Pesquisar
Loading...

O que é Transição de Carreira

Entenda o que motiva a transição de carreira e saiba como buscar seu propósito e novos desafios ao se reconectar com seus valores.

Atualizado em

Estamos vivendo mais e melhor, e isso significa que muitas vezes uma só carreira é pouco para tanta vida para algumas pessoas. Se entender o que é transição de carreira te interessa, provavelmente você é uma dessas pessoas.

A transição de carreira é um processo de mudança profissional, que pode acontecer dentro da sua área de atuação, como um profissional da área de direito que atuava como advogado e decide prestar um concurso ou vice-versa.

E nesses casos chamamos de “transição profissional”, pois acontece ainda dentro da mesma área de conhecimento. Mas também pode acontecer uma mudança mais radical, como a que eu fiz em 2013, quando me tornei terapeuta, quando há uma mudança de área completa.

💼 Entre para o nosso grupo de Carreira no WhatsApp
💼 Leia mais notícias sobre Carreira

Por que Considerar uma Transição de Carreira?

Se você está sentindo um chamado para essa mudança de vida, saiba que ela pode ser motivada por uma série de fatores, como:

Insatisfação no trabalho atual

Um dos top motivos para essa busca é a insatisfação dentro do próprio trabalho, o que pode gerar confusão, pois às vezes se você trocar de cargo, equipe ou empresa esse índice de satisfação também muda. Portante avalie com cuidado se esse não é o seu caso.

Busca por uma nova rotina e qualidade de vida

Hoje em dia as pessoas estão mais conscientes do que é um burnout e a “deusificação” do trabalho está finalmente começando a sair de moda. 

As pessoas perceberam que qualidade de vida é saúde e estão buscando transições que:

  • apoiem o fortalecimento da sua qualidade de vida
  • tenham horários mais flexíveis
  • permitam uma conexão maior com a natureza
  • diminuam do nível de estresse

É comum seguir as orientações dos pais, principalmente nas gerações de baby boomers e millennials e após alcançar um certo patamar na carreira ou financeiro decidir que é hora de dar voz aos sonhos que ficaram engavetados.

Tome cuidado para discernir com clareza se esse sonho é realmente o que você quer fazer como profissão ou apenas um hobby.

Necessidade de alinhar a profissão, valores e propósito de vida

Essa motivação é impossível de ignorar, e aqui geralmente as pessoas começam a se sentir até mesmo adoecidas se começam a prestar atenção nesses temas. A desconexão profunda com nossos valores e propósito pode afetar a saúde física, mental e emocional.

Para as mulheres, a maternidade

A maternidade é um grande marco na vida da mulher. Muitas delas experimentam uma desconexão com seu trabalho ou com a maneira como ele é realizado após ter um ou mais filhos.

Essa decisão geralmente é combinada com o desejo de ter uma vida com mais presença e qualidade de vida.

Explorar outros talentos e habilidades

O termo muti potencial se tornou mais difundido hoje em dia. Mas a verdade é que muitas pessoas, desde que o mundo é mundo, tem mais habilidades e talentos que cabem nas caixinhas das profissões e querem explorar isso dentro das suas carreiras, experimentando novos cargos e até mesmo novas profissões.

Entre outros, pois as motivações são muitas e são individuais, cada um terá a sua (ou uma combinação de motivações próprias).

Esse processo pode parecer desafiado. Isso faz muitas pessoas terem uma certa resistência ao iniciá-lo e ficam penas de longe, observando e sonhando com esse passo, mas sem dar o primeiro passo. Especialmente porque envolve sair de uma zona de conforto para explorar o desconhecido. 

É natural sentir medo e incerteza, mas essas emoções fazem parte de qualquer transformação significativa.

Segundo um estudo da Harvard Business Review

  • 45% dos profissionais consideram mudar de carreira em algum momento.
  • 29% de fato fazem essa mudança ao longo da vida. 

Isso mostra que a transição de carreira é mais comum do que parece e que você não está sozinho nessa travessia.

Como Iniciar sua Transição de Carreira

Ao iniciar esse caminho, entretanto, é essencial fazer uma autoavaliação cuidadosa. 

O que está motivando essa minha mudança? Estou usando essa transição para fugir de questões que preciso resolver? Quais são minhas habilidades, paixões e valores? O que realmente me faz sentir satisfação? 

A transição de carreira não é apenas sobre trocar de emprego, mas sobre buscar uma ocupação que esteja mais alinhada com quem você é e com o que você deseja realizar.
Afinal de contas, se você vai mudar, que seja pra melhor.

Planejamento financeiro

Muitas vezes, essa transição pode levar meses, ou como foi no meu caso, 2 anos. Por isso, é fundamental ter uma reserva financeira para garantir tranquilidade nesse período. 

Eu sugiro ter 12 meses de despesas cobertas, pois isso pode fazer toda a diferença para uma transição tranquila. Afinal, estresse pode atrapalhar muito esse seu novo começo.

Mas não deixe que isso seja um impedimento para você iniciar o seu processo. Você pode iniciar mantendo as duas carreiras enquanto faz o seu caixa.

Muitas pessoas, como foi o meu caso, conseguem conciliar ambas as carreiras até sentir segurança para dar o salto. Como eu não tinha um caixa de reserva, fazer ambas as profissões ao mesmo tempo, por um período um pouco mais longo, me permitiu dar esse passo sem me paralisar pela limitação financeira.

A transição de carreira é uma oportunidade de reconexão com você mesmo e seus desejos mais profundos. E, além disso, pode ser uma descoberta incrível, que muda toda a trajetória da sua vida.

Embora seja desafiadora, com planejamento adequado e apoio técnico e emocional, essa mudança pode ser o caminho para uma vida profissional mais plena e gratificante. 

Avalie, planeje e permita-se dar esse passo com coragem.

Gabi Squizato

Gabi Squizato

Terapeuta, mentora, professora de desenvolvimento pessoal e treinadora em inteligência emocional. Entrega recursos para quem quer viver o melhor da vida hoje mesmo.

Saiba mais sobre mim