Pesquisar
Loading...

O que é BodyTalk: saiba tudo sobre essa terapia

Entenda o que é bodytalk e como a terapia pode te ajudar a entender os sinais do seu corpo e os padrões emocionais que atrapalham sua vida

Atualizado em

Você já teve a nítida sensação de estar se autossabotando por puro medo do que estava por vir? Você pode compreender sinais que seu corpo está enviando ao entender melhor o que é BodyTalk, o método terapêutico que vasculha o corpo e a mente buscando as questões que desestruturam você física, emocional e energeticamente.

Imagine a seguinte situação: uma pessoa tem uma entrevista importante de trabalho. Ela está há três anos esperando esta chance acontecer e está animada e confiante. Coloca o despertador para acordá-la horas antes, repassa todo o texto que elaborou.

Mas no dia, na hora que desperta, está febril e sem energia. Coincidência? Acaso? Ou a mente subconsciente produziu isto e a sabotou? Você já viveu alguma situação semelhante?

Padrões emocionais armazenados podem ser desprogramados

Desde nossa fase embrionária, já começamos a armazenar padrões no nosso subconsciente, que têm grande impacto no corpo físico.

Estes padrões vêm da nossa hereditariedade e também do que vamos aprendendo ao longo da vida. Mas é possível dissolver, desfazer, desprogramar tais padrões por meio do Sistema BodyTalk.

Esse método foi criado pelo acupunturista e quiroprata autraliano John Velthein. No BodyTalk, o terapeuta faz perguntas para o corpo da pessoa atendida. Assim, obtém resposta sim e não, detectando o que é prioridade para aquele corpo.

O Sistema BodyTalk visa buscar o equilíbrio natural do corpo. Por isso, toma princípios da Medicina Chinesa, Medicina Ocidental, técnicas de Yoga, Cinesiologia Aplicada e Terapia Bioenergética.

Além disso, baseia-se no conceito de que todos nós temos uma sabedoria inata, responsável por administrar tudo o que acontece no nosso organismo. Esta inteligência, portanto, mantém o equilíbrio e saúde do corpo.

Voltando ao exemplo do início do artigo: hipoteticamente, o que fez a pessoa perder a grande chance da sua carreira? Pode ser, por exemplo, um sentimento de desmerecimento e menos valia que foi gerado na infância.

Aos 8 anos, ao mostrar os resultados da escola ao pai, teve como resposta: “Não faz mais do que a sua obrigação”. Desde então, essa pessoa foge de confrontos e de disputas com medo de decepcionar este pai exigente fixado na sua mente subconsciente.

Por isso, esse padrão em seu corpo estava se refletindo no timo e no chakra do plexo solar. Assim, por meio do BodyTalk seria possível acessar essa crença e desbloqueá-la.

O que é Body Talk e como entender o que seu corpo está dizendo?

Cada dor, desconforto, sensação que temos, tem uma informação pertinente que o corpo quer nos passar. Alguns exemplos comuns:

  • Onde o medo se instaura? Nos rins, gerando cálculo renal ou uma grande contratura no trapézio, por exemplo.
  • Raiva, impaciência e irritabilidade se concentram no fígado e nos olhos, gerando falta de organização. Pode gerar excesso de energia e trazer confusão mental, por exemplo, caso a pessoa não consiga exteriorizar esses sentimentos.

Com o trabalho do BodyTalk é possível escutar o seu corpo, para trazer capacidade de auto equilíbrio e possibilitar entendê-lo e respeitá-lo frequentemente.

Luciano Flehr

Luciano Flehr

Massoterapeuta com formação em Medicina Chinesa, Reiki, Auriculoterapia e Reset. Terapeuta Certificado de BodyTalk System pela International BodyTalk Association – IBA

Saiba mais sobre mim