Logo Personare vertical

Ano Novo Astrológico✨

Pesquisar
Entrar

O que é uma oposição?

Aspecto astrológico em que dois planetas ficam opostos no Mapa Astral sinaliza tensão. Saiba mais | Glossário Personare

Compartilhe

Atualizado em

Quando dividimos os 360 graus do Mapa Astral por 2, obtemos o número 180 – o valor do ângulo formado por dois planetas em direções opostas na mandala. Esse ângulo, em Astrologia, é chamado de oposição.

+ Para conferir uma amostra gratuita do seu Mapa Astral, clique aqui

O que a oposição significa?

Uma oposição entre dois planetas representa forças concorrentes, numa tensão que geralmente se traduz em conflitos com o ambiente.

Um aspecto não é todo o seu mapa

Por mais desafiador ou harmonioso que um aspecto seja, é importante evitar pautar-se apenas por ele ao interpretar um Mapa Astral. O mapa é um conjunto de aspectos e posicionamentos distintos, o que significa riqueza de conteúdo e, por consequência, a necessidade de um olhar amplo. Enquanto uma oposição pode sugerir dificuldades em determinado âmbito, um trígono no mesmo mapa pode equilibrar essa tendência negativa. Ponderação faz toda a diferença.

É um aspecto favorável ou desafiador?

Depende dos planetas envolvidos. Junto com a quadratura e conjunções entre determinados planetas, a oposição é um aspecto desafiador. No entanto, somente quando Mercúrio está envolvido, ela passa a ser neutra porque esse planeta costuma se harmonizar bem com os outros. Mercúrio (pensamento e comunicação; veja aqui um artigo sobre esse planeta) em oposição a Saturno (temores e responsabilidades; entenda, nesse artigo, o que Saturno simboliza), por exemplo, simboliza a mente de uma pessoa sendo tomada de súbito por pensamentos negativos ou alguém que constantemente se sente inadequado ao ambiente em que vive. Por outro lado, como Mercúrio está envolvido e neutraliza a oposição, pode indicar forte autodidatismo e independência na carreira, ao invés de afinidade com universos como o acadêmico ou o corporativo. É uma característica neutra que pode ser explorada positivamente.

Continua após a publicidade

Curiosidades

A oposição ainda existe caso os dois planetas aspectados estejam entre 170 e 190 graus de distância um do outro. Caso Sol e/ou Lua estejam envolvidos, essa margem muda para 168 a 192 graus.

Exemplos:

  1. Vênus a 20° de Câncer e Netuno a 18° de Capricórnio: a distância entre ambos é de 178°, portanto é oposição.
  2. Sol a 25° de Leão e Saturno a 14° de Aquário: ambos estão a 169° de distância. É oposição porque um dos envolvidos é o Sol.

Todos os aspectos astrológicos são altamente reforçados por posições especiais. A principal delas é quando os planetas estão em mútua recepção, ou seja, com regências trocadas. Um exemplo é o da Lua em Capricórnio oposta a Saturno em Câncer; além de Lua e Saturno estarem em oposição, a Lua está no signo de Saturno e Saturno está no signo da Lua.

Já uma característica que enfraquece uma oposição, por exemplo, é quando os signos em que estão os planetas opostos não são opostos. Exemplo: se o Sol está a 29 graus de Câncer e Saturno a 1 grau de Aquário, os planetas estão em oposição porque a distância entre eles é de 182 graus. Os signos envolvidos, contudo, não são opostos por natureza. É uma oposição fraca.

Olá, essa matéria foi útil para você?
Personare

Personare

Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim

Leia em seguida: