O que é Yoga?
Conheça origem, linhas e benefícios dessa prática | Glossário Personare
Por Personare
A palavra Yoga vem do sânscrito e é originária da raiz verbal “yuj”, que significa unir, integrar e totalizar. Portanto, Yoga também é união, já que tem como objetivo principal despertar a sensação de êxtase (bem-estar), por meio da integração do ser. Esta integração acontece através de técnicas de respiração (Pranayama), posturas e movimentos físicos (asanas), além da meditação.
Origem
O Yoga surgiu na Índia e tem como base os princípios das disciplinas físicas e mentais indianas. As práticas, portanto, foram bastante influenciadas pelas filosofias do budismo e do hinduísmo.
Como funciona?
A prática do Yoga tem como objetivo silenciar a mente.
Os mestres yogues descobriram que alcançando o equilíbrio do corpo – por meio da flexibilidade dos movimentos e alinhamento e equilíbrio dos chakras e glândulas – a mente, por consequência, se equilibrava.
Embora todos os praticantes de Yoga tenham esse objetivo em comum, os meios para alcançá-lo são distintos, o que acabou por dar origem as mais variadas linhas de Yoga, cada qual com sua proposta particular. São elas: Bhakti Yoga, Hatha Yoga, Jñana Yoga, Karma Yoga, Kriya Yoga, Raja Yoga, Raja Vidya Yoga, Siddha Yoga, Swásthya Yoga, Kundalini Yoga, Prakriti Yoga, Ashtanga Vinyasa Yoga e Iyengar Yoga, entre outras.
No contexto do Hinduismo, seis linhas de Yoga ganham destaque:
- Bhakti Yoga: este é o Yoga de devoção, no qual a força emocional e o amor do praticante são purificados e canalizados para Deus;
- Jñana Yoga: é a evolução através do conhecimento ou sabedoria;
- Karma Yoga: é o Yoga da ação e do trabalho voluntário;
- Raja Yoga: tem ênfase nas faculdades mentais, no caminho direto para a Meditação e na contemplação;
- Raja Vidya Yoga: conduz o praticante à iluminação da consciência de reverência e transmissão de energia, através de posturas físicas, pranayamas (técnicas respiratórias), relaxamento, técnica de concentração e Meditação para o despertar da consciência espiritual, além de mantras e kriyas (purificação do organismo);
- Hatha Yoga: tem como objetivo o desenvolvimento do potencial do corpo para alcançar a iluminação.
No entanto, a partir da linha Hatha Yoga, surgiram muitas outras vertentes:
- Kryia Yoga: é um método revivido pelo Mestre Babaji, que consiste em cinco técnicas para purificar e controlar o corpo e a mente;
- Siddha Yoga: é o Yoga dos grandes mestres, da devoção através dos mantras e da meditação;
- Swásthya Yoga: é a sistematização do Yoga Antigo, realizado na década de 60. A prática foi feita pelo brasileiro DeRose, conhecido escritor e professor de Yoga;
- Kundalini Yoga: tem como foco o processo de despertar o poder máximo de energia do praticante – aquele que carrega todas as potencialidades e que dá vida a todos os organismos. Além disso, o objetivo dessa prática é controlar e unir esse poder com sua consciência suprema, para fundir corpo e espírito;
- Prakriti Yoga: ligada à natureza da vida, que se conecta com as forças e a energia;
- Ashtanga Vinyasa Yoga: consiste na sincronização de posturas, movimentos e técnicas de respiração, que surtem gradativos efeitos físicos, mentais e espirituais. No Brasil, geralmente ensina-se a primeira e a segunda série. Para realizar a primeira, estima-se que o praticante leve de um ano e meio a três anos para aprender, se houver disciplina;
- Iyengar Yoga: posturas com foco no alinhamento do corpo.
Nota-se que, além de exercitar o corpo, o Yoga trabalha também a respiração, o relaxamento e a expansão da consciência. O Yoga é uma forma de viver consciente. No entanto, os ensinamentos que você pode obter através dele são acessíveis somente por meio da prática regular.
Aplicações
O principal objetivo do Yoga é transferir para o dia a dia os ensinamentos e o autoconhecimento adquirido dentro da sala de prática. Naturalmente, o seu estilo de vida e o seu comportamento diante dos acontecimentos sofrerão algum tipo de transformação, já que o praticante passa a ter uma relação melhor consigo mesmo. A aplicação do Yoga acontece na medida em que você muda a maneira de se relacionar com tudo que lhe cerca.
Existem contraindicações?
Todos podem praticar Yoga, afinal, os seres têm direito de viver a felicidade plena. A única questão importante é: o que o praticante está buscando? O seu estado de saúde ou biotipo é que determinará o estilo de prática ou a linha de Yoga que a pessoa vai seguir.
Por isso, é importante fazer uma aula experimental ou conversar com algum professor de Yoga. A ideia é expor seus objetivos para que o especialista possa auxiliá-lo a discernir qual é a melhor metodologia a seguir. Dependendo do caso, algumas posturas podem ser contraindicadas a alguns praticantes.
Nossos especialistas
– Rosine Mello, formada em Educação Física, é professora de Yoga.
– Thaise Titon é psicóloga, com especialização em Psicologia Corporal, e ensina Yoga no Rio de Janeiro.
– Gustavo Cunha ensina Yoga, estuda Sânscrito e Vedanta e dirige um centro de Yoga em Portugal.
– Jayadvaita Das é especialista em pranayamas, Meditação e Filosofia Vedanta.
– Rafaella Coelho é instrutora de Swásthya Yoga.
– Andrea Alves é terapeuta Ayurveda, professora de Yoga e Yogaterapeuta.
A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.
Saiba mais sobre mim- Contato: conteudo@personare.com.br
- Site: http://personare.com.br