Pesquisar
Loading...

O que é Arquétipo e qual a conexão com a Astrologia

Astrologia está relacionada ao conceito de arquétipos, pois se baseia em símbolos que nos auxiliam a compreender melhor sobre nós mesmos

Atualizado em

Você provavelmente já ouviu falar, mas sabe o que é um arquétipo? Esse conceito é amplamente utilizado em diferentes áreas, inclusive na Astrologia.

  • Na Literatura, para criar personagens e histórias que têm ressonância emocional profunda.
  • Por meio do Marketing, muitas marcas utilizam arquétipos para se conectar emocionalmente com o público. 
  • Na Psicologia, os profissionais usam o conceito para reconhecer padrões de comportamento inconscientes.
  • Já a Astrologia é fundamentada em padrões arquetípicos e os seus símbolos expressam imagens primordiais que podem ser encontradas em inúmeras civilizações remotas.

Isso porque o processo de evolução humana aconteceu ao longo de milhares de anos, moldando nossa anatomia, fisiologia e mente até chegarmos ao que somos hoje. 

Da mesma forma, nossa psique (mente) é o resultado de todas as experiências vividas por nossos antepassados, carregando símbolos e imagens (arquétipos) que foram sendo construídos ao longo da história das civilizações.

Aqui neste artigo você aprende o que é Arquétipo e qual a conexão com a Astrologia. Se quiser aprender sobre os arquétipos de cada signo, confira este guia!

O que é Arquétipo?

Quando analisamos mitologias e símbolos populares, percebemos que muitas representações parecidas aparecem em culturas diferentes. 

Isso revela comportamentos e impulsos que são comuns a todas as pessoas, e que ainda hoje influenciam nosso imaginário coletivo. Esses padrões podem ser chamados de Arquétipos.

O conceito foi elaborado pelo psiquiatra e psicoterapeuta Carl Jung. A palavra vem do latim, archetypum ou arkhétupos:

  • arque (antigo) + tipos (modelo)

Isso significa que os arquétipos representam modelos antigos ou originais que moldam nossas experiências e comportamentos. Ou seja, é a concentração das experiências dos homens em imagens universais.

É como se fosse o modelo que representa algo maior de forma atemporal que foram transmitidas de geração em geração. 

Assim, os arquétipos fazem parte do nosso inconsciente coletivo, outro conceito de Jung, que representa tudo aquilo que herdamos e é compartilhado por toda a humanidade.

Quais são os Arquétipos?

Jung identificou 12 arquétipos principais, cada um com suas características e significados. São eles:

  1. O Inocente: Simboliza a pureza, otimismo e um desejo de felicidade. Além disso, busca um mundo seguro e livre de malícia.
  2. O Explorador: Representa a busca por aventura e liberdade. Motiva-se pela curiosidade e pelo desejo de descobrir novos horizontes.
  3. O Sábio: Simboliza a busca pela verdade e pelo conhecimento, e orienta e compartilha sabedoria com os outros, sendo um guia.
  4. O Herói: Representa coragem e determinação na superação de desafios. O Herói busca provar seu valor através de realizações.
  5. O Fora da Lei (Rebelde): Simboliza a revolta contra normas e estruturas. Esse arquétipo motiva-se pelo desejo de liberdade e transformação.
  6. O Mágico: Representa a transformação e a realização de desejos. O Mágico utiliza suas habilidades para criar mudanças significativas na vida.
  7. O Rosto (Amante): Simboliza a paixão, o romance e a intimidade. Além disso, busca conexões profundas e experiências emocionais.
  8. O Cuidador: Representa compaixão e altruísmo. Este arquétipo se dedica a cuidar dos outros, buscando proteger e nutrir.
  9. O Criador: Simboliza a criatividade e a inovação. Além disso, busca expressar-se e trazer novas ideias ao mundo.
  10. O Governante: Representa a liderança e a responsabilidade. Este arquétipo busca ordem, controle e segurança para seu grupo ou comunidade.
  11. O Trickster (Burlador): Simboliza a astúcia e a irreverência. Questiona normas e provoca mudanças, muitas vezes de forma humorística.
  12. O Sábio (ou Mente): Representa a busca pela sabedoria e compreensão. Além disso, valoriza a verdade e o aprendizado.

Podemos ver esses arquétipos em mitos, histórias e personagens, e eles refletem diferentes aspectos da experiência humana. Por isso, são uma ferramenta valiosa para compreender a psique e o comportamento humano, inclusive com ajuda da Astrologia

O que significa Arquétipo na Astrologia

A Astrologia está totalmente relacionada ao conceito de arquétipos, pois se baseia em símbolos que nos auxiliam a compreender melhor sobre nós mesmos.  

Cada parte do conteúdo astrológico contêm uma imensa reserva do conhecimento antigo sobre as profundas relações entre o homem e o cosmos.

