O que fazer quando pintar um clima pesado no trabalho?
Saiba o que fazer antes de clima pesado no trabalho chegar até você
Por Andrea Leandro
No ambiente de trabalho pode facilmente acontecer algo romântico ou pesar a energia com uma tempestade emocional. Portanto, o que fazer quando o clima pesado se estabelecer no trabalho? A partir de agora, eu vou te ajudar a criar um ambiente mais agradável onde você atua.
Já chegou no ambiente de trabalho e parecia pesado. Sentindo-se ignorado, sobrecarregado, desvalorizado, frustrado ou impotente. São sensações que vão minando o humor, corroendo os pensamentos e as emoções ficam a flor da pele. Criando um clima instável e desagrável de se conviver.
O clima organizacional é a atmosfera psicológica que envolve como todos percebem o ambiente. Isto é, se o clima é agradável ou desagradável.
A maioria das pessoas passa boa parte do seu dia no ambiente de trabalho, então se conclui que deveria ser um local agradável de estar. Mas quando se trabalha num espaço onde uma tempestade emocional estoura com frequência, haja saúde emocional para aguentar!
Quando se torna insuportável podem surgir doenças como, por exemplo, esgotamento mental, também conhecido como Burnout.
Saiba o que se pintar um clima pesado no trabalho
Temos várias possibilidades climáticas para lidar num ambiente de trabalho. Desse modo, eu listei 10 dessas situações abaixo e trouxe algumas dicas para que você possa prevenir os incêndios causados pelos raios advindos das tempestades emocionais nas empresas.
Mas, de antemão, saiba que lidar de forma saudável com os vários climas que se apresentam no ecossistema do seu local de trabalho e prevalecer o clima de bonança de um dia ensolarado é o melhor a fazer.
1) Efeito espelho
Um espelho psíquico consiste em você prestar atenção no que fala ou em como a ação de outra pessoa reflete em você. Perceba como isso reverbera em você e use como forma de autoconhecimento.
Se trouxe algo bom, é uma inspiração. Mas caso te faça se sentir mal, é um alerta para algo que você precisa trabalhar em si.
2) Temperamentos
O estudo dos temperamentos pode ser usado como um parâmetro. Conhecendo o temperamento da sua equipe de trabalho, você perceberá que muitas de suas atitudes pode ser originadas do seu jeito de lidar com as situações e não de o que poderia ser uma afronta, por exemplo.
Compreender a outra pessoa é importante para tirar as nuvens pesadas do céu que pode se fechar para uma tempestade emocional.
→ Conheça melhor aqui os temperamentos sanguíneo, colérico, fleumático e melancólico e saiba identificar entre as pessoas com as quais você convive.
3) Frente fria
Colegas dando \”um gelo\” em outro é algo comum em um clima pesado no trabalho. Triste e difícil para quem é evitado. Por isso, é importante refletir sobre o que pode ter causado esse evitamento, sem culpar a vítima. O diálogo sempre é o melhor caminho.
Existem técnicas como da Comunicação Não Violenta que podem te ajudar a lidar com essa situação. Assim, esclarecendo o que está acontecendo. Pode ser apenas uma impressão e se for algo que esteja acontecendo com um diálogo empático pode-se esclarecer e desmanchar a nuvem negra que se formou.
Por exemplo: um colega pode ser uma pessoa muito introvertida e os colegas não se sentem a vontade para conversar. Num diálogo dentro da Comunicação Não Violenta, fala-se com o colega dizendo como a equipe se sente, contam suas necessidades de conexão e perguntam como podem melhor se relacionar.
Caso, seja por uma razão específica, também pode a pessoa que leva um gelo questionar dizendo como se sente, perguntando o que está causando tal situação e como podem resolver.
4) Furacão das fofocas aumenta clima pesado no trabalho
A fofoca pode começar como um breve sussurrar, mas tem potencial de se transformar num enorme furacão. Nessa situação, não só o alvo da fofoca pode se prejudicar, mas quem gerou a fofoca também.
Então, antes de passar adiante alguma informação, certifique-se antes de que ela é real, mas mais ainda, de que você pode ou não repassar essa informação.
Você está envolvida (o) na situação? É algo que traga risco de vida ou prejudique alguém? Mal-entendidos podem ser prejudiciais para o clima no trabalho. Então, esclareça. Assim, clareia o dia.
A fofoca é a maior poluição atmosférica que pode ter em qualquer ambiente. Evite pulverizar por aí o que não sabe. Colhemos o que plantamos, quer respeito – respeite.
5) Evite comparações
Para chover na sua horta, você tem que se ocupar do seu próprio desempenho e não se comparar com os colegas se são melhores ou piores. O seu melhor parâmetro é você mesmo, ok!?
6) Frente Fria
Um confronto de nuvens pode ter um efeito devastador no clima. Então, evite engatar no conflito do outro.
Use da empatia e na autorregulação emocional. Quando estamos calmos, a mente consegue perceber o que está acontecendo e ter o poder de tomar as melhores decisões.
7) Previsão do tempo
Agir com discrição e respeitar assuntos sigilosos podem ajudar a evitar confusões. Tome cuidado com o que revela da vida pessoal no ambiente de trabalho e respeite o seu acesso a informações que podem ser passadas adiante. Isso, previne dar margem a interpretações do que está acontecendo.
8) Tensão atmosférica
Alta tensão abaixa a atenção. Quando a tensão no ambiente de trabalho é muito grande, o rendimento cai, todos perdem, a empresa, funcionários e os clientes. Evite chegar a esse ponto.
9) Termômetro
Pesquisa de clima é o melhor termômetro pois é baseada em fatos e dados, desta forma se consegue gerenciar as situações.
Então, uma pesquisa de clima pode ser o ponto de partida para traçar metas e agir para melhorar o clima e chover na medida certa na horta de todos.
10) Tempestade Cerebral (Brainstorm)
Esse é um bom efeito climático. Pois é uma grande ferramenta que as empresas usam. Momento de ouvir a todos, respeitar suas opiniões. Quando todos tem suas ideias ouvidas e respeitadas, chove na horta de todos.
Confie no seu talento e poder da união. Uma andorinha só não faz verão. Num clima agradável e de união todos crescem. Todos se sentem acolhidos. Com o guarda-chuva de ideias acima aja e caso precise de ajuda busque auxilio de um profissional.
Andrea Leandro é Terapeuta Integrativa (Florais, Reiki, Gestão Emocional e Ginástica Cerebral), Consultora em Harmonização de Espaços (Feng Shui, Geobiologia, Mesa Radiônica e Radiestesia), Facilitadora de Círculos de Construção de Paz e dos Movimentos do Brain Gym® e Instrutora de Meditação e Yoga para Crianças e Adolescentes.
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