sol e a Lua estejam exatamente nos pontos de cruzamento de suas órbitas, chamados de “nodos”.
O que são Nodos Lunares na Astrologia
Os Nodos Lunares têm grande importância na Astrologia Védica (hindu) e seu significado está relacionado à crença na reencarnação. De acordo com estudiosos do conhecimento astrológico védico:
- Nodo Sul: se refere a hábitos e condicionamentos de vidas passadas que devemos superar para a evolução espiritual.
- Nodo Norte: se refere a hábitos que devemos cultivar para o crescimento espiritual.
Isso explica por que alguns astrólogos brasileiros utilizam os Nodos Lunares e outros não ao analisarem um Mapa Astral. A diferença geralmente se deve à crença na reencarnação.
Embora existam pesquisas que tentam aplicar o conceito de Nodos Lunares a uma abordagem não-reencarnatória, essas pesquisas são ainda iniciais e não representam um consenso na comunidade astrológica.
Essas pesquisas ainda iniciais sugerem que:
- Nodo Sul: representa condicionamentos familiares que precisamos romper.
- Nodo Norte: representa o caminho de realização individual.
Se você tem curiosidade sobre os seus Nodos Lunares, é recomendável procurar um astrólogo cármico de confiança, de preferência alguém que trabalhe com a linha védica.
Astrólogo e autor de análises de Astrologia, Tarot e Runas do Personare. Sua afinidade com temas esotéricos se alinha com sua defesa à liberdade de saberes, sejam eles científicos ou não.
Saiba mais sobre mim- Contato: alexey-revista@personare.com.br