Um bom exemplo é a compreensão de que os planetas são como personagens de uma história, e os signos são como o figurino desses personagens

A união do personagem e sua forma de apresentação simboliza perfeitamente um arquétipo, pois juntos sinalizam carências, necessidades e aspirações comuns a todos os seres humanos, expressas por meio de símbolos universais.

Como descobrir seu Arquétipo na Astrologia

  • Observe o posicionamento do Sol, Ascendente, Lua e caso tenha algum stellium (vários planetas num mesmo signo) no seu Mapa Astral.
  • Verifique a posição do planeta regente do seu signo solar.
  • Analise os símbolos e arquétipos mencionados neste artigo e identifique os padrões repetitivos no seu comportamento, sem julgamentos.

Os arquétipos femininos e masculinos na Astrologia

Para exemplificar o que são arquétipos astrológicos com maior riqueza de detalhes, podemos compreender dois conceitos criados por Young: Anima e Animus.

O psicanalista parte do princípio que em cada um de nós existe uma energia feminina e outra masculina, que não tem conexão com o gênero, mas sim com a com a natureza psíquica e energética inconsciente de cada indivíduo. 

  • Anima é o que se chama por energia feminina, que se revela a partir da criatividade, sensibilidade, intuição e o potencial para se relacionar de maneira afetiva e emocional. O arquétipo do Planeta Vênus e da Deusa Afrodite representa muito bem essa energia.
  • Animus representa a energia masculina dentro de cada um de nós. Ele se manifesta por meio da razão, lógica, assertividade e do potencial para agir e tomar decisões. Na Astrologia, planetas como Marte representam o Animus.

O arquétipo de Vênus e Afrodite

Um dos arquétipos astrológicos mais conhecidos é o planeta Vênus, que tem uma associação direta com Afrodite, a Deusa do amor, dos prazeres, da beleza e das artes

Afrodite serviu como personificação ideal de beleza na antiguidade, por isso serviu de inspiração a Botticelli na obra “O Nascimento de Vênus”, onde a Deusa representa uma pérola saindo de uma concha. A obra na imagem abaixo:

Se analisarmos com atenção, uma pérola nada mais é do que um problema bem resolvido, um grão de área que vai sendo revestido e se tornando uma pedra rara e preciosa – assim como a busca pelo ideal de equilíbrio e pela beleza relacionados a Afrodite.

Na Astrologia, Vênus está associada à busca pelo prazer, representando aquilo que realizamos com tanto prazer que somos capazes de transformar um grão de areia em uma pérola, na apreciação da beleza em todas as suas formas.

Como ativar arquétipo de Afrodite

O arquétipo da Afrodite traz à tona uma energia feminina (Anima) que homens e mulheres podem reconhecer. Mas, sobretudo, Afrodite exala o desejo por encontrar beleza e prazer, tanto visualmente como de forma prática.

Por isso, esse arquétipo nos lembra sobre a importância das pausas, a busca pelo amor-próprio e autoconfiança.

Para ativar o arquétipo de Afrodite é preciso tornar a sua vida mais prazerosa e cheia de beleza. Pensando nisso, seguem algumas dicas especiais:

  • Escolha um dia da semana para estar consigo mesma e se presentear com um momento especial, aconchegante, unindo boas músicas, boa temperatura e comida. 
  • Contemple a vida e a abundância que existe em cada elemento do seu dia.
  • Faça as atividades do dia a dia de forma diferente. Adicione beleza, calma e prazer.
  • Coloque uma música, perfume o lugar, traga uma flor, escolha uma roupa que te faz se sentir confiante e conectada consigo. 
  • Além disso, tire um momento para se alimentar de algo que te dê prazer.
  • Adicione pausas para se alongar, dançar, tomar um chá. Se conectando com o tempo e focando na presença. Saindo do automático!
  • Por fim, medite e anote sobre como andam seus ritmos, sobre como foi seu dia, como reparou nas coisas, quais coisas te tiram ou de deixam em estado de presença.

Conecte-se com seus arquétipos

Uma das maiores virtudes da vida é aceitar e conhecer a si próprio. E os arquétipos ou símbolos, nos ajudam a ir em direção à evolução, já que a partir deles podemos conhecer um conceito no plano das ideias para que depois ele venha a existir de modo concreto.

Compreender o seu arquétipo pessoal é se aproximar da essência que pulsa internamente e deseja reconhecimento.

Maísa Farina Colla

Maísa Farina Colla

Astróloga e Instrutora de Yoga. Atualmente desenvolvendo um projeto que une esses dois saberes milenares com o objetivo de criar uma proposta voltada para as necessidades individuais que cada um manifesta através do seu mapa natal.

Saiba mais sobre mim