2025

Pesquisar
Loading...

O que é movimento retrógrado para Astrologia?

Cercado de curiosidade e até mesmo alguns mitos, esse assunto é muito importante na interpretação dos trânsitos planetários

Atualizado em

Talvez você já tenha ouvido falar nas retrogradações de alguns planetas, como Mercúrio retrógrado e Vênus retrógrado. Cercado de curiosidade e até mesmo alguns mitos, saber o que é movimento retrógrado é muito importante na interpretação dos trânsitos astrológicos.

Na perspectiva de um observador que se encontra aqui na Terra, todos os planetas estão sempre mudando de lugar no Céu – é o que os diferencia das estrelas, que são fixas.

Você pode observar isso à noite, por exemplo, com Vênus, Mercúrio, Marte, Júpiter e Saturno, que são os planetas que nós conseguimos ver a olho nu.

No entanto, em algum momento do ano, você pode estranhar ao perceber que esses Astros estão “parados” no Céu por alguns dias. Isso ocorre por causa do movimento estacionário

Dura pouco tempo e é o anúncio de que o planeta irá mudar de direção, ou seja, ele irá iniciar seu movimento retrógrado.

O que é movimento retrógrado?

O movimento retrógrado é um fenômeno que acontece com todos os planetas do nosso sistema solar, com a exceção do Sol e da Lua.

Popularmente se diz que um planeta está retrógrado quando ele está “andando para trás”. Isso acontece apenas de forma aparente, não é real, porque o planeta não começa fisicamente a se mover para trás em sua órbita.

Apenas parece que está de quem olha aqui da Terra, porque os planetas orbitam o Sol de forma assíncrona. Você pode entender na animação abaixo.

Animação ilustra o conceito de “ciclo retrógrado” dos planetas

Crédito: In-The-Sky.org

Para entender melhor, imagine que você está em um ônibus e outro carro passe ao lado mais devagar. Não parece que o carro está indo para trás? Parece, mas ele não está. É isso que ocorre com o movimento retrógrado.

Normalmente, os planetas transitam em um arco em torno do Sol. Em determinado momento, ele para e faz uma volta, formando um laço – é o que chamamos de retrogradação.

“Laço retrógrado” de Marte. Imagem: NASA APOD/Tunc Tezel (TWAN)

Na imagem acima, é possível ver o “laço retrógrado” de Marte durante seu período de retrogradação. Imagem: NASA APOD/Tunc Tezel (TWAN)

O que significa o movimento retrógrado para a Astrologia

Se você acompanha o seu Horóscopo Personalizado aqui do Personare (que mostra o movimento dos planetas no Céu em comparação com o seu Mapa Astral), já pode ter reparado que Vênus, por exemplo, em um determinado dia estava na sua Casa 4 e, no outro, aparece na Casa 3.

Apesar de parecer estranho, isso é normal. Você não vai ter Vênus transitando por todas as casas num movimento direto (progressivo) o tempo inteiro. 

Em algum momento, Vênus vai parar (movimento estacionário) e depois vai voltar uma casa (movimento retrógrado). Após esse período, ele para (estacionário) mais uns dias até retomar o movimento direto. É isso que ocorre com todos os planetas durante a retrogradação.

O que esse movimento retrógrado significa para a Astrologia? Retrógrado tem a ver com tudo que é “re”: rever, revisar, reanalisar, reinterpretar. Por isso, dizemos que é um período de revisão. 

A diferença entre os movimentos retrógrados de cada planeta são os assuntos que entram nesse processo de “re”.

Quando e por quanto tempo cada planeta retrograda?

É importante entender que apesar de aparente, o movimento retrógrado para a Astrologia é importante e tem um significado específico que pode representar períodos de revisão em determinadas áreas da vida, dependendo da casa astrológica em que o planeta está transitando.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim